Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222542 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #600 Online: 01 de Outubro de 2018, 14:53:20
q péssimo...

As minhas sempre cravam




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Claro. Com a pessoa parada e vc levando o ponto de foco manualmente até o olho, vai cravar sempre mesmo.

Mas dá pra fazer isso também em qualquer mirrorless boa. A ideia do eye-af é te livrar do trabalho de ter que fazer isso, e compensar a perda de foco caso a pessoa se mova muito, utilizando o modo contínuo.

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, 14:53:44 por davi_ssilva »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #601 Online: 01 de Outubro de 2018, 14:59:43
Com as minhas Sony 24-105 f/4 e Zeiss 55 f/1.8 eu consigo mais de 80% tranquilo em retratos. Creio que com a 24-105 seja até melhor (90%), não apenas pela maior profundidade de campo, mas também por ter motores de foco mais modernos. A Zeiss é da primeira geração de lentes realmente boas pra Sony FF, antes de surgirem as GM, por exemplo. Por isso, creio que a performance do AF dela esteja aquém das lentes mais atuais, justamente pelo projeto mais antigo.

Agora, quando fotógrafo ação, a precisão cai pra uns 60-65%. Mas é o que vc falou, quando erra, o foco continua em algum lugar do rosto na grande maioria das vezes.

Talvez seja legal vc dar uma olhada nas suas configurações de AF e ajustar melhor pra cada situação.

Enviado de meu SM-G930F

A 24-70 f4 foi uma das primeiras a serem lançadas para a E-Mount da Sony (2013), o autofoco não é o mais rápido do mundo. A 24-105mm já bem recente, de 2017. Mas, de qualquer forma, eu possivelmente contribuo mais para os erros que as configurações de autofoco, simplesmente não é algo que eu faça com frequência.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #602 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:13:28
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #603 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:28:16
Visão interessante, o Dual Pixel sempre foi um beta teste de ML da Canon.

https://fstoppers.com/education/canon-has-been-laying-groundwork-strong-mirrorless-system-right-under-our-noses-292460

Mas essa é uma "visão" que muita gente sempre teve, inclusive aqui nesse fórum, de que o dual pixel sempre foi sendo desenvolvido com as mirrorless na meta em um futuro próximo...


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #604 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:31:46
Na realidade é que eu faço esportes com DSLR que tem 3D AF Tracking com Face Detection  :ok:

Mas concordo que comparar com D5 e D500 é covardia mesmo... são outro padrão de camera  :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Mas a questão aqui é foco no olho, não na face Ernesto.

Tracking com face detection é outra coisa, que aliás também existe nas Sony ou nas Fuji, por exemplo.

Enviado de meu SM-G930F



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #605 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:35:11
Mas a questão aqui é foco no olho, não na face Ernesto.

Tracking com face detection é outra coisa, que aliás também existe nas Sony ou nas Fuji, por exemplo.

Enviado de meu SM-G930F

E aí, se for só no rosto, a taxa basicamente 100%.
Canon 5D MK III - Sony A7III


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #606 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:36:00
Mas essa é uma "visão" que muita gente sempre teve, inclusive aqui nesse fórum, de que o dual pixel sempre foi sendo desenvolvido com as mirrorless na meta em um futuro próximo...
O problema do dualpixel, ao meu ver, é que pra ele ser eficiente é necessário um processador bem mais poderoso do que o que é utilizado nas câmeras hoje em dia. Imaginem a quantidade de informação e de cálculos que um sensor de 30Mpix gera, sendo que cada pixel se divide em 2 para gerar informações de foco.

Acredito que o projeto realmente seja o ideal, mas a execução deixa a desejar por limites de processamento, dissipação de calor e consumo de bateria.

O DPAF vai ser o padrão ouro, mas não agora.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #607 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:36:23
E aí, se for só no rosto, a taxa basicamente 100%.
Exato.

Enviado de meu SM-G930F



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #608 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:42:19
O problema do dualpixel, ao meu ver, é que pra ele ser eficiente é necessário um processador bem mais poderoso do que o que é utilizado nas câmeras hoje em dia. Imaginem a quantidade de informação e de cálculos que um sensor de 30Mpix gera, sendo que cada pixel se divide em 2 para gerar informações de foco.

Bom, esse certamente é um ponto polêmico, mas não é sobre isso que se trata o artigo que o vangelis postou...


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #609 Online: 01 de Outubro de 2018, 16:53:57
O problema do dualpixel, ao meu ver, é que pra ele ser eficiente é necessário um processador bem mais poderoso do que o que é utilizado nas câmeras hoje em dia. Imaginem a quantidade de informação e de cálculos que um sensor de 30Mpix gera, sendo que cada pixel se divide em 2 para gerar informações de foco.

Acredito que o projeto realmente seja o ideal, mas a execução deixa a desejar por limites de processamento, dissipação de calor e consumo de bateria.

O DPAF vai ser o padrão ouro, mas não agora.

Enviado de meu SM-G930F

Eu creio que a Fuji tenha dado o pulo do gato nessa parte, já que agora está empregando um processador quad-core na XT-3. Acho que será umas das corridas para dar conta da demanda dessa insanidade de ponto de foco vai precisar. Já é mais que sabido que processadores de múltiplos núcleos são mais eficientes e os celulares já tem CPUs com oito núcleos com consumo de energia extremamente baixo.

Talvez como fez no passado a Canon adote um dual digic nas câmeras topo de linha. Isso vai ser importante não só para uma EOS RR(?) de 50mp, mas até para uma EOS R1DX, se que quiser fazer frente à a9.
Canon 5D MK III - Sony A7III


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #610 Online: 01 de Outubro de 2018, 17:21:22
Bom, esse certamente é um ponto polêmico, mas não é sobre isso que se trata o artigo que o vangelis postou...
Eu acho que tem a ver justamente pelo fato de o DPAF ainda ser um "work in progress".

É um sistema que surgiu na 70D e chegou na Canon R com a expectativa de ser o sistema de AF no senso ideal, como diz o artigo. Porém, ao que tudo indica, a prática está mostrando que esse sistema ainda não está pronto como um todo.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #611 Online: 01 de Outubro de 2018, 17:37:51
Se por usar o mesmo nome "Face Detection" significasse usar a mesma tecnologia, a Fuji seria igual a Sony. E não é.

E não usamos "Face detection" usamos "3D Tracking com Face Detection"...

Sim, e a A9 (mas também a A7III, a A7RIII) e a X-T3 (mas também a X-T2 e a X-H1) também fazem tracking em contínuo com o face detection, e o fazem muito bem.

Praticamente 100% das fotos de atletas profissionais do mundo são feitas com DSLR...

São feitas com DSLR porque, além de este sistema ser o mais disponível, mais maduro e com mais lentes, eles já estão estabelecidos na indústria, com acordos entre as agências fotográficas e essas marcas.
Além disso, somente nesta geração de ML o AF realmente consegue rivalizar com o das DSLR. E a falta de lentes tele também só começou a ser resolvida agora.

Já viu algum olho desfocado no atleta do seu time favorito ???  :assobi:  :ponder:
 :snack:

Olha... já... Mas isso não não costuma ser um problema tão grande porque, pela própria distância entre os atletas e o fotógrafo, a profundidade de campo será quase sempre grande o suficiente para que todos os componentes do rosto estejam em foco, mesmo usando teles f/2.8. Como você mesmo disse, basta focar na face, não no olho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #612 Online: 01 de Outubro de 2018, 17:38:22
O "Face Detection" Fuji não tem a performance do da Sony. 

E não é "Face detection", é "3D Tracking com Face Detection"...

Não vai comparar câmera de 6500USD com câmera de 500 conto de USD né ?  :D

Já viu algum olho desfocado no atleta do seu time favorito ???   :D

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fácil deixar o olho em foco em f/2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #613 Online: 01 de Outubro de 2018, 18:52:08
Na corrida de F1 esse domingo, no final deu para ver claramente um fotógrafo profissional com uma Sony mirrorless. A imagem foi rápida e ele estava encoberto, mas o strap "Sony" e a tele branca aparecerem.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #614 Online: 01 de Outubro de 2018, 19:06:26
Na corrida de F1 esse domingo, no final deu para ver claramente um fotógrafo profissional com uma Sony mirrorless. A imagem foi rápida e ele estava encoberto, mas o strap "Sony" e a tele branca aparecerem.

Fake, ML não tem velocidade para fotografar um carro de F1.  8-)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs