Autor Tópico: Animais em Circo você e contra ? vejam  (Lida 2993 vezes)

Deivisson Fernandes

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/36773418@N00/
Online: 13 de Janeiro de 2007, 19:50:08
Fui em um Circo que se instalou aqui perto de casa chamado Stankowich  ontem fiz algumas fotos até gostei mais a realidade da coisa éh outra depois que pesquisei sobre o circo  :diario:   a noticia Dois tigres foram encontrados mortos num circo no qual era esse eles também foram os autores por abandonar duas leoas e um leão, em Sumaré, São Paulo, em 2003. "Os animais foram deixados na praça sem comida... Não gostei disso  :blue:

http://www.youtube.com/watch?v=kcFcY4Dl9Dw
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2...10/292890.shtml
http://www.animaisdecirco.org/arquivo_2005.html

<><>

<><><>
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 00:51:05 por Deivisson Fernandes »
Deivisson Fernandes Betim / Belo Horizonte-MG
Flickr



Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, amar é admirar a fotografia e uma forma de expressar um ato ou fato que nunca acontecera da mesma forma no seu espaço de tempo...



Clauzemberg

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
    • Clauz Jardim Fotografias
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2007, 20:44:25
legais as fotos...
eu não curto muito circo por causa desse maltrato aos animais..rs


Canon 7d + canon 50mm f/1.8 + 70-200mm f/2.8L is + sigma 10-20mm + canon 50mm macro f/2.5


hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2007, 21:21:01
Sou contra circos e (acredite) zoológicos. Tenho várias fotos no zoológico de Brasília e Buenos Aires. os olhares dos animais é o que mais fotografo.Eles são tristes. Alguns ficam rodando feito barata tonta. Infelizmente essas fotos não são digitais e fico com preguiça de scanear.
Adimiro a natureza livre, animais em seus habitats, pássaros voando.
DICA: Assista o documentário A MARCHA DOS PINGUINS. Se nós humanos fôssemos "IRRACIONAIS" como eles, esse mundo seria muito melhor!

Esses casos deveriam ser denunciados. Quem sabe os nossos clics poderiam ser divulgados para alguém com alguma influência possa tomar atitudes!!

Um grande abraço!! :thmbup:  


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2007, 21:36:45
Oi Hilmara, também não sou fã de circos que usam animais pelo mesmo motivo mencionado por você e pelos outros colegas. Mas, permita-me discordar de você quanto aos Zôos. Tive a experiência na graduação de trabalhar em um (A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte) e a proposta dos zôos é totalmente diferente da dos circos. Os Zôos existem para uma proposta de educação/ conservação e pesquisa das espécies animais, estejam elas ameaçadas de extinção ou não. Só o trabalho de educação e cosncientização ambiental que é feito nos zôos já é um grande feito. Sem falar que nos zôos do mundo, hoje em dia, existe o enriquecimento ambiental, que tenta ao máximo tornar a vida do animal cativo o mais natural possível. Sei que é impossível igualar com a natureza, por diversos motivos.

Só queria deixar a minha opinião sincera e imparcial, sem agredir a sua e tentar de alguma forma limpar o estigma que os zôos representam pra você!

Um abraço,
 


hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2007, 21:44:48
Citar
Oi Hilmara, também não sou fã de circos que usam animais pelo mesmo motivo mencionado por você e pelos outros colegas. Mas, permita-me discordar de você quanto aos Zôos. Tive a experiência na graduação de trabalhar em um (A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte) e a proposta dos zôos é totalmente diferente da dos circos. Os Zôos existem para uma proposta de educação/ conservação e pesquisa das espécies animais, estejam elas ameaçadas de extinção ou não. Só o trabalho de educação e cosncientização ambiental que é feito nos zôos já é um grande feito. Sem falar que nos zôos do mundo, hoje em dia, existe o enriquecimento ambiental, que tenta ao máximo tornar a vida do animal cativo o mais natural possível. Sei que é impossível igualar com a natureza, por diversos motivos.

Só queria deixar a minha opinião sincera e imparcial, sem agredir a sua e tentar de alguma forma limpar o estigma que os zôos representam pra você!

Um abraço,
Olá Beto, até concordo que existe muito trabalho nesse sentido. Amigos e conhecidos que já tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo conheceram zoo e parques maravilhosos.  Só que aqui no terceiro mundo falta verba para o tratamento vip que ocorre por lá.

Por outro lado nossos problemas estruturais são tantos que às vezes pergunto: O que devemos priorizar? Verbas Fome Zero ou Verbas ambientais? Eu não saberia responder, são realidades igualmente duras e que necessitam de cuidados emergenciais.

 :thmbup:  


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.780
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:29:13
Deivisson, muito interessante as fotos e a polêmica que vc gerou com elas. Muito bem contextualizadas.

Tb não gosto de animais em circos. Acho que existem tantos coisas que podem ser apresentados no picadeiro sem a necessidade de animais.

Citar
Por outro lado nossos problemas estruturais são tantos que às vezes pergunto: O que devemos priorizar? Verbas Fome Zero ou Verbas ambientais? Eu não saberia responder, são realidades igualmente duras e que necessitam de cuidados emergenciais.
ehehhe..acho que falta boa vontade e empenho de nossos representantes e governantes.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:41:17
Aqui no Rio são proibidos circos com animais. Pouquíssimos circos vem para cá atualmente, é uma pena que ainda se mantenha este hábito que deveria ter ficado na Roma Antiga.

Façam pressão sobre seus secretários de Meio Ambiente para que proibiam na sua cidade, até porque o número de abandono de animais é enorme, um amigo biólogo já encontrou uma famíla de hipopótamos abandonados em lago em Minas, muito pitoresco fora o fato de que o bicho é territorialista e agressivo, mata uma galera na África...


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:47:13
Citar
Citar
Oi Hilmara, também não sou fã de circos que usam animais pelo mesmo motivo mencionado por você e pelos outros colegas. Mas, permita-me discordar de você quanto aos Zôos. Tive a experiência na graduação de trabalhar em um (A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte) e a proposta dos zôos é totalmente diferente da dos circos. Os Zôos existem para uma proposta de educação/ conservação e pesquisa das espécies animais, estejam elas ameaçadas de extinção ou não. Só o trabalho de educação e cosncientização ambiental que é feito nos zôos já é um grande feito. Sem falar que nos zôos do mundo, hoje em dia, existe o enriquecimento ambiental, que tenta ao máximo tornar a vida do animal cativo o mais natural possível. Sei que é impossível igualar com a natureza, por diversos motivos.

Só queria deixar a minha opinião sincera e imparcial, sem agredir a sua e tentar de alguma forma limpar o estigma que os zôos representam pra você!

Um abraço,
Olá Beto, até concordo que existe muito trabalho nesse sentido. Amigos e conhecidos que já tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo conheceram zoo e parques maravilhosos.  Só que aqui no terceiro mundo falta verba para o tratamento vip que ocorre por lá.

Por outro lado nossos problemas estruturais são tantos que às vezes pergunto: O que devemos priorizar? Verbas Fome Zero ou Verbas ambientais? Eu não saberia responder, são realidades igualmente duras e que necessitam de cuidados emergenciais.

 :thmbup:
Tb não sou um apaixonado pelo circo, exatamente nesse sentido que os colegas acima ciataram.

Sobre o Zoo, eu tenho uma opinião parecida com a do Beto, outro dia mesmo fui fazer um trabalho para a faculdade no Zoo, e é muito legal vc ver os bichos por esse lado da educação, realmente vc aprende muito, vê-los ao vivo é totalmente diferente do que vê-los em documentários da Discovery ou National Geographic.

No entanto, o que é o Zoo se não um cativeiro? Por maior que seja a jaula o bicho nunca vai estar em seu hábitat animal, ainda mais com as pessoas olhando, crianças gritando, isso deve ser um stress tremendo para eles.

Conversando com o instrutor que nos guiou pelo Zoo, ele disse que muito desses animais chegam por apreensão de cativeiro, doação de circos, doentes... O que é bom tb, porque onde eles estariam se não fosse o Zoo,? Infelizmente apreensão sempre vai existir, ou seja, o animal sempre vai estar em cativeiro, e nesse caso, talvez seja melor que ele esteja no Zoo, e seja bem cuidado. Ressaltando tb, que alguns animais eles fazem "treinamento" para que volte a seus hábitats naturais, e ressaltando tb, que é até um espécie de preservação da espécie, se não muitos já estariam exintas, e nesse aspecto, o Zoo tb tem um sentido apelativo positivo!!!!

Enfim, o que to querendo dizer é que o Zoo, tem seu lado bom e ruim, e eu diria que os 2 estão juntos, o lado ruim é bom e o bom é o ruim, ou seja, é um mal necessário, infelizmente!!! Queria eu conhecer os leões na Savana africana!!!!

Sobre as fotos, acho que estão legais, mas entristesse!!!!

De qualquer forma, eu agradeço por postá-las, acho que esse tipo de discussão a qual se tornou o tópico, é muito útil!!!!
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 11:50:40 por lipe_machado »


Deivisson Fernandes

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/36773418@N00/
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2007, 00:26:25
Citar
Façam pressão sobre seus secretários de Meio Ambiente para que proibiam na sua cidade.
 :thmbup:   :mf_argue:  Concordo plenamente com você Aneopa ja conversei com varias pessoas aqui e muitas não querem nem ver esse Circo aqui, muitas falaram sobre as crianças que não intenderiam o porque, pois a criança fica fascinada ao ver os animais, mas com geito e muito explicação acho que elas entenderiam  
Deivisson Fernandes Betim / Belo Horizonte-MG
Flickr



Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, amar é admirar a fotografia e uma forma de expressar um ato ou fato que nunca acontecera da mesma forma no seu espaço de tempo...



renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2007, 00:50:43
Para se apresentarem, os animais são submetidos a treinamentos cruéis, com castigos físicos e fome. Tudo pra que? Para que na hora o homem mostre a sua supremacia sobre o animal, o que é uma inverdade. Fui num circo (se não me engano "Circo Norte-Americano"), em que os animais não faziam apresentações, apenas eram apresentados ao público. As crianças podiam passar a mão nas girafas e nos camelos, algo diferente do que vemos por aí. Mas mesmo assim é uma violência esses animais estarem fora de seus habitats.

Sobre as fotos, não sei vocês, mas essa discussão de contra ou a favor dos animais no circo me tirou totalmente o tesão de apreciar tecnicamente a foto. Não vejo nenhuma assim como excepcional, apesar de estarem boas.
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2007, 14:18:26
Sou contra e acho um absurdo as pessoas aplaudirem esse tipo de atração. Centenas de pessoas na platéia rindo e batendo palma pro animal selvagem que sabe fazer alguma coisa treinada.

Tirei a foto num circo uns 2 anos atrás, de um urso forçado a descer um escorregador com uma corrente envolta do pescoço, e de um pônei que errou o caminho de seus companheiros dando voltas no cenário, e o apresentador pegou ele pelos cabelos para voltar ele para seu lugar na fila.






André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.780
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:55:37
Por isto que não vou em circo....
Juro que se estivesse lá.. nesta foto do ponei...teria mandando um lata de refrigerante fechada no camarada, de preferência p/ acertar na cabeça e abrir um rombo e ver se sai um pouco de *erda de lá de dentro.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2007, 22:53:19
Citar
Citar
Oi Hilmara, também não sou fã de circos que usam animais pelo mesmo motivo mencionado por você e pelos outros colegas. Mas, permita-me discordar de você quanto aos Zôos. Tive a experiência na graduação de trabalhar em um (A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte) e a proposta dos zôos é totalmente diferente da dos circos. Os Zôos existem para uma proposta de educação/ conservação e pesquisa das espécies animais, estejam elas ameaçadas de extinção ou não. Só o trabalho de educação e cosncientização ambiental que é feito nos zôos já é um grande feito. Sem falar que nos zôos do mundo, hoje em dia, existe o enriquecimento ambiental, que tenta ao máximo tornar a vida do animal cativo o mais natural possível. Sei que é impossível igualar com a natureza, por diversos motivos.

Só queria deixar a minha opinião sincera e imparcial, sem agredir a sua e tentar de alguma forma limpar o estigma que os zôos representam pra você!

Um abraço,
Olá Beto, até concordo que existe muito trabalho nesse sentido. Amigos e conhecidos que já tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo conheceram zoo e parques maravilhosos.  Só que aqui no terceiro mundo falta verba para o tratamento vip que ocorre por lá.

Por outro lado nossos problemas estruturais são tantos que às vezes pergunto: O que devemos priorizar? Verbas Fome Zero ou Verbas ambientais? Eu não saberia responder, são realidades igualmente duras e que necessitam de cuidados emergenciais.

 :thmbup:
Sem dúvida Hilmara! Problemas ambientais e sociais não param de aparecer e causam cada dia mais desgraças. É difícil mesmo saber responder qual a prioridade tomar. Ao meu modo de ver, tanto nós homens quanto os animais devem receber auxílio, pois todos nós fazemos parte do planeta e estamos intrinsicamente ligados à preservação por nós mesmos. O problema é que os animais são mais desprevenidos que nós humanos, mas também não é justo deixar pessoas passando fome pelas ruas.

Por isso existe as ongs ambientais e as ongs humanitárias. Cada um faz sua parte e isso é bem legal. Faltava só um apoio maior dos governos, porque gente disposta a ajudar é o que mais tem por aí!

Acabei disvirtuando o sentido original do tópico, rsrsrrssr.
Mas tudo bem, o Deivisson é gente fina e o fórum é bem democrático e flexível.

Abraços,  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2007, 23:05:42
interessantes as discussões que rolaram aqui.

Sobre os zôos, eu os acho fundamentais pra uma série de coisas, não só conservação, mas geração de conhecimento e até educação. Alguns zôos brasileiros são tão bons quanto os de fora (São Paulo e Sorocaba, por exemplo). São locais onde ver o animal não é exatamente o mais importante.

O Zôoparque de Itatiba tb tem uma proposta interessante de exposição e bastante espaço para os animais.

Zôos mais atuais não são mais espaços pra expor animais. E mesmo circos, os melhores já acabaram com as exposições de animais adestrados, mas é algo que demora muito pra acabar, é fator cultural isso.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:46:35
Citar
interessantes as discussões que rolaram aqui.

Sobre os zôos, eu os acho fundamentais pra uma série de coisas, não só conservação, mas geração de conhecimento e até educação. Alguns zôos brasileiros são tão bons quanto os de fora (São Paulo e Sorocaba, por exemplo). São locais onde ver o animal não é exatamente o mais importante.

O Zôoparque de Itatiba tb tem uma proposta interessante de exposição e bastante espaço para os animais.

Zôos mais atuais não são mais espaços pra expor animais. E mesmo circos, os melhores já acabaram com as exposições de animais adestrados, mas é algo que demora muito pra acabar, é fator cultural isso.
Alex, os zoológicos ainda criam pássaros em cativeiros, que por maiores que sejam, não se compara ao mundo inteiro que estes animais podem voar.
Alguns recintos é um lugar tão pequeno, que só porque o pássaro é um piriquito por exemplo, eles acham que o espaço ta bom comparado ao tamanho do animal.
Aos que ja nascem em cativeiro,nunca souberam e nunca poderão saber como é grande o mundo que eles nasceram para viver e tem capacidade para isso.


Pra que asas desse tamanho em um quadrado fechado? Aqui está o egoísmo do ser humano. Vamos fingir que eles são máquinas.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 12:48:24 por Bruno Lourenço »