Uma particularidade que vejo no mercado fotográfico, que talvez contribui pro marketing de internet ser tão forte, e em especial aqui no Brasil, que é a carência de lojas físicas de varejo, mesmo em grandes cidades. No caso de instrumento musical (citando pois sou musico também), ou mercado de smartphone por ex, vc encontra lojas fisicas a rodo, com mostruários "a rodo". E claro, muito mais pessoas que possuem , o que aumenta chance de ter uma experiência real de uso antes sem precisar adquirir e se basear em informações da internet . Raramente eu vejo algum review de smartphone, já que literalmente qualquer um que se venda no Brasil, eu tenho acesso pra ir em alguma loja testar/fuçar um exemplar de mostruário, ou algum conhecido já tem. Instrumento musical não é tão abundante igual smartphone, mas mesmo assim muitas lojas tem mostruários, mesmo que de instrumentos de modelos mais modestos.
Já equipamento fotográfico, mesmo aqui no Rio, as opções de lojas são infinitamente mais restritas , afinal se trata de um mercado de nicho. Mostruário... esquece. Por exemplo, quero ver "ao vivo", mas sem compromisso de comprar, uma Fuji....onde???? hehe.
E isso que to usando como exemplo a segunda maior capital do Brasil. Aí confesso que o que vejo na internet sobre equipamento fotográfico acabo dando mais atenção que outros segmentos. La pra 2012 fui influenciado, não nego, hehe, na onda da internet das mirrorless , onde acabei comprando uma sony NEX . E talvez por isso que o marketing na internet de câmeras dslr/mirrorless acaba talvez "batendo com mais força" que outros segmentos.