O marketing eh todo feito por reviewers, blogueiros e YouTubers.
E eh tudo feito de graca. A fabrica manda uma camera e umas lentes pro sujeito brincar por 1 semana e escrever um review ou fazer um video, e pronto, publicidade feita sem precisar gastar muito -- ate mesmo porque a fabrica nao pode pagar uma pessoa para ela dar uma opiniao jornalistica sobre o produto dela.
Eu gosto de carros e leio/assisto muito conteudo automotivo. Essa eh a mesma estrategia dos fabricantes de carros; eles mandam um veiculo para um YouTuber ou jornalista que usa ele por 1 mes fazendo vlogs, e pronto, publicidade feita.
Uma porrada de gente assiste esses YouTubers, nem sempre pelos carros/cameras em si mas sim pra acompanhar a vida cotidiana dessas pessoas, as opinioes deles, etc. E nos videos o produto mandado pelos fabricantes esta sempre la, presente.
Nao sei se existe um nome pra essa estrategia de publicidade, mas eu vou chamar ela de "soft marketing": ao inves de criar uma campanha claramente publicitaria, a fabrica simplesmente cria situacoes onde o produto aparece de forma natural, sendo usado por pessoas influentes.
Sabe quem faz isso muito bem? A Fuji. A Fuji tem esse programa chamado "X-Photographers" onde ela da equipamentos para profissionais ou amadores famosinhos usarem, e ela nao pede nada em troca. Eu li que eles nem obrigam que os fotografos usem as cameras que eles ganharam, e nem pedem que eles facam propaganda de que estao usando cameras da marca. Muitas vezes eles soh precisam usar o equipamento, e em algum ponto alguem vai perguntar qual camera eles usam ou vao ver eles fotografando com a camera da marca e pronto, publicidade feita. A Leica tambem faz isso, mas num nivel muito maior, com fotografos da Magnum. Ela ja deu cameras para o Josef Koudelka e Bruce Gilden e varios outros usarem em projetos fotograficos. Outro dia eu estava vendo uns documentarios sobres esses fotografos, e la estava a Leica S1 no ombro deles. Novamente, publicidade "soft" feita, e muito eficientemente e discretamente, e nem tem cara de propaganda. No final voce quer comprar a camera, e na sua cabeca a decisao veio de dentro de voce sem nenhuma influencia externa, mas mal voce sabe que voce foi influenciado num nivel muito discreto.