Autor Tópico: Animais em Circo você e contra ? vejam  (Lida 3004 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:53:18
Bruno, tb não acho que seja o local ideal para um animal estar.

Mas partindo do conceito de que um indivíduo vai servir para salvar vários, eles se tornam extremamente válidos.

Um ponto a se ver é que alguns animais raramente forrageiam (se movimentam) por áreas muito grandes, e com base nisso os recintos são montados. É claro que soltos estariam melhores, mas veja, a proposta é que analiso. Hoje praticamente todos os animais vieram de cativeiro.

Indo nessa mesma linha, me surge outra pergunta, vc está fazendo uma trilha e encontra um animal machucado, o que faria?  
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:14:31
Bom Alex, essa sua pergunta tem 2 pontos de vista!!!!

1º vc pode pegá-lo, cuidá-lo, e depois soltá-lo ou não!!!
2º independente do porque o animal se machucou (vamos tirar a caça e predação, porque ai a conversa é outra) ele está sujeito a isso, e portanto ele vai ter que encontrar meios de sobrevivência. Nesse caso, você como biólogo, assim como eu sou, sabe que esse tipo de situação ocorrem aos montes na natureza, e portanto fazem parte da seleção natural da espécie!!!!

Até que ponto podemos alterar essa seleção? Como eu disse ali em cima, acho que em caso de predação ou caça as coisas são totalmente diferentes, porque isso não faz parte da natureza do bicho ou da planta, mas em casos naturais, vejo como sendo diferente.

Vc cuidar de um bicho machucado vai ser bom para ele, sem dúvida, mas será que para as gerações seguintes, será bom?

Não que eu seja adepto a não cuidar de bichos machucado, mas eu penso tb até que ponto nós temos que interferir, pq assim como aquele, outros se machucam e ngm faz nada!!!!

Mas em cuidando, repito, acho que ele deve ser solto, em seu hábitat natural, justamente para estar exposto aos fatores seletivos, e até porque um naimal criado em seu hábitat natural, que depois é criado em cativeiro, ele morre cedo, assim como o animal em cativeiro, quando é posto em seu hábitat natural, sem qualquer treinamento para isso, morre cedo tb!!!!


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:53:12
Citar
Bruno, tb não acho que seja o local ideal para um animal estar.

Mas partindo do conceito de que um indivíduo vai servir para salvar vários, eles se tornam extremamente válidos.

Um ponto a se ver é que alguns animais raramente forrageiam (se movimentam) por áreas muito grandes, e com base nisso os recintos são montados. É claro que soltos estariam melhores, mas veja, a proposta é que analiso. Hoje praticamente todos os animais vieram de cativeiro.

Indo nessa mesma linha, me surge outra pergunta, vc está fazendo uma trilha e encontra um animal machucado, o que faria?
Alex o que você acha da idéia de criarmos seres humanos em cativeiro para salvar vidas?
Seria muito mais importante para estudarmos comportamentos, para o bem da psicologia, pscicanálise, marketing, biologia, ciência...

Acredito sim que é essa base para os recintos sejam montados, mas também não descarto outros fatores como verba, espaço limitado do zoológico e estrutura "atrativa" para o público. Por exemplo, os felinos do Zoológico Municipal de Belo Horizonte, os felinos vivem numa ilha elevada, com subida íngreme e base de cimento com as jaulas nas laterais.  Ocupou pouco espaço porque cavaram um buraco fundo para a ilha, onde o animal sobe para ficar a vista do público e ficar entre as árvores no topo.

Um projeto que gostei foi desse mesmo zoológico ter criado a "Expedição Coruja"(tem até um post que criei aqui chamando o pessoal pra marcarmos de ir la registrar), que abre visitas noturnas para os visitantes verem como o Zoológico manipula o instinto de caça do animal. Fiquei sabendo que só começaram com essa ação de manipulação do instinto, com a expedição que cobra dos visitantes uma taxa de R$30 para observarem tudo. O resultado dela eu li que os animais ficam menos estressados no dia a dia, vivendo artificialmente o dia a dia que nasceram para viver.



Se eu encontrasse um animal gravemente ferido, ou o sacrificaria com uma pedrada na cabeça, ou trataria e quando estivesse saudável soltava onde o achei.
 :photo:
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 16:53:45 por Bruno Lourenço »