Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25697 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 30 de Maio de 2018, 07:57:17
Ou seja, você acha que compressão de planos é caracteristica da lente.

Nao....    Achatamento ou producao de volume sao caracteristicas das lentes fundamentadas  em nosso olhar, lentes nos libertam de ter que estar em determinadas distancias. Esta e uma vantagem de usar lente zoom por exemplo.





 















felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #91 Online: 30 de Maio de 2018, 10:18:14
Ou seja, você acha que compressão de planos é caracteristica da lente.

Rapaz, senti o vangelismm ficar vermelho só de ler isso!  :eek:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 30 de Maio de 2018, 11:12:43
Vale para still, sem duvida. Ponto para o Claudio, estou errado.

Oba, mais um pontinho.
Estou precisando, ainda estou na zona de rebaixamento aqui no fórum.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #93 Online: 30 de Maio de 2018, 13:14:14
Certas confusoes na fotografia eh causada por troca de termos. Lente hoje em dia pode significar marca, distancia focal, vidro que seria de fato a lente, abertura maxima de diafragma ou tudo junto. Assim, muitos fotografos quando dizem "qual lente?" querem na verdade perguntar "qual distancia focal?", e nesse termo "lente" usado de forma generalizada faz com que boa parte dos fotografos pense mesmo que certas questoes eh sobre lente (o vidro dentro da objetiva que aprimora definicao da imagem).


Sem tomates por favor...

...mas...

Por isso que eu digo, todo fotografo deveria pelo menos 1 vez na vida construir e fotografar com uma camera pinhole. Uma vez feito muitas das duvidas que mesmo as pessoas ja experientes as vezes tem, teriam sido exclarecidas a partir do momento que constroem e fotografam com pinhole.




Advinha qual lente fez essa distorcao:


Nenhuma lente fez tal distorcao pq a foto foi feita sem nenhuma lente. Adistorcao eh causada pela distancia focal e nao por lentes.


Qual lente fez com que as linhas desse predio ficassem retas com uma distancia focal tao curta e a foto feita de baixo para cima?


Mais uma vez, nenhuma lente pq a foto foi feita sem lente. As linhas estao retas pq apesar da imagem ter sido feita de baixo para cima, a camera nao esta apontando para cima mas sim para frente, por meio de um orificio mais acima da camera e nao no centro da camera.

As linhas nao estao perfeitamente paralelas pq eu nao centralizei a camera tao bem, mas deu para entender o que quero dizer.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 30 de Maio de 2018, 18:16:43
Haver distorcao causada pela distancia que um fotografo se encontra nao invalida a distorcao da lente.

Vc entender que algo a um metro pode lhe trazer uma percepcao wide e perceber que algo no horizonte produz um achatamento que se encontra em tele objetivas (este foi o video certo?) nao invalida em nada perceber que lentes podem ser propensas a acentuar estas caracteristicas.   

Vc vai me dizer que 135, 200 nao sao usadas em retratos femininos?   :shock:

Farei uma foto com uma pinhole mirrorless um dia desses,
mas tenho que me posicionar para fazer um perspectiv efect lensless
less money mesmo hahahah ....    :hysterical:


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 31 de Maio de 2018, 03:09:31
Vc entender que algo a um metro pode lhe trazer uma percepcao wide e perceber que algo no horizonte produz um achatamento que se encontra em tele objetivas (este foi o video certo?) nao invalida em nada perceber que lentes podem ser propensas a acentuar estas caracteristicas.   
Não acentuam as características. Apenas possibilitam/facilitam a percepção. Afinal não se faz panorâmica com 200mm se não precisa de muita resolução. E não se cropa G.A. porque perde resolução e destaca difração. Mas se fizerem, o efeito de achatamento ou distorção espacial equivalem.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 31 de Maio de 2018, 06:25:32
Nao acentua... facilita... ok



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #97 Online: 31 de Maio de 2018, 12:26:16
Compressão de planos é uma coisa, distorção é outra. O tópico é pra mostrar que compressão/perspectiva não tem a ver com a lente, mas sim com a distância/posição em relação ao objeto. Distorção de lente obviamente existe, mas não tem ver com compressão de planos. Mas não sei se entendi certo a discussão do momento...


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 31 de Maio de 2018, 12:56:44



Por isso que eu digo, todo fotografo deveria pelo menos 1 vez na vida construir e fotografar com uma camera pinhole. Uma vez feito muitas das duvidas que mesmo as pessoas ja experientes as vezes tem, teriam sido exclarecidas a partir do momento que constroem e fotografam com pinhole.




Advinha qual lente fez essa distorcao:


Nenhuma lente fez tal distorcao pq a foto foi feita sem nenhuma lente. Adistorcao eh causada pela distancia focal e nao por lentes.


Qual lente fez com que as linhas desse predio ficassem retas com uma distancia focal tao curta e a foto feita de baixo para cima?


Mais uma vez, nenhuma lente pq a foto foi feita sem lente. As linhas estao retas pq apesar da imagem ter sido feita de baixo para cima, a camera nao esta apontando para cima mas sim para frente, por meio de um orificio mais acima da camera e nao no centro da camera.

As linhas nao estao perfeitamente paralelas pq eu nao centralizei a camera tao bem, mas deu para entender o que quero dizer.



Esse exemplo foi muito bem colocado.
O nivelamento da câmera também tem importância fundamental na perspectiva!
« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 13:13:28 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #99 Online: 31 de Maio de 2018, 14:27:42
Vc entender que algo a um metro pode lhe trazer uma percepcao wide e perceber que algo no horizonte produz um achatamento que se encontra em tele objetivas (este foi o video certo?) nao invalida em nada perceber que lentes podem ser propensas a acentuar estas caracteristicas.   

Se entendi bem a observação, fotografar uma pessoa a 1m de distância pode fazer com que, por exemplo, as orelhas fiquem maiores ou menores na foto. Isso seria distorção de lente. Mas, a 1m de distância, não há como ver uma porção maior ou menor das orelhas, independente da lente usada. Isso é perspectiva.

Fiz um desenho tosco mostrando o que é distorção. Note que, em ambos os casos abaixo, a distância do centro até o plano (seria do ponto nodal da lente até o plano focalizado) é o mesmo. Porém, no caso da esquerda, o centro da imagem fica mais comprimido que na direita. Em compensação, um objeto na borda da esquerda vai ficar gigante, enquanto na direita, vai ficar um pouco mais normal.
« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 14:28:53 por felipemendes »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 31 de Maio de 2018, 14:56:22
Compressão de planos é uma coisa, distorção é outra. O tópico é pra mostrar que compressão/perspectiva não tem a ver com a lente, mas sim com a distância/posição em relação ao objeto. Distorção de lente obviamente existe, mas não tem ver com compressão de planos. Mas não sei se entendi certo a discussão do momento...
 
Entao Humberto Yoji, como percepcao de como o olho humano funciona, 10.

Como metodo para algumas pessoas que trabalham com escala em que estes efeitos sao relevantes 10.

 Para usar este video como algo que contraria a natureza de determinadas distancoas focais.

Na pratica nao cola.





 





« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 15:02:42 por Leonardo Tonin »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #101 Online: 01 de Junho de 2018, 11:37:43
Entao Humberto Yoji, como percepcao de como o olho humano funciona, 10.

Como metodo para algumas pessoas que trabalham com escala em que estes efeitos sao relevantes 10.

 Para usar este video como algo que contraria a natureza de determinadas distancoas focais.

Na pratica nao cola.

É que na verdade confesso que ainda não entendi direito o que está sendo discutido no momento...  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #102 Online: 01 de Junho de 2018, 12:09:23
É que na verdade confesso que ainda não entendi direito o que está sendo discutido no momento...  :ponder:

Ele quer negar a teoria porque na pratica tem 20 anos que ele faz retrato com tele e funciona.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 01 de Junho de 2018, 16:12:41
Ele quer negar a teoria porque na pratica tem 20 anos que ele faz retrato com tele e funciona.

Me parece que o video tem uma pegada polemica para despertar interesse .

Me parece que voces dois estao se fazendo de desentendidos.

Engracado que com o Claudio, nao me senti menor por dizer que eu estava errado e desenvolveu-se um dialogo de entendimento.

E com voces....  prazer viu....

 



 


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #104 Online: 01 de Junho de 2018, 17:10:07
Me parece que voces dois estao se fazendo de desentendidos.

Espero que eu não seja um desses dois... Eu tava falando sério quanto a não ter entendido o que estava sendo discutido. Enfim...