Autor Tópico: [1º vez fazendo retratos] Minha noiva.  (Lida 3850 vezes)

phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Online: 06 de Março de 2019, 11:31:31
O pouco tempo que fotografo sempre foi direcionado a paisagens e fotografias de viagens. Até que um belo dia combinamos de ir no Jardim Botânico do RJ fazer umas fotos para testar o meu amadorismo  :hysterical:

Aceito dicas e sugestões!!

1)



2)



3)



4)



5)

« Última modificação: 06 de Março de 2019, 11:32:44 por phmn »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2019, 11:59:56
O fundo tá chamando mais atenção que a modelo!
Tá faltando luz nela e o fundo meio estourado (mais claro).
« Última modificação: 06 de Março de 2019, 12:00:08 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2019, 13:32:57
Concordo com o colega, o fundo chama mais atenção pq está mais iluminado, inverta, coloque ela de frente pra luz, se o sol estiver forte, coloque ela bem de frente, fotometra na pele e o fundo vai escurecer naturalmente.

Outra dica que gosto de usar em retratos, mas não todos, mostre o busto ou ombro, corte um pedaço da cabeça ou diminua o "espaço morto" acima dela...sobra ali e falta embaixo. E quando vc corta a cabeça da mais ênfase aos olhos da modelo.

São dicas vc pode testar e aperfeiçoar suas técnicas, não é regra.

Só pra ilustrar
Sol das 16h a pino, repare como diminuindo o espaço na cabeça naturalmente vc já limpa um pouco o fundo do retrato.

Aqui não cortei, mas diminui, existem mais informação relevante abaixo do que acima, claro que depende da sua intenção na composição.
[url=https://flic.kr/p/HrtyA7]

Percebi que parece muito que vc está usando o ponto de foco central e não está recompondo, apenas foca e clica ai a imagem fica sempre centralizada, sem muita força de composição, isso acontece quando se clica algo em movimento. Brinque usando outros pontos de focagem, mesmo eles não sendo lá grande coisa (dependendo da camera, claro) durante o dia todos funcionam super bem.

Bons testes, está no caminho. :clap: :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2019, 14:02:35
Tô de acordo e também aprendendo com os colegas acima!  8-)

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2019, 14:05:00
Concordo com ambos, mas as dicas do Pablo Ebani foram ótimas. Irei fazer uns testes com minha filha para ver o que consigo fazer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2019, 17:56:06
Eu nao vejo problema da contra luz. desde que a pessoa retratada nao esteja demasiadamente escura ou digamos sub-exposta.

A 3 por exemplo, eu acho que esta bom. Na verdade eu acho que o fundo mais claro eh a cereja do bolo nessa foto. E os tons mais quentes no segundo plano ajudam.
Alem da luz, eu tambem gostei bastante da composicao do segundo plano, extremamente agradavel. A composicao da mulher, o sorriso, angulo e olhar tambem esta otimo.

A 1 eu penso que da para aumentar mais a exposicao, para destacar um pouco o rosto dela. Obviamente vai haver mais estouro no segundo plano, e eu nao vejo problema nenhum ja que estamos falando de retrato casual sem acessorios de iluminacao. O importante eh destacar a retratada. Sanvando as linhas dosegundo plano que tambem esta bem composta e com uma boa perspectiva o estouro eh o de menos.

A mesma coisa que comentei sobre a 1 penso que tambem vale para a 2, apesar de que  daria para sacrificar o enquadramento do segundo plano ( que mais uma vez esta uma maravilha) e fazer a foto na area e que teria todo o segundo plano com sombra (e da para ver que ainda daria para pegar o caminho). Essa foto me parece nao ser o melhor angulo dela

A 4 eu tenho minhas duvidas sobre como ficou a iluminacao no rosto dela. Mas tal como as demais, talvez tambem de para aumentar a exposicao dela, deixar o fundo mais estourado e abistrado, destacando a retratada, mas a maneira que o rosto ficou iluminado me deixa a desejar, apesar de que aqui explora um angulo melhor dela.


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2019, 13:27:43
Obrigado pelas dicas!!

Até entendo que o fundo possa estar em evidência. Mas a ideia era criar uma luz de recorte nas foto.  Além disso, essas fotos foram tiradas em dia de sol a pino, e a ideia era explorar o verde do local, explorar a época do ano.

Se eu fecho o quadro, reduzo  bastante a exposição do plano de fundo, perderia toda a ideia de "retrato no jardim botânico" , não?

Vou procurar os arquivos originais e tentar fazer outro tipo de edição


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2019, 14:20:00
Reveja seu conceito de luz de recorte!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2019, 14:21:58
Reveja seu conceito de luz de recorte!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

OK. Vou ler mais sobre...
« Última modificação: 07 de Março de 2019, 14:26:38 por phmn »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2019, 14:30:34

Não entendo nada de fotografia. Nada, mesmo!
E, de verdade, numa hora dessas, acho que é melhor...
Eu vi fotos descontraídas, casuais e bem feitas. O mais legal, a meu ver, a modelo está feliz e mostra isso de maneira bem natural.
Esse conjunto para mim é o que vale. Ou é um trabalho profissional???


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2019, 14:33:44


Esse conjunto para mim é o que vale. Ou é um trabalho profissional???




Aceito dicas e sugestões!!




Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2019, 14:50:32
Não entendo nada de fotografia. Nada, mesmo!
E, de verdade, numa hora dessas, acho que é melhor...
Eu vi fotos descontraídas, casuais e bem feitas. O mais legal, a meu ver, a modelo está feliz e mostra isso de maneira bem natural.
Esse conjunto para mim é o que vale. Ou é um trabalho profissional???

Foi totalmente causal. Estávamos com tempo livre e com vontade de dar um pulo no Jardim Botânico. Foi tudo pensado no momento e nas oportunidades...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2019, 16:47:55
Obrigado pelas dicas!!

Até entendo que o fundo possa estar em evidência. Mas a ideia era criar uma luz de recorte nas foto.  Além disso, essas fotos foram tiradas em dia de sol a pino, e a ideia era explorar o verde do local, explorar a época do ano.

Se eu fecho o quadro, reduzo  bastante a exposição do plano de fundo, perderia toda a ideia de "retrato no jardim botânico" , não?

Vou procurar os arquivos originais e tentar fazer outro tipo de edição

Eu nao sei qual comentario vc esta respondendo, mas nao vejo motivo algum para fechar o enquadramento. Na verdade, comparado com o que costumamos ver sendo mostrado por aqui, as suas fotos ja tem um enquadramento bem fechado e ao qual eu particulamente aprecio. Eu vivo comentando nas fotos dos demais contra esse anceio em querer mostrar mais do que necessario do ambiente, ficando uma foto com a mentagem a intencao de mostrar onde o ensaio foi feito sobrepondo o ensaio em si.

Eu repito o que eu disse anteriormente, o enquadramento e composicao do segundo plano estao bons, e com uma harmonia que nao costumo ver com frequencia por aqui. E penso que a expontaneidade e a atencao ao sentimento da armonia eh que acabam sendo a vantagem que sobresaem trabalhos focados na frieza tecnica pre-meditada.

E vendo as fotos em outro monitor, percebo que a exposicao da pele nao esta tao ascura assim como parecia antes.  A foto numero 4 que nesse monitor parece menos contrastosa, a luz no rosto nao parece tao contrastosa e a pele nao parece tao ensombrentada. Em geral eh uma bela foto.

De toda forma, penso que em geral, as pessoas estao comentando sem ver a foto, mas apenas vendo o aspecto tecnico dissociado da imagem e seu conteudo em si.

Outro dia eu vi uma citacao que dizia "Cuidado quem vc pede opiniao pq opiniao por opiniao todo mundo tem e a qualquer um que vc peca te dara uma. Por isso, mais importante do que receber opiniao eh saber para quem pedir opiniao". Com isso eu nao quero dizer que a opiniao dos demais (ou minha) devam ser ignorada, mas sim que vc deva saber quais sao as perspectivas de quem vc pede opiniao, para saber se valem para as suas perspectivas. E se nao valerem nao se deixar influenciar, pq tem muita gente que acabam "se corrompendo" por causa das opinioes alheias, mesmo nao havendo nada de errado com a opiniao alheia transmitida, mas sim por dissociacao de intecoes, perspectivas e apreciacoes.

Espero que o que eu tenha dito aqui seja compreensivel.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2019, 22:41:19
Se eu fecho o quadro, reduzo  bastante a exposição do plano de fundo, perderia toda a ideia de "retrato no jardim botânico" , não?
Já ouviu a expressão "Fatiar o Elefante"... se vc não consegue carregar ele inteiro, fatie e leve aos poucos...assim é com o cenário...não precisa mostrar tudo numa só foto...mostre partes e vá ambientando aos poucos durante o ensaio...jamais conseguirá fazer um retrato apenas mostrando tudo...é muita bagunça, muita informação.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2019, 22:45:07
Já ouviu a expressão "Fatiar o Elefante"... se vc não consegue carregar ele inteiro, fatie e leve aos poucos...assim é com o cenário.

Muito bom... Adorei isso!   :D