Acho que perguntar sobre o equipamento do outro fotografo eh algo normal, pois sobre o que mais dois fotografos vao conversar? Sobre o impacto do Moholy-Nagy na cena fotografia europeia? Se o interesse da pessoa eh em "tirar fotos" ao inves de "fotografia", a conversa vai sempre gravitar em torno de equipamentos. Por outro lado, se dois fotografos que curtem Fotografia se encontrarem, eles vao conversar em grande parte sobre fotografia, e nao sobre qual camera cada um tem.
Lembro de uma cena da primeira temporada de "The Crown" na Netflix, que dramatiza os primeiros anos do reinado da Rainha Elizabeth. Em uma cena, o pintor Graham Sutherland eh contratado para pintar um retrato do Primeiro Ministro Winston Churchill. Apesar de ter sido um politico de carreira, o Churchill tambem era um pintor nas horas vagas, especialmente depois de se aposentar. A diferenca crucial (pelo menos como a serie dramatiza o fato) eh que o Graham Sutherland foi um dos artistas ingleses mais influentes da decada passada, e o Churchill como pintor era pura tecnica e sem necessariamente ter uma voz artistica pessoal.
Na cena em que os dois se encontram o Churchill faz um monte de comentarios tecnicos sobre qual tipo de tinta e pinceis ele usa, e como ele eh produtivo por ter pintado centenas de quadros em pouco tempo -- ele provavelmente declara tudo isso para impressionar o Sutherland e mostrar que tambem tem pedigree artistico. O Graham Sutherland, porem, pouco se impressiona; ele nao tem interesse em tecnica, e nao sabe nem qual tipo de pincel usa, e diz que demora uma eternidade pra finalizar um quadro -- e tudo isso choca o Churchill. Eh como se para o Sutherland os pinceis e a tinta fossem somente ferramentas para produzir algo, e para o Churchill os aspectos tecnicos da tinta e dos pinceis fossem o segredo para produzir algo bom -- na mente do Churchill, um bom artista eh aquele que sabe de todos os detalhes tecnicos, e eh eficiente em produzir muito eficientemente.
Acho que essa eh a mesma dinamica com quem gosta de discutir cameras e lentes. Eu estava lendo a biografia do Harry Callahan, e como ele comecou na fotografia por causa de um fotoclube. Nesse fotoclube os amadores de final de semana se reuniam para trocar informacoes tecnicas sobre camera, lentes, filmes e processos de revelcao e impressao. Era tudo isso o que eles discutiam, somente tecnica e equipamento. Se dois desses fotografos amadores se conhecessem pela primeira vez, o assunto com certeza seria qual camera o outro tem, ou qual metodo de revelcao eles usam. Esses eram americanos de classe media que tinham dinheiro para comprar equipamento e achavam que fotografia era um hobby tecnico, onde tudo gravitava em torno dos processos mecanicos. Fotografia para eles era somente uma desculpa para praticar um hobby, e tentar se aprimorar tecnicamente por pura diversao. A medida que o Callaham comecou a ver algo alem na fotografia, e como toda essa tecnica eh uma simples ferramenta para transmitir uma mensagem pessoal, ele comecou a se distancar desses clubes de amadores, pois nada ia conseguir deles.