Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25779 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #75 Online: 29 de Maio de 2018, 12:32:34
No final o que interessa e como a lente se comporta, flare, distorcao, bokeh.

 :no:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #76 Online: 29 de Maio de 2018, 12:53:52
No final o que interessa e como a lente se comporta, flare, distorcao, bokeh.

Este aspecto existe, e muito da confusão é causado por este aspecto.

Lentes diferentes se comportam de maneira diferente: há lentes que comprimem mais o centro e esticam mais as bordas, e há lentes que são um pouco mais constantes a partir do eixo central. Por isso muita gente acha que a perspectiva muda quando se muda de lente, mas não é; isso é somente distorção.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 29 de Maio de 2018, 14:29:07
Nao me levem a mal, mas eu acho que isto nao serve para muita coisa.



 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #78 Online: 29 de Maio de 2018, 14:55:23
Nao me levem a mal, mas eu acho que isto nao serve para muita coisa.



 

Como qualquer coisa na vida, serve se vc faz uso. Se não faz uso, não serve!  :)


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 29 de Maio de 2018, 15:59:29
Serve para mostrar que houve uma grande discussão entre fotógrafos e interneteiros há 3-4 anos atrás (em, pelo menos, 3 forums citados) e fotógrafos "perdiam" as discussões porque os interneteiros glooglenáuticos "provavam" coisas através de videos do Deus Yutubi e falavam bobagens.

Serve para mostrar o perigo da ignorância dos interneteiros googlenáuticos (sabichões que não fazem cursos e nem lêem livros e "aprendem tudo na internetchi" ) e a embriaguez da geração da PÓS-VERDADE.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Sao os hormonios das galinhas.  :hysterical:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 29 de Maio de 2018, 16:01:05
Pra mim serve muito.

Depois que entendi isso, ficou mais fácil de tomar a decisão do local exato onde coloco minha câmera e depois escolher a distância focal de acordo com o "crop" que desejo. Antigamente eu precisava da câmera pra fazer isso. Ao perceber as alterações de paralaxe, perspectiva, só com os olhos e entendendo a função secundária que a objetiva tem neste processo, me ajudou a ser um fotógrafo melhor.

Nada é inútil se é útil pra pelo menos uma pessoa.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 29 de Maio de 2018, 16:39:24
:ok:  :clap:
Ajuda a decisão de compra de lentes.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Principalmente a economizar.

Depois que eu entendi esta "sequencia de acontecimentos", eu entendi que a objetiva mais produtiva pra um estúdio de fotografia still é uma zoom (momento apedrejamento ON), pois existe sempre um ponto de vista "quase perfeito" que revela da forma ideal todas as faces deste produto, um pouco mais perto piora, um pouco mais longe piora. Então é exatamente ali que a gente coloca a câmera. E quase sempre a distancia focal pra fazer o crop mais eficiente, que aproveite melhor o sensor da nossa câmera, está entre uma objetiva fixa e outra.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 29 de Maio de 2018, 16:58:13
eu entendi que a objetiva mais produtiva pra um estúdio de fotografia still é uma zoom (momento apedrejamento ON),

Apedrejamento por quê? Faz muito sentido se aspectos vantajosos das primes não fazem falta, tipo linearidade, bokeh, abertura. Se essas coisas não fazem falta, não tem nada errado com uma boa zoom.

E produtiva não necessariamente é a melhor, mas é a mais eficiente. Acho que tá valendo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 29 de Maio de 2018, 17:07:57
Apedrejamento por quê? Faz muito sentido se aspectos vantajosos das primes não fazem falta, tipo linearidade, bokeh, abertura. Se essas coisas não fazem falta, não tem nada errado com uma boa zoom.

E produtiva não necessariamente é a melhor, mas é a mais eficiente. Acho que tá valendo.

É que ultimamente to usando um escudo. Eu aperto o "enviar" e já fecho o olho...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #84 Online: 29 de Maio de 2018, 17:21:02
Depois que eu entendi esta "sequencia de acontecimentos", eu entendi que a objetiva mais produtiva pra um estúdio de fotografia still é uma zoom (momento apedrejamento ON)

Uns anos atrás saiu uma pesquisa da Canon mostrando que a lente mais usada por fotógrafos de estúdio era a 24-105L... Quem já trabalhou em estúdio sabe bem o valor de uma zoom. Tanto para still como para retratos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #85 Online: 29 de Maio de 2018, 18:04:49
Uns anos atrás saiu uma pesquisa da Canon mostrando que a lente mais usada por fotógrafos de estúdio era a 24-105L... Quem já trabalhou em estúdio sabe bem o valor de uma zoom. Tanto para still como para retratos.

Lente do kit, até pouco tempo a maioria das tochas eram só meia carga e carga total, abertura em f/8.
Ferramenta mais do que suficiente pro trabalho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #86 Online: 29 de Maio de 2018, 18:19:08
Ferramenta mais do que suficiente pro trabalho.

Com certeza, e com toda a versatilidade de um zoom longo desses, além de um AF rápido e confiável.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 29 de Maio de 2018, 18:29:27
Entao....  vc se aproxima de uma pessoa com uma 50 mm, um metro, faz uma foto distorcida.

50 1.8 d zero distorcao


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 30 de Maio de 2018, 06:54:06
Ernesto, vc nao entendeu, eu fui ironico. a 50 1.8d nao tem distorcao.

O fotografo tem que estar muito, mas muito  proximo para um objeto ter os volumes que estao em primeiro plano acentuados. Vale para still, sem duvida. Ponto para o Claudio, estou errado. Mas nao se pode ignorar a natureza de cada lente, e a aplicacao pratica que muitos testaram por anos.

p.s adoro zoom







vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #89 Online: 30 de Maio de 2018, 07:15:00
Ernesto, vc nao entendeu, eu fui ironico. a 50 1.8d nao tem distorcao.

O fotografo tem que estar muito, mas muito  proximo para um objeto ter os volumes que estao em primeiro plano acentuados. Vale para still, sem duvida. Ponto para o Claudio, estou errado. Mas nao se pode ignorar a natureza de cada lente, e a aplicacao pratica que muitos testaram por anos.

p.s adoro zoom

Ou seja, você acha que compressão de planos é caracteristica da lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs