Autor Tópico: Fotometria em modos de prioridade e ISO A (Nikon)  (Lida 2208 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 26 de Novembro de 2018, 14:59:43
Pessoal, desde que migrei para Nikon só usei o Modo Manual e nunca me interessei pelos modos de Prioridade (Velocidade - Abertura) ou pela opção de ISO Automático).

Acontece que me bateu a curiosidade de testar o ISO Automático, pois é uma opção interessante para determinadas situações.

Ai me deparei com a seguinte situação:
Dada uma velocidade e abertura, o ISO fica variável, oscilando de 100 (minimo) ao limite estabelecido pelo usuário, essa oscilação do ISO ocorre em função da fotometria, que ao que parece se dá com a escala do fotômetro em 0, e ai entra o problema, nem sempre a escala em 0 significa fotometria correta, ou ainda, nem sempre queremos uma foto cravada em 0.
Recorri ao manual, e não encontrei uma forma de alterar a fotometria padrão, lembrei que quando comecei na Canon, as vezes eu usava os modos de prioridade de abertura (AV) e velocidade (TV), e nesse modos tínhamos a opção de determinar onde o fotometro se fixava na escala, podíamos escolher uma foto mais clara ou mais escura posicionando o fotometro, fui dar uma mexida nos modos de prioridade da D610, e para minha surpresa, também não da para alterar a fotometria nesses modos.

Verifiquei o manual de "cabo a rabo" e não encontrei como alterar a exposição.

Estou dando bobeira na leitura do manual, ou a Nikon (diferente da Canon) não nos dá a opção de alterar a fotometria nos modos de prioridade ou ISO automático?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2018, 16:30:06
Não tem um botão com +/- na camera?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2018, 17:59:08
Não tem um botão com +/- na camera?

Pois é, nos modos de prioridade na Canon o fotômetro está sempre visível, Na Nikon (pelo menos na D610) quando está no 0 ele não aparece, cheguei a pressionar o botão de compensação (+/-) mas como não tinha girado o seletor nada tinha mudado, depois que li seu comentário fui lá de novo, pressionei o botão e girei o seletor (tirando do 0), ai fotômetro apareceu.

Matou a pau vangelism, obrigado.
 :ok:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2018, 17:58:56
Tenho uma Nikon D750, uso para fotografar aves costumo usar ISO automático e funciona muito bem, porém uso a compensação de exposição que fica próximo ao botão de gravar vídeo, isso ajuda muito não perder fotos. (A minha troquei o botão de gravar vídeo para usar o ISO).
Minha mulher tem uma Canon 70D, mas não consigo configurar da mesma forma que minha D750.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2018, 22:32:22
Pois é, nos modos de prioridade na Canon o fotômetro está sempre visível, Na Nikon (pelo menos na D610) quando está no 0 ele não aparece, cheguei a pressionar o botão de compensação (+/-) mas como não tinha girado o seletor nada tinha mudado, depois que li seu comentário fui lá de novo, pressionei o botão e girei o seletor (tirando do 0), ai fotômetro apareceu.

Matou a pau vangelism, obrigado.
 :ok:

É isso aí. só usar A ou S e mudar o botão de compensar. Vai aparecer no lcd o valor escolhido.  :)
Na minha D610 eu achava que ela super expunha um pouco, e em muitos casos regulava em -0,3 EV quando não estava em M.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva