Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222332 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #855 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:02:26
Já eu sou adepto total do foco simples, nunca uso o contínuo. Eu até alterei o botão de previsão de profundidade de campo para um atalho pra foco contínuo, mas nunca uso, não consegui me adaptar e me sinto muito mais confortável e confiante com o foco simples mesmo...

Como você faz as entradas do casamento? É o único momento que uso foco continuo.
Minha 85mm tem um pouco de back focus na 5D, a pessoa andando então ja era.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #856 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:03:53
Como você faz as entradas do casamento? É o único momento que uso foco continuo.
Minha 85mm tem um pouco de back focus na 5D, a pessoa andando então ja era.

Faço tudo com foco simples mesmo, raríssimas vezes alguma por foco fora do lugar...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #857 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:32:18
Como você faz as entradas do casamento? É o único momento que uso foco continuo.
Minha 85mm tem um pouco de back focus na 5D, a pessoa andando então ja era.
É, momento mais crítico que não se pode errar foco rsrs

Faço tudo com foco simples mesmo, raríssimas vezes alguma por foco fora do lugar...

Eu também fazia assim e tirava muuita foto e saia tipo uns 70% bem focadas. Faz um tempo que uso o 3d da Nikon e é bem legal... Acerta bastante.
Uma pessoa vindo correndo com abertura em 2.8 numa tele costuma acertar uns 70-80%

« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 14:32:40 por YP »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #858 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:39:43
Eu também fazia assim e tirava muuita foto e saia tipo uns 70% bem focadas. Faz um tempo que uso o 3d da Nikon e é bem legal... Acerta bastante.

Olha que eu nem tiro tanta foto assim, e quando sai fora de foco geralmente é porque eu posicionei o ponto de foco fora do lugar... Eu não tenho dúvidas de que foco contínuo realmente deve ser mais prático nesse momento, mas eu mesmo não consegui me adaptar legal e não sinto muita confiança... Então prefiro jogar seguro, rsrs.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #859 Online: 15 de Outubro de 2018, 18:21:43
Nas dslr´s os pontos de foco são muito no centro.
Fica chato de recompor. Sim, sei que da para travar o foco mas não me adaptei.


Agora nas ML parece ser bem mais agradável não precisar recompor, facilitando o uso do modo contínuo.
Acho que isso junto com a exposição em tempo real (com histograma) nas ML são as coisas mais bacanas. Com o face detection então funcionando bem até nos deixa mal acostumado (igual câmbio automático) e muitos puristas irão dizer que isso não é fotografia. Eu penso que se essas tecnologias estão lá é porque podemos e devemos usar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #860 Online: 15 de Outubro de 2018, 18:49:56
Acho que isso junto com a exposição em tempo real (com histograma) nas ML são as coisas mais bacanas. Com o face detection então funcionando bem até nos deixa mal acostumado (igual câmbio automático) e muitos puristas irão dizer que isso não é fotografia. Eu penso que se essas tecnologias estão lá é porque podemos e devemos usar.
Com certeza! Uso muito o face detection e o eye-af ao fotografar pessoas.

O exemplo que disse acima, sobre usar o lock-on af, foi sobre travar o foco em objetos, fundos ou animais para depois recompor.

Enviado de meu SM-G930F



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #861 Online: 15 de Outubro de 2018, 23:01:11
Minha 6D mark II, nas entradas (noivo, noiva) e as vezes padrinhos vindo para o altar, e as vezes usando a sigma 35mm 1.4 art e as vezes a canon 85mm f1.8 usm, uso sempre modo al servo, 9 pontos de foco ativos, e a taxa de acerto, foco cravado gira em media 90 a 95% de acerto exato. Eu acredito que as ML devem fazer igual ou melhor !
Fotógrafo e birdwatching


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #862 Online: 16 de Outubro de 2018, 11:11:42
Acho que isso junto com a exposição em tempo real (com histograma) nas ML são as coisas mais bacanas. Com o face detection então funcionando bem até nos deixa mal acostumado (igual câmbio automático) e muitos puristas irão dizer que isso não é fotografia. Eu penso que se essas tecnologias estão lá é porque podemos e devemos usar.
Realmente é isso mesmo, tecnologias para facilitar a nossa vida.

Uma coisa que sempre reclamei é o back/front focus com as dslr´s e os pontos de foco muito centralizados (que na D600/610 é pior ainda).
Além do back/front focus recompor acaba piorando a situação... algo que sempre me incomodou  :(

Isso parece ser uma maravilha, pontos em quase 100% do visor  :worship:

Com certeza! Uso muito o face detection e o eye-af ao fotografar pessoas.

O exemplo que disse acima, sobre usar o lock-on af, foi sobre travar o foco em objetos, fundos ou animais para depois recompor.

Enviado de meu SM-G930F



Outra vida...


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #863 Online: 16 de Outubro de 2018, 11:24:09
Realmente é isso mesmo, tecnologias para facilitar a nossa vida.

Uma coisa que sempre reclamei é o back/front focus com as dslr´s e os pontos de foco muito centralizados (que na D600/610 é pior ainda).
Além do back/front focus recompor acaba piorando a situação... algo que sempre me incomodou  :(

Isso parece ser uma maravilha, pontos em quase 100% do visor  :worship:

Outra vida...

É, ter pontos de foco por todo o sensor é algo incrível.

Eu sempre fui de utilizar o modo foco simples/one shot, mas na A7III não tem nenhum bom motivo para isso. Só contínuo e face/eye detect quando é o caso.

Na 5dIII quase sempre uso Servo AI, que faz um bom serviço para acompanhar sujeitos menos previsíveis.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #864 Online: 16 de Outubro de 2018, 11:57:15
Na 5dIII quase sempre uso Servo AI, que faz um bom serviço para acompanhar sujeitos menos previsíveis.

Me refresque a memória, a 5D III tem detecção de face?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #865 Online: 16 de Outubro de 2018, 12:02:35
:clap: :clap: :clap:

Agora toda essa tecnologia e discussão me leva a crer que cada vez mais os fotógrafos vão ficando inseguros... se tem um sistema de estabilização, seja qual for, já é alguma coisa, não vai inviabilizar o equipamento por causa disso.

Quem é que fica o tempo todo fazendo fotos no escuro em situações que realmente precisam de um sistema duplo???

Eu por exemplo, uso há anos com uma 24-70 f/2.8 L sem IBIS nem IS, fotografo muito bem com ela, são fotos lindas; penso que antes do IBIS / IS tem coisas muuuito mais importantes que realmente foram uma revolução, como os avanços que todas as câmeras tiveram no ISO e na recuperação de exposição. Prefiro por exemplo que avancem na redução de ruído dos sensores, ai sim vejo vantagem.

Realmente IBIS duplo ou híbrido não considero algo super necessário.
Bingo! Mas até outro dia eu fiz esse mesmo questionamento e muita gente aqui disse que IBIS era importantíssimo, mesmo que os existentes pra câmeras FF não sejam efetivos tanto quanto se afirma.

Convenhamos, tem lente com estabilização em 5 eixos e que segura 5 stops.

Prefiro câmera com dois slots e sem IBIS que um slot e com IBIS.

Deixam muita coisa de fora pra colocar um item caro como o IBIS e não aumentar demais o custo da câmera.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #866 Online: 16 de Outubro de 2018, 12:07:42
Me refresque a memória, a 5D III tem detecção de face?
Não, ela segue o sujeito que foca primeiro, normal, mas tem modo de seleção de foco que permite ignorar outros objetos ou sujeitos q estejam no quadro.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #867 Online: 16 de Outubro de 2018, 12:25:06
Não, ela segue o sujeito que foca primeiro, normal, mas tem modo de seleção de foco que permite ignorar outros objetos ou sujeitos q estejam no quadro.

É, essa parte eu lembro, o foco contínuo dela tem milhões de configurações. Fiquei na dúvida se ela tinha detecção de face, porque na 1Dx tem, e o AF das duas é muito parecido.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #868 Online: 16 de Outubro de 2018, 14:38:17
Steve Huff diz 20 coisas que gostou e 5 coisas que não gostou na EOS-R



Pra quem não tiver paciência pra ver até o final, as 5 coisas que ele não gostou são meio óbvias (e na verdade são 6 coisas):

- ausência de IBIS;
- um slot de cartão;
- 4k com 1.7x de crop;
- 120fps apenas em 720p;
- ele achou a barra de função meio estranha de usar;
- Eye-AF não é tão bom quanto da Sony.

Mas é bacana pra ver também as 20 coisas que ele gostou.  :ok:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2018, 16:02:40 por Thales Souto »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #869 Online: 16 de Outubro de 2018, 15:02:33
Steve Huff diz 20 coisas que gostou e 5 coisas que não gostou na EOS-R

https://www.youtube.com/watch?v=X98YVMsXxDk


Pra quem não tiver paciência pra ver até o final, as 5 coisas que ele não gostou são meio óbvias (e na verdade são 6 coisas):

- ausência de IBIS;
- um slot de cartão;
- 4k com 1.7x de crop;
- 120fps apenas em 720p;
- ele achou a barra de função meio estranha de usar;
- Eye-AF não é tão bom quanto da Sony.

Mas é bacana pra ver também as 20 coisas que ele gostou.  :ok:

detalhem pelo que vi e outro vídeo, 120fps apenas em 720p ainda não tem acompanhamento do foco...
Conhecimento importa mais que equipamento.