Autor Tópico: [HELP] Como focar tudo?  (Lida 2633 vezes)

Jugulador

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 27 de Janeiro de 2019, 12:45:47
Por exemplo, quero gravar uma cena que quando eu for ao fundo eu esteja focado, mas quando me aproximar da câmera, também esteja, sem que a câmera altere o foco, é possível isso? Uso a t5i com a lente do kit.


Exemplo bobo, é tipo isso:

https://youtu.be/617XUYPUgxg

Nos 44 segundos ele ta na frente e ta focado, vai pra trás, e tb ta.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2019, 13:11:49
Por exemplo, quero gravar uma cena que quando eu for ao fundo eu esteja focado, mas quando me aproximar da câmera, também esteja, sem que a câmera altere o foco, é possível isso? Uso a t5i com a lente do kit.


Exemplo bobo, é tipo isso:

https://youtu.be/617XUYPUgxg

Nos 44 segundos ele ta na frente e ta focado, vai pra trás, e tb ta.

3 coisas controlam o quanto da cena fica em foco:

Distância focal da lente (quanto menor, maior espaço em foco).
Abertura da lente (quanto menor, maior espaço em foco)
Distância (quanto mais longe, mais espaço em foco)

Uma configuração que poderia te garantir um maior espaço em foco com sua lente do kit seria colocá-la em 18mm, diminuir a abertura para f/11 e focar manualmente mais ou menos no centro entre seu ponto mais próximo e seu ponto mais distante em que você vai aparecer (foque um pouco mais próximo do ponto onde você vai ficar mais perto da câmera, pois o espaço em foco é menor na àrea mais próximo da câmera).

Exemplo de onde focar manualmente:

Câmera (. . .) Você1 (. . .) Foco (. . . . .) Você2

Uma dica seria colocar um objeto no local do foco para você poder usar o foco automatico da câmera para focar o objeto e depois travar o foco colocando a câmera no manual. Pode ser difícil focar no local exato manualmente apenas no olho.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2019, 13:13:21 por Di Torres »


Jugulador

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2019, 13:20:27
3 coisas controlam o quanto da cena fica em foco:

Distância focal da lente (quanto menor, maior espaço em foco).
Abertura da lente (quanto menor, maior espaço em foco)
Distância (quanto mais longe, mais espaço em foco)

Uma configuração que poderia te garantir um maior espaço em foco com sua lente do kit seria colocá-la em 18mm, diminuir a abertura para f/11 e focar manualmente mais ou menos no centro entre seu ponto mais próximo e seu ponto mais distante em que você vai aparecer (foque um pouco mais próximo do ponto onde você vai ficar mais perto da câmera, pois o espaço em foco é menor na àrea mais próximo da câmera).

Exemplo de onde focar manualmente:

Câmera (. . .) Você1 (. . .) Foco (. . . . .) Você2

Uma dica seria colocar um objeto no local do foco para você poder usar o foco automatico da câmera para focar o objeto e depois travar o foco colocando a câmera no manual. Pode ser difícil focar no local exato manualmente apenas no olho.

Desculpe a pergunta idiota, mas como olho esse f11 e etc? Onde marca?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2019, 13:25:04
Desculpe a pergunta idiota, mas como olho esse f11 e etc? Onde marca?

Coloque a câmera no modo manual que vai aparecer a opção pra você mudar a abertura para f/11.
Sugiro dar uma lida no manual da câmera e procurar alguns vídeos que expliquem o triângulo da fotografia para aprender mais sobre a abertura, velocidade e ISO.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2019, 14:42:59
É fácil

Use uma câmera com sensor pequeno

Ex: Nikon P520, P900, P1000, L810...

Existem inúmeros modelos :ok:


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

ou o celular
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2019, 21:44:15
Exato... acredito até que celular faça um trabalho melhor do que as câmeras compactas.
Eu usaria um bom celular pra isso.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2019, 22:07:47
Uma APS-C com uma 18mm em f/11 tem mais DOF que qualquer smartphone com lentes f/2.2 ou mais abertas e equivalentes a 20mm ou mais longas (praticamente todos do mercado).

Ele já tem tudo que precisa, uma APS-C e a lente do kit. Não tem a menor necessidade de adquirir mais equipamento ou usar outro equipamento menos adequado.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2019, 23:17:03

Sério ???

E o ISO para isso ?

De dia/tarde rola ISO 100 ~ 400 tranquilo, já que vídeo se grava em 1/50.

De noite vai ser o mesmo problema que qualquer compacta e smartphone também vai ter.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2019, 23:17:44 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2019, 23:30:51

 :ponder:

Está bem, então.

Cara, um BOM smartphone tem cerca de 5 stops a menos de performance de ISO/DR em relação a uma APS-C de ano próximo.

A maioria dos smartphones usam lentes com abertura de f/2 ou por volta disso.

Quantos stops são de f/2 até f/11?... THARAM... Cinco!

Esse povo que acha que sensor pequeno entrega DOF grande de graça me dá uma preguiça.  :doh:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2019, 00:27:41
Seria interessante ter uma fórmula ISO/tamanho de sensor

Eu busco uma M 4/3 há uns tempos e meus colegas profissionais todos me desincentivam... eu gostaria de saber o quanto perderei de fato

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Se entendi a questão, a regra que todo mundo usa nos sites gringos que eu vejo é: 1 stop de diferença de FF para APS-C (crop 1,5x) e outro stop de APS-C pra m4/3 (crop 2x), portanto 2 stops de diferença de FF para m4/3, mas desde que as cameras tenham contagem de megapixel equivalente (tamanho do pixel nem muito grande, nem muito pequeno). Mas isso é aproximado, pois além do tamanho do pixel, depende da 'idade tecnológica' do equipamento. Se for no site dpreview naquela ferramenta de comparação, dá pra ver que mais ou menos bate sim.

Então FF ISO 6400 = APS-C ISO 3200 = m4/3 ISO 1600 e assim por diante.

Nesse tópico, um dos participantes faz as as contas usando logaritmo: https://www.dpreview.com/forums/thread/2856719

If we assume the same perspective and framing, then, for the same f-ratio and shutter speed, then the light gathering advantage (in stops) of one format over another is given by the base two logarithm of the ratio of the sensor areas.

For example, for FF vs 1.6x, we have log2 (864 / 329) = 1.39 stops.

Another method, that's especially better if comparing formats with different aspect ratios, is to use the linear dimensions of the image.

For example, for FF vs 4/3 at the same AOV (angle of view), we would use the ratio of the sensor diagonals. In this case, the differential is 2 x log2 (43.3 / 21.6) = 2 stops. If we were cropping FF (3:2) to 4:3, we would use the ratio of the sensor heights and get: 2 x log2 (24 / 13) = 1.77 stops. If we were cropping the 4/3 image (4:3) to 3:2, we would use the ratio of the sensor lengths and get: 2 x log2 (36 / 17.3) = 2.11 stops.

When the aspect ratios of the two systems are the same, we can use the diagonal, length, or height of the sensors -- they will all give the same results. Or, we could use the area of the sensors, and forego the factor of two that is used with the linear ratios.




  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2019, 00:34:48
Por exemplo, quero gravar uma cena que quando eu for ao fundo eu esteja focado, mas quando me aproximar da câmera, também esteja, sem que a câmera altere o foco, é possível isso? Uso a t5i com a lente do kit.


Exemplo bobo, é tipo isso:

https://youtu.be/617XUYPUgxg

Nos 44 segundos ele ta na frente e ta focado, vai pra trás, e tb ta.

Acho que o mais seguro é usar um calculador de profundidade de campo (DOF calculator). Calcule as distâncias que vc precisa e usando o calculador, por aproximação, você consegue decidir a melhor configuração da camera. Mas uma coisa é certa, quanto maior for essa distância, mais luz você vai precisar. Se puder fazer de dia ao ar livre, será mais fácil.

http://www.dofmaster.com/dofjs.html
  vimeo     flickr     insta


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2019, 01:23:32
Mas a diferença pratica entre FF e aps-c é maior porque temos poucas cameras FF com alta densidade de pixel.
O padrão de uma FF hoje não passa dos 36MP, quando deveria ter na casa de 54MP para se equivalente aos 24MP do aps-c.

Os M4/3 de 20MP então nem se fala, seria uma FF de 80MP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Jugulador

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 13:55:20
É fácil

Use uma câmera com sensor pequeno

Ex: Nikon P520, P900, P1000, L810...

Existem inúmeros modelos :ok:


Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Com a T5i não da?


Jugulador

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 13:58:46
Exato... acredito até que celular faça um trabalho melhor do que as câmeras compactas.
Eu usaria um bom celular pra isso.
Meu cel é uma bosta, o video inteiro seria com a t5i, seria bizarro cair tanto a qualidade nessa cena.

Eu vou gravar uma cena imitando o Michael Jackson Thriller, e minha intenção é que meu olhar esteja bem vísivel no momento que eu avanço.

https://youtu.be/sOnqjkJTMaA

Nos 8:58


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2019, 09:33:10
De dia/tarde rola ISO 100 ~ 400 tranquilo, já que vídeo se grava em 1/50.

De noite vai ser o mesmo problema que qualquer compacta e smartphone também vai ter.

Isso é verdade; ter tudo em foco ou não depende da abertura, usar distâncias focais baixas (18MM , por exemplo), entre outros fatores. Mas nesse caso uma DSLR proporciona melhor qualidade de imagem, algo que câmeras superzoom-brigde ou celulares ainda não chegam perto.