Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222606 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #75 Online: 10 de Setembro de 2018, 09:03:22
Por que será então que até agora todos falavam que era o mesmo sensor, inclusive nos eventos de lançamento?

Imagino que se deixaram levar pela informação de 30MP... Mas nem atentaram que um é 30,4MP e outro é 30,3MP...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 10 de Setembro de 2018, 09:27:26
Uns destaques de uma entrevista com diretores da Canon:

- O sensor da EOS R não é o mesmo da 5D IV, foi desenvolvido um sensor novo;
- A qualidade da imagem vai ser melhor que qualquer Canon DSLR graças ao sensor novo, processador novo e às novas lentes (essa é pra deixar o Ernesto puto  :D)
- Não foi incluído IBIS por causa do custo e também por problemas de aquecimento e tamanho (desculpa esfarrapada). Pode ser que incluam IBIS em modelos futuros;
- Haverão mais EOS R na linha. Modelos acima e abaixo serão lançados no futuro;
- Canon está considerando fazer uma EOS R Cinema 8k

https://www.canonwatch.com/a-future-canon-eos-r-with-8k-video-is-in-the-realm-of-possibilities-canon-manager-states/

Naqueles testes que fazem de DR em cima do RAW, deu certinho com o sensor da 5d.
Vamos ver se tem novidades em outro atributo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #77 Online: 10 de Setembro de 2018, 09:51:24
Imagino que se deixaram levar pela informação de 30MP... Mas nem atentaram que um é 30,4MP e outro é 30,3MP...
Então, mas se foi uma confusão, porquê a Canon demorou quase uma semana pra negar essa informação, já que todos estavam comentando isso? Tô achando muito estranha essa história.

Enviado de meu SM-G930F



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #78 Online: 10 de Setembro de 2018, 09:57:28
Então, mas se foi uma confusão, porquê a Canon demorou quase uma semana pra negar essa informação, já que todos estavam comentando isso? Tô achando muito estranha essa história.

Enviado de meu SM-G930F

Mr. Kiyota : The number of pixels itself is the same as EOS 5D Mark IV, but the sensor itself is newly developed. The content has changed a lot, such as adoption of a new dual pixel CMOS AF and arrangement of microlenses according to EOS R system. (Google Translated)

"Novo".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #79 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:00:44
Eu acho que é o mesmo sensor levemente aprimorado.
Bem levemente.

Sobre a diferença de megapixels, fizeram a mesma coisa com os sensores de 24.2mp das APS-C.
Agora as câmeras estão vindo com um sensor de "24.1mp", como a minha M50, que teoricamente seria um sensor diferente, mas pelos testes é praticamente a mesma coisa dos sensores de 24.2mp encontrados nas 80D.

Eu senti mais diferença com o processador digic 8, que me pareceu bem mais afiado em termos de detecção de WB, fotometria e TTL.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #80 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:20:38
Sim e isso pra mim foi uma merda pq eu estava decidido a pegar uma A7III e só esperei as specs da Canon pq não queria carregar o peso de errar pelo fato de escolher antecipadamente.
E agora essa câmera está se revelando ser um upgrade de valor pra mim que vem de 5D3 e 6D1.
Balançou meu coração, principalmente pela operacionalidade e ergonomia que é super parecida com o que tenho hoje, além é claro, de dar muito menos trabalho e R$ por nao ter que fazer a migração de marca.

Será tipo pegar a câmera ligar, se sentindo em casa, sabe como é...

Mas estou com raiva da Canon, do conta gotas tecnológico da Canon, e essa ainda tem que estou com o dinheiro no banco e o dólar tá subindo...

Lindsay, eu, como você, esperei pela Canon para lançar uma FF ML, mas fui um pouco mais impaciente e peguei uma A7III. Algumas coisas nela parecem sair direto de um livro de mágicas (AF de lado a lado no sensor, DR e o EyeAF, por exemplo). Outras coisas são meio irritantes (os menus, tempo de descarga do bufer e a ergonomia não tão bem desenvolvida quanto nas Canons, neste último caso o mindinho flutuante, mais notadamente).

Eu venho de uma 5d3 e de uma 70d e em termos de tecnologia, é um salto e tanto. Não estou arrependido com a minha escolha, mas, dito isso, provavelmente eu iria de EOS R se tivesse ambas à minha disposição na época em que fiz a escolha.


Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #81 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:25:28

Eu venho de uma 5d3 e de uma 70d e em termos de tecnologia, é um salto e tanto. Não estou arrependido com a minha escolha, mas, dito isso, provavelmente eu iria de EOS R se tivesse ambas à minha disposição na época em que fiz a escolha.

Isso aqui é o mais importante. Tirando os donos de 5D mk IV e 1Dx, essa câmera é um upgrade para todo mundo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #82 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:31:28
Imagino que se deixaram levar pela informação de 30MP... Mas nem atentaram que um é 30,4MP e outro é 30,3MP...

Pode ser. A Canon não havia negado que era mesmo sensor da 5DIV, mas, verdade seja dita, em nenhum momento se disse que era o mesmo sensor e também acho que as pessoas se deixaram levar pela proximidade de valores de resolução.

Alguns dos YT mais cautelosos destacaram que "provavelmente" era o mesmo sensor, mas que a Canon não tinha mencionado no evento nenhuma informação nesse sentido.

Eu vi o resumo do lançamento e o representante da marca não mencionou nada do sensor além de destacar os número de pontos de foco e da resolução, para destacar que era maior que as câmeras de entrada "dos concorrentes diretos".
Canon 5D MK III - Sony A7III


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:40:08
Eu esperei os lançamentos da dupla amarela e vermelha

Poderia ter pego a A7 III e bem provavelmente não pegarei.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #84 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:44:40
O cara da entrevista anunciou que terão corpos a cima e abaixo dessa câmera.
Conseguem imaginar algo FF inferior??
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #85 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:48:14
O cara da entrevista anunciou que terão corpos a cima e abaixo dessa câmera.
Conseguem imaginar algo FF inferior??

EOS R está entre a 6DII e a 5DIV.
Pra baixo ainda tem espaço pra algo no nível da 6DII ou um pouco inferior e também para APS-C.

Mas APS-C eu acho que terá só uma 7D mirrorless, talvez uma 80D mirrorless.

Eles devem manter as rebels no EF-M.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2018, 10:56:16 por Di Torres »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #86 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:48:31
Lindsay, eu, como você, esperei pela Canon para lançar uma FF ML, mas fui um pouco mais impaciente e peguei uma A7III. Algumas coisas nela parecem sair direto de um livro de mágicas (AF de lado a lado no sensor, DR e o EyeAF, por exemplo). Outras coisas são meio irritantes (os menus, tempo de descarga do bufer e a ergonomia não tão bem desenvolvida quanto nas Canons, neste último caso o mindinho flutuante, mais notadamente).

Eu venho de uma 5d3 e de uma 70d e em termos de tecnologia, é um salto e tanto. Não estou arrependido com a minha escolha, mas, dito isso, provavelmente eu iria de EOS R se tivesse ambas à minha disposição na época em que fiz a escolha.
Concordo com essa questão do dedo mindinho flutuante. Eu resolvi com um grip, mas o ideal seria a câmera já vir com uma pegada maior. De resto, eu já me adaptei bem à ergonomia. Quanto aso menus, eu resolvi fazendo um menu customizado pra mim, contendo apenas as opções que eu uso e seguindo a minha lógica de raciocínio.

Agora, estranhei um pouco você se queixar do tempo de limpeza do buffer. Que cartão você usa?

Enviado de meu SM-G930F



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #87 Online: 10 de Setembro de 2018, 10:54:09
Concordo com essa questão do dedo mindinho flutuante. Eu resolvi com um grip, mas o ideal seria a câmera já vir com uma pegada maior. De resto, eu já me adaptei bem à ergonomia. Quanto aso menus, eu resolvi fazendo um menu customizado pra mim, contendo apenas as opções que eu uso e seguindo a minha lógica de raciocínio.

Agora, estranhei um pouco você se queixar do tempo de limpeza do buffer. Que cartão você usa?

Enviado de meu SM-G930F

Estou usando dois Sandisk Extreme, 64GB, 90MB/s. Depois de fazer um burst ela demora alguns segundos para limpar o buffer. Na 5D isso não acontece, com o mesmo cartão. Talvez esteja na hora de eu comprar uns cartões mais rápidos.  :)

Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #88 Online: 10 de Setembro de 2018, 11:12:13
O cara da entrevista anunciou que terão corpos a cima e abaixo dessa câmera.
Conseguem imaginar algo FF inferior??

Pois é, isso que achei estranho... Pra cima tem muito espaço mesmo, mas pra baixo não dá pra imaginar. Só se fizerem com as FF a mesma coisa que tem feito com as Rebel, lançarem uma câmera com tecnologia e recursos já ultrapassados...

Sobre o sensor, o fato é que a Canon reutiliza sempre os sensores, fazendo pequenas modificações a cada geração. Vimos isso com o famigerado APS-C de 18MP, que foi melhorando um tiquinho a cada geração, e estamos vendo isso também no APS-C de 24MP, onde a mudança já foi um pouco maior por conta do Dual-Pixel. Então, acredito que não seja um sensor totalmente novo, mas apenas atualizado.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #89 Online: 10 de Setembro de 2018, 11:25:16


Estou usando dois Sandisk Extreme, 64GB, 90MB/s. Depois de fazer um burst ela demora alguns segundos para limpar o buffer. Na 5D isso não acontece, com o mesmo cartão. Talvez esteja na hora de eu comprar uns cartões mais rápidos.  :)

Mas será que isso não se deve ao fato de que a a7III tem quase o dobro do buffer? E a resolução também é um pouco diferente (24 mpx na A7III e 22 mpx na 5D3)?

Aí, mesmo se as velocidades de transferência fossem iguais, a a7III ainda demoraria o dobro do tempo para esvaziar.

Quanto ao cartão, eu acho uma boa vc trocar mais pra frente. Uso um de 180MB/s e não senti essa lentidão que você fala.

Enviado de meu SM-G930F