Bem, 43rumors voltou a falar dessa câmera, novamente como FT5 (ou seja, como certa). As fontes disseram que:
a) Vai ser MUITO cara;
b) Feita para eclipsar todas as câmeras atuais.
Juntando com os últimos acontecimentos, isso me faz ter um exercício de futurologia - vamos ver se em Janeiro eu vou estar certo, hehehe.
Os fatos são os seguintes:
- Essa câmera definitivamente vai ser m4/3, visto que a Olympus foi a única companhia que (ainda?) não entrou no bonde de formatos maiores - a Pentax parece que vai lançar uma FF mirrorless no aniversário da companhia, e a Fuji pulou FF mas entrou pesado no MF;
- Sendo mais cara que a E-M1 MK II, vai ser no mesmo preço (ou mais) do que a A7R III, Nikon Z6, Fuji XT-3 e (talvez) a Canon EOS R. Considerando a percepção de muitos (justificada ou não é outro assunto) que o m4/3 é um formato "menor", essa câmera realmente teria de ter recursos excepcionais para justificar seu preço.
Acho quase certo que um sensor novo será lançado com essa câmera, provavelmente Sony. O não lançamento até hoje da E-M5 MK III e a manutenção do sensor de 16mp na E-M10 MK III me parecem corroborar isso também. Provavelmente o sensor já existe, mas somente não está listado (os sensores da GH5 / G9, GH5s e da Fuji Xt-3 somente foram oficialmente listados pela Sony esse mês).
Imagino que o sensor vai ser BSI; o único sensor BSI m4/3 é o da GH5s, e com o lançamento do sensor BSI da XT-3 me parece que finalmente a Sony vai abrir essa porteira. Sensores BSI, em sua maioria, tem cerca de 1 stop de ganho em relação ao seus pares FSI com a mesma resolução. Aí existem dois caminhos a seguir: ou o sensor terá os mesmos 20mp com ganho de 1 stop de luz, ou (o que acho mais provável) a resolução suba para 23-24mp com performance semelhante à atual em low light (como foi feito na mudança de 16 para 20mp).
O que poderia ser melhorado no lado fotográfico em relação à E-M1 MK II? Não muito - imagino que um sistema de AF amplamente revisado, para fazer frente às câmeras mais novas, aumentando o número de pontos PDAF no sensor e melhorando massivamente o desempenho em C-AF / tracking (foi o caminho da Fuji na XT-3). Um aumento ainda maior em FPS (apesar que até hoje a E-M1 MK II é uma das câmeras mais rápidas do mercado). E eventuais ganho em low light e resolução do sensor.
Provavelmente o foco (e os rumores corroboram isso) vai ser na parte de vídeo. Desempenho de AF contínuo vai ser crucial, pois isso passou a ser um fator altamente considerado (calma, Rinaldo
). 4K60p deve ser uma certeza, mas isso somente não justificaria o preço. Então, acho quase certo que a câmera deve gravar vídeo em RAW, provavelmente ProRES RAW. Imagino que 4K60p 4:2:2 interno também seja uma certeza. Mesmo assim, só igualaria câmeras já existentes.
O diferencial, além do RAW, acho que seria 4k120fps, e/ou 1080p 240fps. Aí tem uma limitação - o sensor teria de suportar essas velocidades, e acho que somente um sensor stacked (como os de 1" da RX100 V e VI) aguentariam essa carga. E acho difícil que a Sony abra essa porteira criando um sensor desses. Mas seria uma possibilidade. Ou que a câmera seja totalmente voltada para vídeo, como a GH5s, mas com um novo sensor stacked que aguentasse esses modos - mas acho difícil.
Imagino que a câmera vá gravar em 6K também (a GH5 já faz isso, mas só em modo 6k photo), pra aumentar o diferencial.
Outras coisas que acho prováveis (para justificar o preço):
- Display OLED superior no corpo, como tem sido comum nas novas câmeras;
- EVF de alta resolução, como o da Leica SL (a câmera nova da Zeiss também tem um EVF de alta resolução);
- Weather sealing topo de linha.