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A Nikon não consegue mais vender câmeras caras pq o salário do fotógrafo não consegue pagar
Acionistas revoltados.
Para atender a nova profissão, se reduz preço e qualidade.
A mercado se estabiliza em um novo padrão bem mais baixo de câmera, onde o fotógrafo é igual ao pedreiro, pintor, marceneiro, mecânico.
Irreversível
Vc descreveu perfeitamente como funciona o mercado, nao do da fotografia mas qualquer mecado. O objetivo de toda empresa eh sobreviver a competicao, e nao pensar na acrreira de um publico que compra seu produto para ser quebrado pelo competidor.
Mas vamos ver a questao por outras perspectivas.
A primeira perspectiva eh a mais simples, que seria supor que nenhuma marca de camera competisse entre si, o que so seria possivel com um numero muito limitado de fabricantes/marcas. E nenhuma delas fizesse cameras de baixo custo e menor qualidade. Isso faria com que nao houvesse popularidade da profissao e os profissionais poderiam continuar cobrando seus precos compensadores. Mas por outro lado, isso tambem significaria que nao teriamos formato 35mm ou mesmo cameras digitais. Lembrando que a popularizacao das cameras comecou com Kodak, Agfa, Adox, entre outras, na epoca em que formato 35mm ainda nao existia.
Uma segunda perspectiva, o fato da Nikon ter sido a camera referencia para profissionais por causa de sua qualidade, ate que um dia os profissionais em massa migraram para a Canon que inventou a guerra dos MP e Full-Frame como referencia de qualidade. A Nikon poderia ter mantido seus precos e qualidade enquanto perderia vendas e inevitavelmente reduziria seu status para se parelhar a marcas como Pentax ou Hasselblad (ou nem isso quebrando e fechando as portas para o mercado fotografico de vez). A Hasselblad que de qualidade deixou a desejar por decadas, vendendo cameras caras so por causa do nome e de suas edicoes especiais limitadas, e Hoje a Hasselblade nao passa de apenas uma marca ela ja nao produz lentes, cameras nem nada.
Uma perceira perspectiva. Os proprios profissionais largaram mao da qualidade em busca de meior comodidade, velocidade, etc. Afinal de contas, o foto-jornalista ou fotografo editorial que entreguasse o resultado mais rapido passou a ser mais valorizado pelas empresas. No final das contas, os fabricantes nao estavam apenas atendendo a demanda do publico amador por precos mais baixos, mas sim a demanda do publico profissional.
A Nikon pode agora nao estar conseguindo mais vender cameras como antes. Mas ela sobreviveu tal competicao ate aqui atendendo a demanda do mercado.
E da mesma forma que as marcas precisam se adaptar ao mercado para sobreviver, tambem precisam os fotografos. Nao adianta querer proteger a profissao e salarios dos fotografos, ignorando a demanda e natureza do mercado, apenas para que tais profissionais tenham o comodismo e vantagem de nao precisarem se adaptar e competir na nova realidade.