Ao meu ver a fotografia, e outras artes em geral, não precisam ficar restritas a realidade (as vezes, comum e banal) e podem sim ir para um mundo do "querer ser" ou até mesmo pra Fantasia.
Pegue situações distintas como um "Desfile de Moda", um "Concurso de Miss", um "Carro Conceito" ou um filme, que nem precisa ser uma fantasia, mas apenas tenha uma estética "exagerada", exemplo os filmes do Baz Luhrman (como o Moulin Rouge ou o Grande Gatsby).
- O estilista do desfile de moda sabe que eventualmente uma roupa exagerada, altamente conceitual, nunca será vendida, mas, uma pequena porcentagem daquele conceito aparecerá nas roupas da próxima estação, ou seja ele passou a mensagem dele.
- No concurso de Miss, a garota, comprou um vestido que só serve para aquela ocasião, está toda produzida, tentando chegar no seu "auge de beleza", é uma situação irreal, ela na faculdade ou em casa não é daquele jeito. Ainda é bela, mas não está vivendo aquele "sonho" meio de princesa, mas aquilo a deixa feliz. É como uma festa de debutante.
- O "Carro Conceito" é similiar a roupa, é uma experimentação, é um lançamento de tendência, que pode vir a dar certo ou não;
- Um filme com estética exagerada, é uma forma diferente de transmitir uma mensagem, sentimentos, sensações.
Eu particularmente gosto muito da estética do mangá, universo cosplay, gosto de filmes que experimentam estéticas diferentes, de Baz Luhrman, a Blade Runner, a filmes do Andrew Niccol.
Eu acho que são formas diferentes de comunicar ou registrar algo apenas.
Agora faço um adendo, e talvez seja o ponto que te incomode. Os Modismos repetidos a exaustão, e todo mundo nadando pro mesmo lado.
- Newborn como você citou é algo que poderia ser muito variado, indo das fotos junto a família, mais clean, até as fantasias e fundos pintados.
- Boudoir (que é basicamente o bom e velho ensaio sensual, mas que querem deixar mais "chique" usando o termo francês) que parece ser sempre uma coisa meio "escura" cheia de sombras... Nada contra sombras. Mas fotografia também é Luz, mas parece que o mercado repete muitas fórmulas.