Autor Tópico: Sebastião Salgado tomou posse na academia de belas artes da França  (Lida 7740 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2017, 16:06:31

Tá louco ? Wagner não era nazista ! O cara morreu em 1883 !
No resto concordo.
Deveras, isso que escrevi não é correto. Mas me lembro de ter lido, há muito tempo, do quão Wagner era mau caráter e, depois, admirado por Hitler... daí a minha confusão. Independente da minha gafe, o exemplo, acho, continua valendo.

Já que o tópico foi pro lado do nazismo, só algumas ponderações a se fazer...
O nazismo, nesse tópico, é só uma metáfora.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2017, 16:15:58

Tá louco ? Wagner não era nazista ! O cara morreu em 1883 !
No resto concordo.
Deveras, isso que escrevi não é correto. Mas me lembro de ter lido, há muito tempo, do quão Wagner era mau caráter e, depois, admirado por Hitler... daí a minha confusão. Independente da minha gafe, o exemplo, acho, continua valendo.

Eu nao sei exatamente quando Wagner morreu mas ele tinha discursos e obras tao semelhantes ao Nazismo que podemos literalmente chamar ele de Nazista.

Em sua obra  Das Judenthum in der Musik ele faz uma critica a influencia dos judeus na cultura e sociedade alema. E ha quem consiga ver em suas operas criticas aos Judeus, mas que mesmo que nao haja eh inegavel que suas operas exaltavam o extremismo nacionalista. Ele fazia tambem muitas croticas a outros compositores judeus em um tom antisemita. E muitos pontam a filosofia ariana de Arthur de Gobineau como influente em Wagner.

Nao atoa que Wagner era o compositor preferido de Hitler e do regime nazista. Mas por outro lado, a aqruitetura e artes classicas  tambem eram amadas as preferidas do Nazismo, assim como o Catolicismo. Em outras palavras, tudo que exaltasse o classico, o nacionamismo, a familia e crencas culturais de seu povo.

Mas voltando a questao da apreciacao de algo e seu contexto. Lembrem que a base de muitas filosofias classicas que nos influencia e respeitamos ate hoje, foram usados ou criados nas bases que se opunham a democracia, nao acreditavam em igualdade de genero e racas e defendia a escravidao dos povos ditos inferiores pelos supostos superiores. Mas toda essa cresnca e uso de tais ferramentas eram baseados na percepcao de mundo de seu tempo. Tais como os Gregos, os Romanos, os Franceses e os Alemaes. Hoje, em outro tempo, usamos as mesmas ferramentas que antes eram usados para matar, escravizar e criar intolerancia para salvar, libertar pessoas e criar uniao entre povos.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2017, 16:29:57 por C R O I X »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2017, 16:28:26
Não vou entrar no mérito, mas quase todo mundo foi anti-semita, os romanos, os árabes, os cristãos católicos, ortodoxos, protestantes.. Até a turminha da revolução francesa, do compadre Napoleão e por aí vai. A Europa inteirinha sempre caiu de pau. Não por motivo religioso, e sim politico e economico.

Nacionalismo extremo teve em inumeras épocas, só para citar os anos 1800, o próprio Napoleão. O Kaiser Guilherme I era extremamente nacionalista, assim como toda a turma do império Austro-Hungaro.

Wagner não era nazista propriamente dito, embora tenha tido uma boa influencia.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2017, 16:29:32 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2017, 16:52:05
Não vou entrar no mérito, mas quase todo mundo foi anti-semita, os romanos, os árabes, os cristãos católicos, ortodoxos, protestantes.. Até a turminha da revolução francesa, do compadre Napoleão e por aí vai. A Europa inteirinha sempre caiu de pau. Não por motivo religioso, e sim politico e economico.

Nacionalismo extremo teve em inumeras épocas, só para citar os anos 1800, o próprio Napoleão. O Kaiser Guilherme I era extremamente nacionalista, assim como toda a turma do império Austro-Hungaro.

Wagner não era nazista propriamente dito, embora tenha tido uma boa influencia.

De fato, o Nazismo nada mais foi uma desesperada tentativa de resgatar o rico e glorioso passado dos grandes imperios, principalmente o Austro-Humgaro. A confianca na primeira guerra foi justamente a cresca de que a Alemanha por ser talvez o pais mais industrializado e tao prospero poderia dominar os seus vizinhos sem muito problema (o que em teoria estavam certos se levar em conta as condicoes industriais e tecnologicas de deus vizinhos individualmente, como tambem nao esperavam o tamanho da ajuda que seus inimigos obteriam como o exercito Americano e o exercito voluntario Indiano, que por mais que esse seja ignorado nas historias, foi o maior exercito que brigou na segunda guerra e que sem a qual a vitoria dos Aliados talvez nunca aconteceria, mas se acontecessria seria bem mais dificil).
E esses tempos de gloria eram lembrados pelas geracoes mais velhas na epoca de crise pos primeira guerra. O nazismo foi um reganho da auto estima de um povo se sentindo devastado e humilhado nao so economicamente mas socialmente e culturalmente.

Engracado que falam da Guerra contra o Nazismo como uma vitoria do Anti-semitismo, mas varreram quanse que completamente a extrema importancia que os Indianos tiveram na vitoria dos Aliados na segunda guerra, dando a gloria principalmente aos Inglese e Americanos, e as vezes aos russos, principalmente pela galera comunista, pq de fato o exercito sovietico tambem foi muito importante para a derrota do Regime Nazista, mas a galera anti-comunismo nao gosta de dar o devido credito ao exercito sivietico.

Mas tudo isso ja esta off topic.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2017, 16:55:21 por C R O I X »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2017, 17:09:04
PQP....neguinho quer porque quer forcar os outros a pensar e gostar do ele gosta...que M...

Ai ja entra outros assuntos...quanta necessidade de holofotes e aplausos... :doh: :doh:

tem uns aqui que deveriam trocar as maquinas fotográficas por analise com psiquiatra, serio!
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 17:12:37 por Marcelo Rezende »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2017, 01:47:19
tem certa pessoas q tem poblema pisiquiatricos ok!!!!!!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2017, 13:29:41
Eu acho Wagner mais interessante que SS.  :D

Mas voltando ao topico. Parabens ao SS, apesar de que do "titulo" que ele recebeu nao significar nada para mim, mas certamente deve valer muito para ele. Entao ele tem meus parabens.

Poxa, eu acho que eu preciso fazer analise. Ando ancioso e com insonia nos ultimos meses. Acho que eh depressao. :(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2017, 14:11:04
Poxa, eu acho que eu preciso fazer analise. Ando ancioso e com insonia nos ultimos meses. Acho que eh depressao. :(

Grande possibilidade.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.829
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2017, 19:21:56
Eu tenho uma amiga que, pouco depois de ter finalizado o curso básico de fotografia, sentenciou: "não gosto das fotografias de Sebastião Salgado porque ele usa muito dodge and burn". Certamente, algo que ela ouviu no curso e que acabou de certa forma delimitando a visão dela sobre a fotografia de SS. Acredito que todo mundo é passível de críticas e não conheço nenhum artista que tenha todos os trabalhos impecáveis e que agrade a todos. Em relação a SS especificamente, parece existir um esforço de alguns fotógrafos brasileiros (não necessariamente os que comentaram neste tópico) para tentar desmerecer o reconhecimento do trabalho do cara, inclusive incursando por motivos nada a ver com a fotografia em si, como se defender causas humanitárias fosse algo repreensível e abominável.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2017, 23:27:43
O nazismo, nesse tópico, é só uma metáfora.

Sim, eu sei. Só quero dizer que as verdades construídas pela história não são absolutas, mas relativas. E certamente, sob algum ponto de vista qualquer, eh possível encontrar incoerencias nas ações de qualquer pessoa. Para alguns, ser ecologista e pegar dinheiro da Vale eh uma.incoerencia absurda, para outros, pegar o dinheiro da Vale para investir em preservação eh uma espécie de compensação 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 28 de Dezembro de 2017, 00:53:08
Sim, eu sei. Só quero dizer que as verdades construídas pela história não são absolutas, mas relativas. E certamente, sob algum ponto de vista qualquer, eh possível encontrar incoerencias nas ações de qualquer pessoa. Para alguns, ser ecologista e pegar dinheiro da Vale eh uma.incoerencia absurda, para outros, pegar o dinheiro da Vale para investir em preservação eh uma espécie de compensação

Pior que pegar patrocinio de uma Vale por exemplo, é fazer publicidade para politico safado...


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 29 de Dezembro de 2017, 22:07:00
Pior que pegar patrocinio de uma Vale por exemplo, é fazer publicidade para politico safado...


De quem vc.poderia receber patrocínio que não fizesse.publicidaxe a políticos corruptos?


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 29 de Dezembro de 2017, 22:55:43


De quem vc.poderia receber patrocínio que não fizesse.publicidaxe a políticos corruptos?
No ponto!

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 29 de Dezembro de 2017, 23:08:40


De quem vc.poderia receber patrocínio que não fizesse.publicidaxe a políticos corruptos?

Esse é o ponto. Quem reclama de patrocinio da Vale e aceita de politicos não tem a menor moral para falar p. nenhuma.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2017, 18:43:12
Logo no inicio do video, mostra o trabalho de dois artistas que consiste na leitura de "O Capital" (Karl Marx) para o publico. Esse mesmo astista tambem tem trabalho que recebe fundos de uma marca de luxo. O entrevistador pergunta se nao ha uma contradicao na relacao dele com os dois trabalhos, e a partir do 5:25 eu responde sobre isso: