Autor Tópico: D3200 Jpeg ou Raw  (Lida 2563 vezes)

NetoAlves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 27 de Abril de 2018, 02:51:59
Bom dia,
Sou iniciante e acabo de pegar uma d3200 para fazer uma viagem para NYC. Vou com esposa e bebe.
Possuo uma 50mm e uma 15-55mm.
Pretendo tratar umas fotos da viagem depois para formar portfólio.
Notei que na câmera tem o jpeg normal, o jpeg fine, o raw é o raw + jpeg fine ( q gera 2 arquivos ). Entendi que se tirar em raw, será melhor para tratar depois...porem, fotos em família, a maioria não vou tratar, pôr que se acaba tirando muitas fotos. O que sugerem:
1 - Tirar tudo em jpeg normal?
2 - Tirar tudo em jpeg fine?
3 - Tudo em raw? ( vai dar trabalho )
4 - Tudo em raw - jpeg fine? O que consome muito espaço no cartão de memoria
5 - Ir alterando a qualidade da imagem de foto p foto ( é viável?)

Notei q o cartão de memoria altera a quantidade de foto possível de tirar de acordo com a qualidade: em raw 1000 fotos, em fine + raw 690 fotos e em outros jpeg várias. Certeza que se for 690 vou precisar de outro cartão.

**Qual o ISO indicado junto com a qualidade da imagem??

Obrigado amigos
Espero poder ouvir a opinião de vocês para contribuir com minha decisão.
Abraços


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2018, 07:56:03
jpeg+raw

Compre cartões de memória lá. Custam barato. Um Samdisk de 32Gb custa 13 dólares na Amazon. Compre meia dúzia e esqueça seu problema de falta de espaço. Ou compre um de 128Gb por $42 e pronto.

Pense: você está gastando uns 5 mil dolares entre passagem e hospedagem pra três. Gaste 50 para ter todas as lembranças que puder trazer.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2018, 09:56:14
jpeg+raw

Compre cartões de memória lá. Custam barato. Um Samdisk de 32Gb custa 13 dólares na Amazon. Compre meia dúzia e esqueça seu problema de falta de espaço. Ou compre um de 128Gb por $42 e pronto.

Pense: você está gastando uns 5 mil dolares entre passagem e hospedagem pra três. Gaste 50 para ter todas as lembranças que puder trazer.

Concordo.
JPEG + RAW
O que achar satisfatório em JPEG você usa como está.
Se quiser trabalhar melhor alguma foto, o raw te dá mais flexibilidade.
Se sua câmera não tiver Wi-Fi, aproveite e compre um cartão com Wi-Fi. Certamente sua esposa vai querer enviar alguma foto para a família e não vai ter paciência de esperar descarregar o cartão.


NetoAlves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2018, 12:10:51
Obrigado! Vou seguir o Conselho de vocês...comprar outro cartão e tirar raw+jpeg...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2018, 13:19:45
Amigo, não precisa fazer RAW + JPG, faça tudo em RAW, quando chegar de viajem abre tudo no NXView e manda "fabricar" o JPG original, da na mesma, economiza espaço nos cartões, ganha velocidade de disparo e gravação na câmera, e o processo é automatizado (faz tudo sozinho).


Agora, eu fiquei curioso com algumas coisas:

Bom dia,Sou iniciante e acabo de pegar uma d3200 para fazer uma viagem para NYC.

Cara, você comprou uma câmera aqui pra ir pra NYC?? Não era melhor comprar lá?

===================

Pretendo tratar umas fotos da viagem depois para formar portfólio.

Esse portfólio seria para que?

===================

**Qual o ISO indicado junto com a qualidade da imagem??

ISO indicado não existe amigo, tudo depende da luz, da velocidade do objeto, da profundidade de campo, tem que definir na hora do clique quanto de ISO é possível usar de acordo com a velocidade e abertura desejados e a luz disponível (natural ou flash).


NetoAlves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2018, 13:44:44
Roberto, valeu pelas dicas!
Vou ver o nxview sim...muito bom dessa forma q disse, desde q mantenha qualidade. ( apesar q eu, novato, talvez não perceba.
Cara, então...peguei uma de entrada de segunda mao aqui e, mesmo que seja cedo,  vou pegar uma fullframe lá p aproveitar a viagem!! Uma d750 lá nova esta U$1300 na 42th  photo e as D610 tem ótimo preço tbm. Peguei a de entrada aqui já p ir me familiarizando..


NetoAlves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2018, 13:50:08
Ah sim, esse portfólio não é para nada específicos, apenas para iniciar e começar a juntar minhas fotos. Estou fazendo um curso de fotografia ( faculdade ), 1 semestre ainda é matérias nada praticas ou do tema ainda, mas pretendo fazer um livro impresso com minhas fotos para contar como trabalho e atividade complementar


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2018, 00:25:22
RAW sempre, não importa o que aconteça.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2018, 03:10:18
Fotografar em JPEG eh como fotografar com filme, fazer uma cópia da foto e jogar o negativo fora. Eu fotografar ia tudo em RAW. Até na própria câmera, vc transforma.um RAW em JPEG.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 03:13:22 por Rafa_Meira »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2018, 11:02:12
Fotografar em JPEG eh como fotografar com filme, fazer uma cópia da foto e jogar o negativo fora. Eu fotografar ia tudo em RAW. Até na própria câmera, vc transforma.um RAW em JPEG.
Além de contar com o fato de que com o tempo temos uma evolução grande na parte de edição de foto e com o RAW podemos salvar ou melhorar muitas fotos do passado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Adjamir

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2018, 16:12:52
Simplique a vida e fotografe RAW + JPEG.

O que achar que vale a pena pegue o RAW e edite e o que não quiser já tem o JPEG. Comprando um (ou uns) bons cartões de 64GB ou mais você vai poder tirar foto até dizer chega sem se preocupar com nada.

Diante do tamanho dos arquivos RAW, economizar o JPEG, para mim, não vale a pena, mas ai vai da sua cabeça e do seu tempo. Só não deixa de tirar a foto RAW.

« Última modificação: 30 de Abril de 2018, 16:14:31 por Adjamir »


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2018, 13:56:00
Se fosse Fuji eu indicaria JPEG  :D Mas em se tratando de Nikon vai de RAW mesmo  :ok: Agora se vai pra la, desculpa mas n faz sentido ter comprado essa câmera de entrada... No primeiro dia podia tirar fotos de boa com o celular mesmo... Tb pode comprar a câmera antes e mandar entregar no seu hotel, assim quando chegar la é só aproveitar  :D
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9