Autor Tópico: Pelo na parte interna do Pentaprisma e Despolido manchado.  (Lida 5605 vezes)

isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 03 de Março de 2019, 00:22:10
Olá Pessoal!

Bom possuo uma T4i, cadastrei no CPS da Canon e ganhei uma limpeza grátis no corpo da câmera, de acordo com o serviço efetuado, durante a limpeza foram relatados:

Pelo na parte interna do pentaprisma
Despolido manchado
Não sendo possível remover com a limpeza.

A grosso modo segui uns passos do fórum para ver se aparecia o pelo ou mancha nas fotos, e o pelo aparece, mancha nenhuma, fiz a foto só pra testes mesmo, amanhã faço certinho como mais claridade pra ver se aparece mais pontinhos.

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_6759-jpg

Gostaria de saber de vocês seguinte, o despolido já até vi no Aliexpress e custa uns R$50, recomendam? Um detalhe quando eu olho pelo viewfinder, tem bastante sujeira, porém esta sujeira não sai na foto.

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190303_001252_-1-jpg

Agora como sou leiga no assunto, este pelo no pentaprisma não tem jeito de ser limpo? Só trocando? Se eu levar em outra assistência? Não sei se é pq a limpeza foi grátis, que talvez eles não tenham tentando limpar melhor, não sei, gostaria de saber opinião de vocês.
« Última modificação: 03 de Março de 2019, 00:26:01 por isa2306 »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2019, 07:31:35
Parabéns por entrar na CPS!!!

Eu não me preocuparia com isso e também não trocaria a peça, sempre vai ter sujeira, mesmo não trocando de lente.

Aguarde por mais opiniões e depois decida se vale a pena…


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2019, 08:14:49
Leva na Canon que eles tem a peça original pra te vender, um técnico especializado vai fazer a limpeza e se for algo mais complicado ele já te diz na hora.
Num recomendo vc mexer ali porque e delicado e pode piorar as coisas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2019, 10:11:57
No caso do despolido a sujeira não incomoda mesmo, e como não sai nas fotos, não é tão preocupante, mas o pelo na parte interna do pentaprisma sai nas fotos, eu li no fórum e fiz os testes da foto e percebi que este pelo sai nas fotos.

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_6759-jpg

A limpeza já foi feita na Canon e eles não conseguiram remover, por isso minha dúvida, devo levar em outra assistência, será caro a troca desta peça, sendo bem sincera eu nem sei onde fica o pentaprisma, o despolido foi mostrado na assistência pra mim e tem vídeo no Youtube, mas este não me preocupa a troca ainda, já que sempre terá sujeira, mas pentaprisma não achei nada.

Obrigada por responderem!
« Última modificação: 03 de Março de 2019, 10:15:36 por isa2306 »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2019, 12:57:31
O despolido serve apenas para visualização e não interfere em absolutamente nada na foto final, já que na hora do clique o espelho levanta cobrindo o despolido e expondo o sensor para a lente. É apenas uma coincidência ter uma sujeira no sensor também mas elas não tem relação direta.
Agora o pelo pode depois se soltar e ir parar no sensor e aí sim vai influenciar na foto, até porque o tamanho do pelo com relação aos pixels é muito grande.
Eu levaria em outra assistência se você não tem habilidade para retirar o despolido e limpar. Não é difícil de fazer mas como envolve trabalhar próximo de componentes frágeis (espelho, obturador e sensor) uma bobeada e o prejuízo é grande.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2019, 13:39:39
O despolido serve apenas para visualização e não interfere em absolutamente nada na foto final, já que na hora do clique o espelho levanta cobrindo o despolido e expondo o sensor para a lente. É apenas uma coincidência ter uma sujeira no sensor também mas elas não tem relação direta.
Agora o pelo pode depois se soltar e ir parar no sensor e aí sim vai influenciar na foto, até porque o tamanho do pelo com relação aos pixels é muito grande.
Eu levaria em outra assistência se você não tem habilidade para retirar o despolido e limpar. Não é difícil de fazer mas como envolve trabalhar próximo de componentes frágeis (espelho, obturador e sensor) uma bobeada e o prejuízo é grande.

Guto o pelo esta de acordo com a CPS da Canon na parte interna do Pentaprisma e aparece na foto como coloquei no link da imagem acima, em abertura F22 num fundo branco etc...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2019, 13:42:54
Guto o pelo esta de acordo com a CPS da Canon na parte interna do Pentaprisma e aparece na foto como coloquei no link da imagem acima, em abertura F22 num fundo branco etc...
A imagem registrada pelo sensor não passa pelo pentaprisma. Então é impossível um pelo no pentaprisma sair na imagem.  ;)
O que está saindo é uma sujeira no sensor.
« Última modificação: 03 de Março de 2019, 13:43:18 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2019, 18:55:47
A imagem registrada pelo sensor não passa pelo pentaprisma. Então é impossível um pelo no pentaprisma sair na imagem.  ;)
O que está saindo é uma sujeira no sensor.

Primeiramente muito obrigada pela sua explicação .

Para vcs verem que eu não estou mentindo fiz o print do Termo de Entrega, é que não entendo nada, queria exatamente opiniões para saber o que eu faço se seria possível remover este pelo, gostaria de deixa-la perfeita, claro se for possível!

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190303_184938-jpg só retirei meus dados.

Na entrega a moça do balcão me explicou,olha o despolido manchado não influi na foto, mas o pelo no pentaprisma sim, e qdo eu fiz o teste realmente ele aparece, muito obrigada pela explicação, então pelo que vejo é sensor sujo.
« Última modificação: 03 de Março de 2019, 19:02:04 por isa2306 »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2019, 00:41:29
Leva na Portssar lá no centro e fala com o Jairo, técnico (e dono). Ele faz a limpeza geral (sensor e pentaprisma/despolido) e te fala se vale a pena trocar por conta da mancha ou não.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2019, 10:39:55
Leva na Portssar lá no centro e fala com o Jairo, técnico (e dono). Ele faz a limpeza geral (sensor e pentaprisma/despolido) e te fala se vale a pena trocar por conta da mancha ou não.

Obrigada Guto farei isso! Fica a Dica pra falha no CPS da Canon depois desta limpeza que acredito tenha sido meia-boca eu não levo mais, mesmo pagando, vou buscar outros locais.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2019, 11:16:48
Obrigada Guto farei isso! Fica a Dica pra falha no CPS da Canon depois desta limpeza que acredito tenha sido meia-boca eu não levo mais, mesmo pagando, vou buscar outros locais.
Então, precisa entender qual é o plano que vc contratou, porque os planos mais simples não da cobertura para alguns itens.

Mesmo assim, a limpeza do sensor acho que está incluído em todos, e vc deveria reclamar com eles, afinal vc pagou o plano e se esta incluído a limpeza eles deveriam fazer.

Entre as outras assistências Canon aqui em Sampa a melhor e maior é a Namba. A Portssar é boa, pode resolver facilmente o seu problema, mas quando vc tiver algum problema mais complicado melhor levar na Namba, que é assistência oficial Canon.



Conhecimento importa mais que equipamento.


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2019, 12:53:17
Então, precisa entender qual é o plano que vc contratou, porque os planos mais simples não da cobertura para alguns itens.

Mesmo assim, a limpeza do sensor acho que está incluído em todos, e vc deveria reclamar com eles, afinal vc pagou o plano e se esta incluído a limpeza eles deveriam fazer.

Entre as outras assistências Canon aqui em Sampa a melhor e maior é a Namba. A Portssar é boa, pode resolver facilmente o seu problema, mas quando vc tiver algum problema mais complicado melhor levar na Namba, que é assistência oficial Canon.

Vou fazer isso, fiquei descontente agora e nem a descrição do serviço efetuado foi satisfatório, pelo que acima foi descrito pelo Guto, pelo no pentaprisma não apareceria na foto, a limpeza é igual para qualquer plano até grátis etc, faltou informação e faltou serviço, vou fazer orçamento na Namba e nesta que o Guto indicou, na Namba já me passaram que a troca do Despolido fica R$90, mas pelo que entendi só trocando despolido não faria efeito neste pelo que aparece na imagem.

Obrigada!
« Última modificação: 04 de Março de 2019, 12:55:26 por isa2306 »


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2019, 13:35:45
Eu sou uma pessoa teimosa e com todas as informações que vcs me passaram, fui atrás, confesso no YT, e tem um moço que explica como expor o sensor, fiquem calmos não fiz nada, só queria saber se estava limpo, e usei meu celular para tira uma foto do sensor para não ficar muito tempo exposto, e se via o maldito pelo, e lá estava, não tem nada de pentaprisma exatamente como Guto descreve é no sensor.

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190304_132614-jpg

Foto: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_6759-jpg

Agora a dúvida que fica se ele esta atrás deste filtro do sensor ou se esta no sensor, se estiver atrás já era.
« Última modificação: 04 de Março de 2019, 13:37:06 por isa2306 »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2019, 13:38:39
Sujeira no sensor é extremamente comum e fácil de resolver. As assistências fazem a limpeza na hora e custa entre R$30 e R$60
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


isa2306

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2019, 19:07:21
Conversei na Namba por Facebook, me passou orçamento do despolido em R$90 e comentei deste pelo e eles vão averiguar qdo levar para ver o despolido, se ele esta no sensor ou atrás, se estiver atrás eles não fazem limpeza só a troca do sensor e o custo de R$2000. Ficará com pelo.. rsrs