Autor Tópico: Fujifilm Dynamic Range  (Lida 3979 vezes)

saulosouto

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Online: 21 de Março de 2018, 14:02:25
Alguém saberia explicar o que as Fuji fazem com as opções DR100, DR200 e DR400? Entendi que isso impacta diretamente no raw. É isso mesmo?


felipemendes

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Resposta #1 Online: 21 de Março de 2018, 14:58:20
Alguém saberia explicar o que as Fuji fazem com as opções DR100, DR200 e DR400? Entendi que isso impacta diretamente no raw. É isso mesmo?

Vish. Discussão antiga, sobre o mesmo recurso em câmera diferente.

DR100=100% da faixa dinâmica original, tudo beleza até aqui.

DR200 e DR400 teoricamente aumentam a faixa dinâmica além da capacidade do sensor. Só que isto é conseguido sub-expondo a imagem (o que altera o RAW) e depois clareando por software onde ficou mais escuro. Sensores atuais geram imagens que são "puxadas" com relativamente poucos problemas, então este clareamento por software não piora consideravelmente o nível de ruído. Mas, como vc apontou, o raw em DR200 gera uma imagem com 1 ponto de sub-exposição, e o DR400, uma imagem com 2 pontos de sub-exposição.


saulosouto

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Resposta #2 Online: 21 de Março de 2018, 16:15:13
Vish. Discussão antiga, sobre o mesmo recurso em câmera diferente.

DR100=100% da faixa dinâmica original, tudo beleza até aqui.

DR200 e DR400 teoricamente aumentam a faixa dinâmica além da capacidade do sensor. Só que isto é conseguido sub-expondo a imagem (o que altera o RAW) e depois clareando por software onde ficou mais escuro. Sensores atuais geram imagens que são "puxadas" com relativamente poucos problemas, então este clareamento por software não piora consideravelmente o nível de ruído. Mas, como vc apontou, o raw em DR200 gera uma imagem com 1 ponto de sub-exposição, e o DR400, uma imagem com 2 pontos de sub-exposição.

Valeu! Melhor explicação impossível.


Thales Souto

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Resposta #3 Online: 21 de Março de 2018, 23:53:05
Até aonde eu saiba o modo DR só se aplica ao jpeg (que por sinal é muito bom). O RAW o tratamento do DR é feito na pós usando o seu software de preferência.
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saulosouto

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Resposta #4 Online: 22 de Março de 2018, 08:23:41
Vish. Discussão antiga, sobre o mesmo recurso em câmera diferente.

DR100=100% da faixa dinâmica original, tudo beleza até aqui.

DR200 e DR400 teoricamente aumentam a faixa dinâmica além da capacidade do sensor. Só que isto é conseguido sub-expondo a imagem (o que altera o RAW) e depois clareando por software onde ficou mais escuro. Sensores atuais geram imagens que são "puxadas" com relativamente poucos problemas, então este clareamento por software não piora consideravelmente o nível de ruído. Mas, como vc apontou, o raw em DR200 gera uma imagem com 1 ponto de sub-exposição, e o DR400, uma imagem com 2 pontos de sub-exposição.

Agora eu fique com uma dúvida com relação à sub-exposição: o que a câmera altera para alcançar a subexposição?


saulosouto

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Resposta #5 Online: 22 de Março de 2018, 08:47:09
Achei um video onde o cara demonstra que realmente o raw é alterado, ao variar entre DR100 e DR400.

« Última modificação: 22 de Março de 2018, 10:51:21 por Thales Souto »


saulosouto

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Resposta #6 Online: 22 de Março de 2018, 13:25:41
Agora eu fique com uma dúvida com relação à sub-exposição: o que a câmera altera para alcançar a subexposição?

Respondendo a minha própria pergunta: em DR400 a câmera baixa 2 pontos de exposição do ISO. Por isso, em DR400, o ISO precisa estar em pelo menos 800. Por isso também o raw é alterado.
« Última modificação: 22 de Março de 2018, 13:26:45 por saulosouto »


Thales Souto

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Resposta #7 Online: 22 de Março de 2018, 13:44:56
Respondendo a minha própria pergunta: em DR400 a câmera baixa 2 pontos de exposição do ISO. Por isso, em DR400, o ISO precisa estar em pelo menos 800. Por isso também o raw é alterado.
Bacana..... Acho que é a primeira marca que eu tenho conhecimento de fazer esse tipo de manipulação no RAW (pelo menos de maneira oficial).

Ainda não assisti o vídeo. Vou ver mais tarde.
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felipemendes

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Resposta #8 Online: 22 de Março de 2018, 14:40:27
Bacana..... Acho que é a primeira marca que eu tenho conhecimento de fazer esse tipo de manipulação no RAW (pelo menos de maneira oficial).

Ainda não assisti o vídeo. Vou ver mais tarde.

Na verdade, todas as marcas alteram. A Nikon e Fuji expõem pra baixo, pra clarear depois. A Canon expõe pra cima, pra escurecer depois. Deve depender do desempenho do sensor em sombras e altas luzes. A Sony, não faço ideia.
« Última modificação: 22 de Março de 2018, 14:40:51 por felipemendes »


davi_ssilva

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Resposta #9 Online: 22 de Março de 2018, 15:55:41
Na verdade, todas as marcas alteram. A Nikon e Fuji expõem pra baixo, pra clarear depois. A Canon expõe pra cima, pra escurecer depois. Deve depender do desempenho do sensor em sombras e altas luzes. A Sony, não faço ideia.

A Sony faz a mesma coisa, com um recurso chamado DRO. Inicialmente se achava que atuava apenas nos JPEGs, mas depois se viu que também altera os RAWs.


vangelismm

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Resposta #10 Online: 22 de Março de 2018, 18:31:00
Na verdade, todas as marcas alteram. A Nikon e Fuji expõem pra baixo, pra clarear depois. A Canon expõe pra cima, pra escurecer depois. Deve depender do desempenho do sensor em sombras e altas luzes. A Sony, não faço ideia.
Não é bem assim na Canon, ela faz as 2 coisas. Iso 125 é na verdade iso 100 e o 160 é iso 200.
Por isso que dizem para cair fora dos isos 125, 250, 500, 1000 e etc
São os mais ruidosos porque são subexpostos.

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"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

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Resposta #11 Online: 26 de Março de 2018, 11:22:59
Não é bem assim na Canon, ela faz as 2 coisas. Iso 125 é na verdade iso 100 e o 160 é iso 200.
Por isso que dizem para cair fora dos isos 125, 250, 500, 1000 e etc
São os mais ruidosos porque são subexpostos.

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Nunca usei Canon, mas já li várias vezs sobre isso. Mas o ISO 125 que vc citou é superesposto, correto? E aqui estamos falando de sub/superexposição significativa, tipo 2 pontos (meio ponto é significativo, mas 2 pontos é muito mais). E eu não sei no "recurso" de aumentar a faixa dinâmica da Canon, a câmera expõe pra cima ou pra baixo. Sempre ouvi que a Canon recupera muito bem altas luzes, então deduzi que expusesse pra cima.


vangelismm

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Resposta #12 Online: 26 de Março de 2018, 11:46:19
Nunca usei Canon, mas já li várias vezs sobre isso. Mas o ISO 125 que vc citou é superesposto, correto? E aqui estamos falando de sub/superexposição significativa, tipo 2 pontos (meio ponto é significativo, mas 2 pontos é muito mais). E eu não sei no "recurso" de aumentar a faixa dinâmica da Canon, a câmera expõe pra cima ou pra baixo. Sempre ouvi que a Canon recupera muito bem altas luzes, então deduzi que expusesse pra cima.

Iso 125 é subexposto, é iso 100 puxado pra cima.
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Resposta #13 Online: 26 de Março de 2018, 13:06:12
Iso 125 é subexposto, é iso 100 puxado pra cima.

Claro, falha minha.  :aua:

Mas e o lance de aumentar artificialmente a faixa dinâmica, tem nas Canon?


vangelismm

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Resposta #14 Online: 26 de Março de 2018, 13:21:00
Claro, falha minha.  :aua:

Mas e o lance de aumentar artificialmente a faixa dinâmica, tem nas Canon?
Não conheço nada igual, tem uma função parecida mas é só para jpg. Tenho que ver o nome no menu.

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