Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 117097 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #795 Online: 08 de Junho de 2021, 16:23:04

mas o crop mode não tem nenhuma vantagem sobre o crop na edição. eu tenho a eos r e não vi nenhuma diferença (exceto em video).

Sim, a vantagem fica na possibilidade de usar lentes EF-S que não funcionam nas DSLR FF.
As câmeras também conseguem mais fps e mais buffer em crop mode.
Mas em termos de qualidade de imagem, é a mesma coisa que cropar a imagem na pós, realmente.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #796 Online: 08 de Junho de 2021, 17:45:15
Essa de que a RP cai para mísero 1fps usando foco contínuo e flash é de cair o c* da bunda.  :doh:


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #797 Online: 08 de Junho de 2021, 20:31:37
Sim, a vantagem fica na possibilidade de usar lentes EF-S que não funcionam nas DSLR FF.
As câmeras também conseguem mais fps e mais buffer em crop mode.
Mas em termos de qualidade de imagem, é a mesma coisa que cropar a imagem na pós, realmente.

Por isso perde muito, alem da resolução, o nivel de ruido fica mais aparente. Sinceramente acho que se for pra usar lentes EFS nela acho melhor continuar com uma camera cropada. vai ter mais qualidade. a menos que a intenção seja video e gravar em 4k.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #798 Online: 09 de Junho de 2021, 10:44:15
Mike, vai de RP. ML é o futuro e um caminho sem voltas. Só tem vantagem.

Era só você ter me mandado um zap há 10 dias atrás que a patroa levava uma para você.

Ow meu amigo, obrigado. Mas ainda tô pra decidir o que fazer... Além disso, PY tá aqui do lado, acostumado comprar lá, pouca diferença para os EUA. Mas agradeço muito!

Sei que ML é o futuro, mas tô mais preocupado com o presente  :D :D
EOS R para mim, tá fora de cogitação, muito cara para meu bolso. E essa questão de lag da RP, me deixou preocupadíssimo.

A EOS R tem um nível de robustez melhor. Embora esteja em outro patamar de preço.


Pois é, pra mim não dá...


mas o crop mode não tem nenhuma vantagem sobre o crop na edição. eu tenho a eos r e não vi nenhuma diferença (exceto em video).


O Di Torres respondeu pra mim:

Sim, a vantagem fica na possibilidade de usar lentes EF-S que não funcionam nas DSLR FF.
As câmeras também conseguem mais fps e mais buffer em crop mode.
Mas em termos de qualidade de imagem, é a mesma coisa que cropar a imagem na pós, realmente.
:ok:

Por isso perde muito, alem da resolução, o nivel de ruido fica mais aparente. Sinceramente acho que se for pra usar lentes EFS nela acho melhor continuar com uma camera cropada. vai ter mais qualidade. a menos que a intenção seja video e gravar em 4k.

Então... A questão é que não tenho cartão de crédito com 15 ou 20k de limite, e nem posso usar toda essa grana, pra trocar tudo de uma vez. Ano passado foi foda, esse ano tbm tá sendo, rsrsrs. Não posso gastar tudo isso, sem nem saber quando os eventos voltarão. Aqui em Maringá, PR, os eventos estão em pinga-pinga, casamento só até 50~60 pessoas, casamentinho civil, ensaio... Torrar essa grana da poupança sem saber quando volta, é foda.

A ideia seria trocar o corpo, aproveitar minhas lentes o mínimo possivel. Vendê-las o quanto antes, e aí comprar lentes EF. Tipo assim, comprar a câmera e no outro dia anunciar as lentes. Vendendo elas, no outro dia tô no Paraguai comprando lente nova, hehehee


Essa de que a RP cai para mísero 1fps usando foco contínuo e flash é de cair o c* da bunda.  :doh:

Foi o que me broxou, além do lag que o rapaz relatou, rsrsrsrs.
A questão da bateria, eu até enfrentava de boas, comprava mais baterias e pronto, mas isso aí complica.

Imagina, noiva entrando, ou aquelas formaturas grandes, 300~400 formandos, entrega de certificado parece linha de produção, tudo acelerado, câmera lenta assim é tenso!



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #799 Online: 09 de Junho de 2021, 13:55:05
Então... A questão é que não tenho cartão de crédito com 15 ou 20k de limite, e nem posso usar toda essa grana, pra trocar tudo de uma vez. Ano passado foi foda, esse ano tbm tá sendo, rsrsrs. Não posso gastar tudo isso, sem nem saber quando os eventos voltarão. Aqui em Maringá, PR, os eventos estão em pinga-pinga, casamento só até 50~60 pessoas, casamentinho civil, ensaio... Torrar essa grana da poupança sem saber quando volta, é foda.
Eu também tenho muita vontade de trocar os equipamentos e tals, mas sem voltar o eventos eu não vou comprar nada... e o dólar também lascou.
Tô usando o que tenho e como todos sabemos o fotógrafo adora trocar de câmera/lentes sem de fato precisar  :hysterical: :assobi:

Foi o que me broxou, além do lag que o rapaz relatou, rsrsrsrs.
A questão da bateria, eu até enfrentava de boas, comprava mais baterias e pronto, mas isso aí complica.

Imagina, noiva entrando, ou aquelas formaturas grandes, 300~400 formandos, entrega de certificado parece linha de produção, tudo acelerado, câmera lenta assim é tenso!
Complicado mesmo, só que faz eventos sabe que sua frio na hora do vamos ver se der algo assim.
O cliente vai entender que seu fotógrafo perdeu a foto por que a sua câmera nova tem 1fps com flash e é lenta?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #800 Online: 10 de Junho de 2021, 08:58:33
Eu também tenho muita vontade de trocar os equipamentos e tals, mas sem voltar o eventos eu não vou comprar nada... e o dólar também lascou.
Tô usando o que tenho e como todos sabemos o fotógrafo adora trocar de câmera/lentes sem de fato precisar  :hysterical: :assobi:

Isso é verdade  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas a ideia era estar preparado, quando voltarem os eventos. Não esperar tanto... Mas muito disso é G.A.S.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Complicado mesmo, só que faz eventos sabe que sua frio na hora do vamos ver se der algo assim.
O cliente vai entender que seu fotógrafo perdeu a foto por que a sua câmera nova tem 1fps com flash e é lenta?

Então. Esse é o ponto principal. Nem ligo para a bateria durar pouco.
Imagina, ter que ficar prevendo foto igual era no tempo do filme, aguento não, kkkkkkkk


JOSIMAR FOTOGRAFIAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #801 Online: 10 de Junho de 2021, 09:30:00

mas o crop mode não tem nenhuma vantagem sobre o crop na edição. eu tenho a eos r e não vi nenhuma diferença (exceto em video).



Eu também tenho muita vontade de trocar os equipamentos e tals, mas sem voltar o eventos eu não vou comprar nada... e o dólar também lascou.
Tô usando o que tenho e como todos sabemos o fotógrafo adora trocar de câmera/lentes sem de fato precisar  :hysterical: :assobi:
Complicado mesmo, só que faz eventos sabe que sua frio na hora do vamos ver se der algo assim.
O cliente vai entender que seu fotógrafo perdeu a foto por que a sua câmera nova tem 1fps com flash e é lenta?


sima rp é lerda para casamentos com um flash + all servo + eyf + baterias em medias 1 mil fotos 1300 fotos,


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #802 Online: 10 de Junho de 2021, 09:34:58
Ontem testei a Canon EOS 6D Mark II + radio + flash Yongnuo. Fez aproximadamente 3 fps.
Depois de 24 tiros, caiu p/1 fps.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #803 Online: 10 de Junho de 2021, 11:01:37
Ontem testei a Canon EOS 6D Mark II + radio + flash Yongnuo. Fez aproximadamente 3 fps.
Depois de 24 tiros, caiu p/1 fps.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Ou seja, 6D II e RP praticamente são mais do mesmo, certo!?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #804 Online: 10 de Junho de 2021, 11:07:14
Ou seja, 6D II e RP praticamente são mais do mesmo, certo!?
Olhando por cima, a RP é uma versão ML da 6DII, praticamente tudo igual, tirando o sistema de foco que na ML tem frufrus a mais.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #805 Online: 10 de Junho de 2021, 11:16:27
Olhando por cima, a RP é uma versão ML da 6DII, praticamente tudo igual, tirando o sistema de foco que na ML tem frufrus a mais.
Mais leve, mais barata e com foco melhor além da vantagem do EVF. Em compensação a pegada/dials da 6DII é bem melhor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #806 Online: 10 de Junho de 2021, 11:23:43


Olhando por cima, a RP é uma versão ML da 6DII, praticamente tudo igual, tirando o sistema de foco que na ML tem frufrus a mais.

Ou seja, 6D II e RP praticamente são mais do mesmo, certo!?

São muito próximas, ambas são Full frame de entrada, na mesma faixa de preços — o que justifica todas estas dúvidas.

As pequenas diferenças, é que vão determinar para quem cada uma se adequa mais.

Em recente review o Vernaglia recomendou a 6d ii para eventos, aonde ha risco de cair líquidos na câmera, etc Para todos os outros, a RP resolve bem.

E ele já trabalhou com cada uma delas p/mais de 1 ano.





Sent from my motorola one using Tapatalk



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #807 Online: 10 de Junho de 2021, 21:48:43
Inspirado no relato de um colega aqui do fórum que migrou de dslr para R6 (ou era R5? Não estou bem certo) eu estava até escrevendo meu relato pessoal sobre 6 meses de mudança da 5D Mk3 para a RP. Um review não técnico (já existem muitos por ai) mas algo pessoal, justamente na esperança de ajudar quem fica na dúvida na hora da troca. Quando terminar eu posto.

Sobre ela e a 6Dmk2 basicamente é o que o Josimar falou (que casa também com o review comparativo do Armando Vernalha citado aqui): são equivalentes, porém me parece que a 6DII é realmente mais indicada para eventos.

Troquei a MK3 pela RP por algumas razões: desvalorização da Mk3, queria o LCD com flip, queria começar a fazer vídeo, Wi-fi. Com a Mk3 eu fazia ensaios, eventos (não casamentos nem formaturas), retratos e estúdio, produtos, etc. Não precisava "metralhar", então pra mim a RP atendeu perfeitamente inclusive superando as expectativas.

Porém consigo ver que, realmente, para eventos onde existe um "momento crucial" como casamento ou formaturas com certeza a RP não deve ser a melhor opção.

Agora para muitos seguimentos a RP vai atender com excelência. Me impressionei demais com algumas coisas dela, tava até pensando nisso. Não sei se talvez por EU não ter tido contato com alguns recursos que já tinha em algumas mirrorless e em outras câmeras/marcas (mas que não tem na Mk3). Só sei meus amigos que eu fiquei de queixo caído com algumas coisas dela:

Esse foco e o rastreio do olho foi algo de eu dava risada testando. Minha esposa perguntava "o que foi?" eu dizia "bruxaria, pura bruxaria" kkkk

O ISO também é outro ponto forte. Não apenas por poder usar em um valor bem elevado (para o que eu usava) mas o que achei legal é que quando sobe muito, logo que o ruído começa a aparecer, ele não é aquele ruído de cor. Parece um grão mesmo, fica um negócio orgânico. Não sei se isso já não era novidade, mas me impressionou. Quando sobre muito não, vem aquele ruído tradicional de cor. Mas no inicio da um aspecto de granulado.

O modo Al Servo dela é absurdo. Pra mim que fotografo criança fiquei de queixo caído. Crava tudo.

Tem muitos outros pontos positivos e, claro, os negativos também (como a bateria que foi o que mais me incomodou).

Depois tento terminar o relato da mudança e postar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #808 Online: 10 de Junho de 2021, 22:15:35
Em recente review o Vernaglia recomendou a 6d ii para eventos, aonde ha risco de cair líquidos na câmera, etc.

RP tem a mesma qualidade de selagem da 6DII.
Não sei da onde saiu essa informação de que a RP não é selada.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #809 Online: 10 de Junho de 2021, 22:24:41
RP tem a mesma qualidade de selagem da 6DII.
Não sei da onde saiu essa informação de que a RP não é selada.
Um dos pontos que ele ressalta é que a RP fica com o sensor exposto e, se ouvir "raio laser" no evento, isso é um perigo em potencial.

Quanto à selagem, receio que a Canon não é muito clara em relação ao assunto.

Sent from my motorola one using Tapatalk