Autor Tópico: Sua câmera é boa hein?  (Lida 3189 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 21 de Março de 2018, 15:47:41
Como muito tem sido dito com relação aos automatismos das câmeras atuais, trouxe esse vídeo, é antigo, mas traz uma outra linha de pensamento sobre o assunto (não é minha opinião gente), é um certo desabafo do autor do vídeo com relação à algumas críticas que ele recebeu, mas o que chamou atenção foi a firmeza em defender o uso do modo manual, que somente dessa forma a pessoa poderia ser chamada de fotógrafo (o que não concordo também :D). Mas segue o vídeo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2018, 17:16:58
Eu nao penso que tenha o jeito mais correto ou melhor. Depende do que a pessoa quer fazer e prefere trabalhar com o equipamento.

Mas independente disso ele nao esta errado em dizer que quando se usa uma uma camera no modo automatico, eh a camera que esta tomando decisoes e trabalhando tal automaticidade, e que consequentemente eh sim correto dizer que a camera eh que eh boa e nao o fotografo no aspecto tecnico da coisa. No sentido que a camera tem um auto foco mais rapido e preciso, a camera tem uma leitura de luz mais acurada e abrangente, a camera tem uma boa precisao de avaliacao de distandia e potencia do flash, enquanto que o fotografo apenas apontou para a camera o que calcular.

Tem pessoas que vao dizer que tambem eh preciso saber como trabalhar as funcoes automaticas para fazer boas fotos, tecnicamente falando. Mas independente disso eh a camera que esta trabalhando, tomando decisoes, enquanto o fotografo esta apenas reagindo ou se adequando previsivel reacao da decisao (automaticidade) da camera.

Eh como eu fazer conta na calculadora e dizer que eu sou um bom de conta. Obviamente eh preciso saber usar uma canculadora, e ter uma nocao basicona de matematica, para saber fazer contas com a ferramenta, mas eh a ferramenta que esta trabalhando e apresentando os dados.

Ele nao esta errado em dizer que com algumas poucas orientacoes basicas, uma pessoa que nunca teve aula ou experiencia com fotografia vao fazer boas fotos tecnicamente falando usando uma camera no automatico (se a camera for boa). Quanto melhor a camera, menos "melhor" o precisa ser o fotografo.

Pessoalmente, eh o motivo que eu vejo de muitos fotografos serem tao apegados em buscar "o melhor equipamento" enquanto muitos outros nao faz diferenca desde que tenha a lente de sua preferencia e principalmente opcoes manuais. Pq se a camera nao for boa em calcular distancia e potencia do flash, em calcular luz, em achar o foco, a camera nao tera problema nenhum na mao do fotografo que sabem como obter tais resultados sem precisar da funcao automatica da camera.

Tradicionalmente falando, as funcoes automaticas nao surgiram para melhorar a fotografia dos profissionais mas sim para tornar a fotografia mais comoda e assissivel a mais pessoas com menos conhecimento e experiencia. Com o melhoramento das qualidades das funcoes automaticas os profissionais foram embracando elas, para economizar tempo e consequentemente dinheiro dependendo da industria de atuacao. E por comodidade que eh afinal de contar o objetivo principal das funcoes automaticas.

Oponto que ele muito possivelmente esta errado eh em generalizar que se o fotografo usa a camera no automatico eh pq nao eh um bom fotografo. Em muitos casos eh verdade mas em muitos outros eh apenas comodidade mesmo.

Mas ele nao deixa de estar errado que um numero significativo de pessoas sao fotografas hoje gracas as funcoes automaticas, e que sem as quais elas nunca seriam fotografos e trabalhariam com fotografia. Ser fotografo eh algo que passou a atrais mais pessoas em busca do status que ha no titulo e dinheiro que pode ganhar no tempo livre ou fotografando trabalhos mais caros como casamentos, e nao pelo interesse do conhecimento da fotografia do ponto de vista de expressao visual e artistica de fato.

Eh igual ser DJ, gracas a tecnologia qualquer um sente ter potencial em ser um bom DJ. Mas sem tal tecnologia uma imensa maioria das pessoas que sao DJ hoje nunca conseguiriam fazer qualquer efeito e remix de som que ele mesmo desejaria ouvir. No entanto a ser DJ eh fazer tais remix e efeitos nao importa de que forma, por isso a pessoa nao deixa de ser DJ por usar tais tecnologias.

Ele nao esta errado em dizer que qum usa modo automatico eh apenas um operador de uma camera. Mas eu penso que ele exagera ao dizer que nao eh fotografo. Fotografo eh quem faz fotos nao importa a forma que faca.

Temos que levar em consideracao a epoca do video, pq talvez em tal epoca era mais comum as pessoas terem tais opinioes. Hoje com celulares e toda uma mudanca cultural e tecnologica em relacao a ferramenta fotografica, talver ate mesmo o cara no video ja tenha uma opiniao um pouco diferente. Mas tirando um exageiro ou outro, em geral o principio do raciocinio dele esta correto. Incluindo a parte que ele fala que uma imenso numero de pessoas pretenciosas que enchem o peito para falar que sao fotografos, mas que na verdade nao tem muito conhecimento de fotografia de verdade, mas tem uma boa memorizacao de funcoes e siglas de cameras digitais que falam como se fosse conhecimento de fotografia.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2018, 18:02:09
Pra mim, fotografar é muito mais do que operar os ajustes da câmera. Aliás, acho que essa é a parte menos importante.
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 18:03:38 por RFP »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2018, 19:47:27
Pra mim, fotografar é muito mais do que operar os ajustes da câmera. Aliás, acho que essa é a parte menos importante.

A câmera ainda não compõe sozinha.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2018, 19:48:15
A câmera ainda não compõe sozinha.

Exatamente. Composição não é ajuste.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2018, 06:28:58
Pra mim, fotografar é muito mais do que operar os ajustes da câmera. Aliás, acho que essa é a parte menos importante.

Cada um tem a sua forma lhe dar com a fotografia.

Para mim, oprocesso e experiencia da criacao, que inclui ao operamento da ferramenta, mas nao se limita a isso, eh a parte mais importante e o que me motiva a fotografar.

O resto eh apenas resultado, que tambem eh importante mas em relacao a operacao e experiencia do processo. Se o resultado fosse o mais importante para mim, eu preferiria apreciar o trabalho de quem obtem resultados melhores do que eu.

Uma analogia que talvez vala, seja como ter relacao sexual em que o que mais importa eh apenas ejacular, comparado com a relacao sexual em que apesar da ejaculacao ser importante, a qualidade do apice final esta na manipulacao da "ferramenta" e experiencia durante o processo e que assim acaba sendo mais importante para muitas pessoas.

Eu pensei nisso pq quando eu trabalhava em uma loja de conveniencias, com frequencia um morador de rua costumava sentar em frente a loja e desenhar. Os desenhos dele eram bem infantil, sem treinamento/estudo e sem muito skill, mas era a paixao dele, e as pessoas davam e compravam alguns desenhos dele. E mesmo durante o invesno ele estava la apesar do frio. A mao dele ja estava enorme e inchada de tanto que ficava exposta ao frio. Eu uma vez perguntei a ele pq ele nao usa luvas para proteger a mao do frio. A resposta dele foi que desenhar com luva eh como se masturbar usando camisinha.


No momento eu estou lendo "A woman looking ate men looking at women" - Essays on Art, Sex and Mind por Siri Hustvedt e eu recomendo.


Em resumo, no aspecto artistico, a relacao do criador com o processo de croacao e experiencias que levam ao resultado obtivo, eh o que realmente importa e leva as pessoas interessadas em arte a observar e admirar obras de arte. Mas em relacao ao aspecto do trabalho meramente comercial como fotografar para publicidade ou casamento, ai sim ninguem da a minima para o processo e o que importa eh unicamente o resultado. E o cara do video fala justamente sobre isso tambem, que a maioria dos fotografos de casamento trabalham hoje justamente pq a tecnologia da automacao dao acesso a eles a poderem fotografar, e tais publicos nao se importam com a espressao / manipulacao do processo fotografico mas somente resultados.

Existem fotografos que fazem fotos de casamento realmente expressivo, mas sao raros e normalmente sao os que preferem e acham importante o processo da manipulacao e experiencia com a ferramenta.

Lembrando tambem que fotografia conceitual de moda nao eh comercial mas sim mais artistico. Apesar da fotografia comercial buscar imitar o cconceitual apenas no resultado, mas nao interessada na questao da expressao do autor.


Um ensaio no livro que li ontem a noite chamado Sontag on Smut: Fifty Years Later, fala justamente isso, da literatura escrita de dentro para fora comparado com a literatura feita de fora para dentro.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2018, 06:49:04
Citar
Pessoalmente, eh o motivo que eu vejo de muitos fotografos serem tao apegados em buscar "o melhor equipamento" enquanto muitos outros nao faz diferenca desde que tenha a lente de sua preferencia e principalmente opcoes manuais. Pq se a camera nao for boa em calcular distancia e potencia do flash, em calcular luz, em achar o foco, a camera nao tera problema nenhum na mao do fotografo que sabem como obter tais resultados sem precisar da funcao automatica da camera.
Vejo o automatismo com vindo para ficar, para ajudar, mas não sendo uma muleta onde o fotógrafo deva se apoiar, simplesmente por dois motivos: 1) mesmo com a tecnologia avançando, ainda não é confiável 2) apesar de ter fotógrafos que curtem mais a parte do olhar fotográfico, ainda tem aqueles que curtem todo o processo, o saber configurar a câmera para chegar a um determinado resultado, o prazer de entender o porquê das coisas acontecerem do jeito que acontecem. E isso é necessário quando envolve trabalho.
Mas mesmo aqueles que não querem se preocupar com as configurações e desfrutam do automatismo, precisam ser conhecedores de todo o processo e da configuração, pois se o automatismo erra, os mesmos precisarão do conhecimento para poder deixar a foto do jeito que querem.
Pode se comparar o fotógrafo com um pintor e a câmera como um pincel, se o pintor não souber usar  seus pincéis adequadamente, umas vezes dando mais pressão no pincel, outras passando de forma mais suave, ou escolhendo o formato do pincel (ou configuração) para determinada situação, dificilmente fará um bom trabalho.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2018, 06:58:19
Pra mim, fotografar é muito mais do que operar os ajustes da câmera. Aliás, acho que essa é a parte menos importante.
Sim, vai muito além de apenas ajustes, mas atualmente se você não souber esses ajustes e o porquê desses ajustes, como pode chegar a determinado resultado? Terá sempre fotos com a mesma cara (porque a tendência da câmera é dar o mesmo resultado), o que mudará é a composição, o enquadramento. Por exemplo, um pôr-do-sol, como chegar a um resultado pessoal deixando a câmera no auto? A foto vai ser tirada, mas será aquilo que você pensou?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2018, 07:07:19
A câmera ainda não compõe sozinha.
Na verdade a câmera não faz um monte de coisa sozinha.... citei aqui o exemplo do pôr-do-sol, se colocarmos no auto e tentamos fazer a foto... ela será feita, mas dificilmente ficará do jeito que queremos, se não tivermos o conhecimento do que fazer, vamos acabar com um borrão amarelo ou algo do tipo. A parte do Olhar Fotográfico, da composição, enquadramento, técnicas, são fundamentais para o fotógrafo, e concordo que são mais importantes, mas a parte do conhecimento do equipamento, da configuração, do porquê dos ajustes, tambem são fundamentais, são o que nos ajudam a chegarmos ao resultado que queremos.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2018, 07:50:46
Modos automáticos ou manuais, ISO, foco, são ajustes da câmera. Somando-se isso ao enquadramento, composição, luz, ainda estamos falando de como fotografar.

Minha preocupação maior é o equilíbrio entre o como, e o que fotografar.

Fotógrafos com mais conhecimento técnico costumam criticar pessoas que não têm conhecimento técnico por se preocuparem exclusivamente com o que e pouco com o como. O termo pejorativo é que essas pessoas seriam apenas "apertadoras de botão". Geralmente as pessoas com pouco conhecimento técnico fazem fotos ruins de assuntos interessantes.

Já o fotógrafo que estuda os ajustes e a operação da câmera, ao tentar se diferenciar, vai para o outro extremo, em que o como se torna quase a única preocupação. E aí se tem um monte de fotos perfeitinhas de assuntos totalmente desinteressantes.
« Última modificação: 22 de Março de 2018, 07:51:39 por RFP »


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2018, 09:18:54
Raramente uso a câmera sem ser no modo manual. Mas tem situações em que o modo "AV" e o "TV" podem ser bem utéis, como fotografar pássaros, street ou outros.
Eu sempre penso nessa questão do automatismo como um gargalo para a industria de câmeras fotográficas.
Se eles venderem câmeras com sem esses automatismo, a quantidade que elas venderiam seriam muito pequenas. Muitas pessoas hoje procuram uma câmera melhor para fazer fotos corriqueiras e isso faz com que a industria continue fabricando câmeras "baratas" e atenda a um público com pouco ou nenhum conhecimento teórico sobre a operação da câmera em si.

Sempre penso na fotografia como em 3 etapas. 1) Parte artística, 2) parte técnica (operacional) e 3) qualidade de imagem.
São coisas distintas que se misturam e criam uma foto bonita.
No meu caso eu ainda sinto muita dificuldade com a primeira parte, mas tem gente que não tem essa mesma dificuldade e consegue lidar bem com ela e não com as outras.
Por isso que vejo as vezes pessoas que vão no automático e conseguem criar fotos bacanas.

Na verdade a câmera não faz um monte de coisa sozinha.... citei aqui o exemplo do pôr-do-sol, se colocarmos no auto e tentamos fazer a foto... ela será feita, mas dificilmente ficará do jeito que queremos, se não tivermos o conhecimento do que fazer, vamos acabar com um borrão amarelo ou algo do tipo. A parte do Olhar Fotográfico, da composição, enquadramento, técnicas, são fundamentais para o fotógrafo, e concordo que são mais importantes, mas a parte do conhecimento do equipamento, da configuração, do porquê dos ajustes, tambem são fundamentais, são o que nos ajudam a chegarmos ao resultado que queremos.

 
Concordo com você em número, gênero e grau.

Mas faço uma pergunta, será que as pessoas para quem esse "fotógrafo" que tira fotos sempre no modo automático, consegue perceber o que há de bom naquela foto que ela recebeu?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2018, 10:48:53
Eu penso que não tem nada a ver essa conversa de fotografar no modo manual. Balela, conversa fraca, de quem não pensou a fotografia por inteiro. Somos todos escravos dos produtos pré projetados por outros, somos todos meros operadores de equipamentos.

Fotografar é pegar algum equipamento e operar. Ninguém domina todo o processo do inicio ao fim para que ele seja completamente dominado pelo fotografo, 100% autoral.

Até mesmo aquele cara que compra um filme e coloca na latinha já dependeu das decisões que o fabricante do filme projetou e vendeu para ele. Mesmo aquele cara que emulsiona a placa de vídeo ou de metal para produzir a sua imagem, ja esta se aproveitando de um conhecimento que foi desenvolvido por alguém que projetou, pelo fabricante do químico, etc...

Qual o problema de fotografar no modo automático???   ------> N E N H U M  ! ! !

Ora, ele não conhece HOLGA & lomografia, não conhece Polaroid e a fotografia instantânea... ou se conhece tbm deve achar que não é fotografia. Esse professor ai do vídeo precisa estudar mais, ler livros, ir a frente nos conceitos de fotografia, só depois disso se meter a falar do assunto em suas aulas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Março de 2018, 12:12:20
Eu penso que não tem nada a ver essa conversa de fotografar no modo manual. Balela, conversa fraca, de quem não pensou a fotografia por inteiro. Somos todos escravos dos produtos pré projetados por outros, somos todos meros operadores de equipamentos.

Fotografar é pegar algum equipamento e operar. Ninguém domina todo o processo do inicio ao fim para que ele seja completamente dominado pelo fotografo, 100% autoral.

Até mesmo aquele cara que compra um filme e coloca na latinha já dependeu das decisões que o fabricante do filme projetou e vendeu para ele. Mesmo aquele cara que emulsiona a placa de vídeo ou de metal para produzir a sua imagem, ja esta se aproveitando de um conhecimento que foi desenvolvido por alguém que projetou, pelo fabricante do químico, etc...

Qual o problema de fotografar no modo automático???   ------> N E N H U M  ! ! !

Ora, ele não conhece HOLGA & lomografia, não conhece Polaroid e a fotografia instantânea... ou se conhece tbm deve achar que não é fotografia. Esse professor ai do vídeo precisa estudar mais, ler livros, ir a frente nos conceitos de fotografia, só depois disso se meter a falar do assunto em suas aulas.

Verdade. Para se fotografar 100% no manual, teria que se começar construindo a própria câmera, o próprio sensor, o próprio filme...
« Última modificação: 22 de Março de 2018, 12:12:51 por RFP »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2018, 12:26:14
Ahhh, o dia que eu pegar uma foto que esse professor ai editou como o photoshop... acho que ele não usa photoshop não... será??? Se usar tem que se pedir desculpas em publico... Não deveria usar nem o JPG que tem um algoritmo projetado pelo japonês da CaNikon...
Esse cara ai é doidão  :ponder:
« Última modificação: 22 de Março de 2018, 12:28:38 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2018, 13:18:44
Sim, vai muito além de apenas ajustes, mas atualmente se você não souber esses ajustes e o porquê desses ajustes, como pode chegar a determinado resultado? Terá sempre fotos com a mesma cara (porque a tendência da câmera é dar o mesmo resultado), o que mudará é a composição, o enquadramento. Por exemplo, um pôr-do-sol, como chegar a um resultado pessoal deixando a câmera no auto? A foto vai ser tirada, mas será aquilo que você pensou?

O resultado pessoal as pessoas buscam na pos edicao, como compensacao da expressao que nao ha na durante o momento da foto. Motivo que tambem penso de muitas pessoas serem tao apegadas a pos edicao.

Muitos fotografos na verdade sao mais editores de imagem do que fotografos de fato. O ato de fotografar para muitos eh apenas uma forma de coletar imagens para serem pos editadas, tendo a pos edicao o real interesse na questao da fotografia, e nao o momento do ato fotografico em si. Ja que eh na pos edicao que conseguem ou preferem manipular a ferramenta para criar algo com sua propeia expressao e cara (quando nao apenas copiam expressao e cara de outros fotografos que desejam ter, o que tambem eh mais facil na pos edicao).