Me desculpe Croix, mas eu discordo. Existe marketing no campo das artes, meus amigos todos fazem.
Os pontos que voces tocaram so amadurecem em situacoes reais, e nao existe maior estimulo e aprendizado que o mercado. Por isto falo em marketing. Por isto sou extremamente grato quando suregem oportunidades.
Mas o marketing no campo das artes, assim como a fotografia (seja a fotografia artistica ou nao), eh interessante para a arte como forma de produto, para fins comerciais (vender arte ou fazer o nome dentro do meio artistico).
A obra de arte em si, assim como a foto em si, quando tem o objetivo de ser feito como algo auto marketeiro, entra na questao do que eu falei da embalagem ou do morango e chantilly do bolo, que atende mais o interesse em decorar a mesa ou a vitrine do que ser de fato um bolo, arte ou foto. Na hora de comer um bolo de chocolate, o que importa eh o chocolate, textura e gosto do bolo e nao tanto o morango e chantilly enfentando o bolo.
Eh aquela velha questao, se quiser mesmo se focar na foto, seja um hobbista. Pq profissional, para ser bem sucedido, tem que mais se preocupar com questoes administrativas, burocraticas, clientes, e marketing, e menos tempo na fotografia em si.