Autor Tópico: Quantidade de fotos para escolha?  (Lida 4566 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2018, 09:02:54
Porem, tenho percebido que o cliente comum, tem a sensação de estar sendo melhor atendido com uma quantidade imensa de fotos;
Ouço alguns clientes (da concorrência, claro) me contando: Ah o fulano me da 300 fotos da formatura pelo preço das tuas 50...tah bem então vai lá. (penso).
Eu sempre explico que farei uma pré seleção antes de mostrar pra escolha e geralmente quem "quer todas as fotos" não me contrata. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2018, 09:06:20
Ouço alguns clientes (da concorrência, claro) me contando: Ah o fulano me da 300 fotos da formatura pelo preço das tuas 50...tah bem então vai lá. (penso).
Eu sempre explico que farei uma pré seleção antes de mostrar pra escolha e geralmente quem "quer todas as fotos" não me contrata. :D

Além da quantidade tem que analisar qualidade, quanto de trabalho o fotógrafo pega ao mesmo tempo, qual o prazo para entregar.

O que mais pega e já vi acontecer é o cliente receber centenas de fotos sem tratamento, fotos subexpostas, superexpostas e sem qualquer tipo de enquadramento.

Sempre uso de argumento estes critérios.

« Última modificação: 14 de Junho de 2018, 09:07:51 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2018, 10:04:38
Eu acho que não deva se prender à quantidade de fotos...
Putz Humberto.. Eu penso o contrário.  :shock:
Pois o tempo que gastamos na edição e tratamento tá diretamente relacionado com a quantidade que entregaremos..
Inclusive prevejo em contrato uma quantidade.. de tantas até tantas.
Lógico que eu não deixo de mandar algumas a mais, caso eu goste..
Claro que no meu caso.. Como trabalho com espetáculos, tenho um número previsto conforme o número de apresentações que haverá.

Ouço alguns clientes (da concorrência, claro) me contando: Ah o fulano me da 300 fotos da formatura pelo preço das tuas 50...tah bem então vai lá. (penso).
Acontece direto comigo... "Ah.. Mas o Fulano me entrega TODAS as fotos..."  :doh:
Eu sempre respondo: "Tá! Legal! E quantas dessas tu usou?"  :ponder:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2018, 10:37:29
Acontece direto comigo... "Ah.. Mas o Fulano me entrega TODAS as fotos..."  :doh:
Eu sempre respondo: "Tá! Legal! E quantas dessas tu usou?"  :ponder:
Exatamente, não sou adepto disso justamente por, quando eles usam, só postam as feias...kkk
Por incrivel que pareça isso tem diminuido, o fluxo de quem me pede todas as fotos caiu bastante. Seria isso fruto de uma pré seleção e mandar "poucas" fotos pra escolher? Eu acredito que sim. Num ensaio antes eu mandava umas 150 fotos, ultimamente é dificil mandar mais de 80 fotos pra selecionar 20/30. Tenho gostado muito das fotos que escolhem, muitas delas estão na minha seleção das "tops".
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2018, 14:36:02
Putz Humberto.. Eu penso o contrário.  :shock:
Pois o tempo que gastamos na edição e tratamento tá diretamente relacionado com a quantidade que entregaremos..

Sim, essa questão do tempo eu concordo plenamente. Mas se a festa te dá 400 fotos boas e de momentos únicos, não tem como deixar de tratar e entregar 400 fotos ao cliente.

Eu acredito que se a gente procurar o tempo todo, com uma atitude bem ativa durante o evento inteiro, iremos encontrar mais fotos boas e únicas. Odeio encher linguiça, acho que só devemos entregar fotos realmente boas, mas cada vez tenho entregado mais fotos aos clientes. Isso sem forçar a barra, sendo bem rigoroso na seleção.

Ultimamente também tenho sempre investido em conseguir um ritmo de trabalho que consigo tratar muito mais fotos do que antigamente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2018, 15:04:48
Sim, essa questão do tempo eu concordo plenamente. Mas se a festa te dá 400 fotos boas e de momentos únicos, não tem como deixar de tratar e entregar 400 fotos ao cliente.
Eu concordo.. Trabalho com espetáculos, mas vez ou outra me arrisco num ensaio ou algum evento social...
Agora mesmo tô entregando um ensaio de gestante, que tínhamos combinado umas 40-50 fotos.. Já entreguei 30 e nem cheguei no terço inicial.. mas é aquilo que tu disse, as fotos ficam legais a gente vai mandando...  :doh: :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 14 de Junho de 2018, 15:12:52
Agora mesmo tô entregando um ensaio de gestante, que tínhamos combinado umas 40-50 fotos.. Já entreguei 30 e nem cheguei no terço inicial.. mas é aquilo que tu disse, as fotos ficam legais a gente vai mandando...  :doh: :hysterical:

Pois é, bem isso... Em ensaios, como dá pra ser mais seletivo e controlar o andamento da coisa, eu entrego em torno de 50, tudo previamente combinado. Mas em eventos, como é tudo mais "imprevisível", não consigo controlar tão bem a quantidade de fotos...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2018, 15:33:16
Sim, essa questão do tempo eu concordo plenamente. Mas se a festa te dá 400 fotos boas e de momentos únicos, não tem como deixar de tratar e entregar 400 fotos ao cliente.

Eu acredito que se a gente procurar o tempo todo, com uma atitude bem ativa durante o evento inteiro, iremos encontrar mais fotos boas e únicas. Odeio encher linguiça, acho que só devemos entregar fotos realmente boas, mas cada vez tenho entregado mais fotos aos clientes. Isso sem forçar a barra, sendo bem rigoroso na seleção.

Ultimamente também tenho sempre investido em conseguir um ritmo de trabalho que consigo tratar muito mais fotos do que antigamente.

Vou na mesma linha de raciocínio  :ok:

as vezes acho que tomo prejuízo pq sempre demoro mais tempo do que eu calculei pra tratar as fotos kkkk mas eu curto essa parte então transformo o prejuízo em descontração.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.