Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 117080 vezes)

dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #810 Online: 11 de Junho de 2021, 15:10:37
Eu estou no mesmo dilema desse tópico, hehe. Tenho uma 6d MK1 e to começando a pensar em trocar ela por alguma dessas duas, pra aproveitar  enquanto a minha tem um valor de mercado ok e uma relativa procura. Mas, apesar do baita upgrade que a RP e 6dMkII tem no AF as vezes me da impressão que em relação ao sensor eu ia  meio que estar trocando seis por meia duzia..


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #811 Online: 11 de Junho de 2021, 16:16:45
Eu estou no mesmo dilema desse tópico, hehe. Tenho uma 6d MK1 e to começando a pensar em trocar ela por alguma dessas duas, pra aproveitar  enquanto a minha tem um valor de mercado ok e uma relativa procura. Mas, apesar do baita upgrade que a RP e 6dMkII tem no AF as vezes me da impressão que em relação ao sensor eu ia  meio que estar trocando seis por meia duzia..
Algumas pessoas (eu me incluo entre elas) tem o hábito de "pular uma geração" na hora de fazer o upgrade do equipamento (isso vale p/celular também).
É muito comum a diferença tecnológica ser pequena, ou mínima, de uma geração para outra.

Por esta perspectiva é que acredito que o melhor upgrade para a Canon EOS 6D (classic) seja uma EOS RP II — ela viria com avanços bem significativos e dentro da faixa dos mil dólares.

Seguir esta lógica permite levar mais pelo mesmo preço.

Agora, se estiver com pressa p/fazer seu upgrade, creio que não faz muito sentido comprar uma DSLR mais — a menos que você tenha necessidades profissionais específicas, como foi discutido anteriormente.


Sent from my motorola one using Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #812 Online: 14 de Junho de 2021, 09:03:23
Mais leve, mais barata e com foco melhor além da vantagem do EVF. Em compensação a pegada/dials da 6DII é bem melhor.

Eu adorava a pegada da 6DII, ficava bem na mão, mesmo tendo mãos grandes. Foi a melhor DSLR que tive, em todos os sentidos kkkk, pois foi a única mais moderna que possui, antes era 5D clássica e 5DII, 40D. Nunca tive o que reclamar dela a não ser aquela tela flip que tinha um medo danado de quebrar aquilo na correria de algum evento, então usava pouco.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #813 Online: 14 de Junho de 2021, 09:09:09
Eu estou no mesmo dilema desse tópico, hehe. Tenho uma 6d MK1 e to começando a pensar em trocar ela por alguma dessas duas, pra aproveitar  enquanto a minha tem um valor de mercado ok e uma relativa procura. Mas, apesar do baita upgrade que a RP e 6dMkII tem no AF as vezes me da impressão que em relação ao sensor eu ia  meio que estar trocando seis por meia duzia..
Ao meu ver, da 6DI para a II não é 6 por meia dúzia, a camera é muito mais rápida que a versão anterior. supre perfeitamente eventos, o foco é muuuuito superior e o modo Burst é fenomenal.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #814 Online: 15 de Junho de 2021, 11:03:15
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-rp-corpo__2804528/

RP por R$ 5140,00 no PY.

Tô com medo, mas tô tentado, hahaha. :D :D


Esse adaptador que precisa usar, o Viltrox funciona bem, ou tem que ser Canon?
« Última modificação: 15 de Junho de 2021, 11:06:40 por Mike Castro »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #815 Online: 15 de Junho de 2021, 12:42:29
Só sei meus amigos que eu fiquei de queixo caído com algumas coisas dela:

Esse foco e o rastreio do olho foi algo de eu dava risada testando. Minha esposa perguntava "o que foi?" eu dizia "bruxaria, pura bruxaria"
...
O modo Al Servo dela é absurdo. Pra mim que fotografo criança fiquei de queixo caído. Crava tudo.
Adriano, é por aí mesmo.. Uma coisa é você ver vídeos ou outros comentando, a outra é você usar pessoalmente.
Eu também achava que era bruxaria. Hoje para mim é tão natural que acharia o jeito antigo esquisito e antiquado.
Claro que ali existe uma curva de aprendizado. Hoje eu achei uma configuração legal nos modos de foco e na maneira como configuro os botões para usar Eye Af como algo separado. Talvez um problema na RP seja a falta de botões para fazer esse tipo de configuração (estou no achismo aqui).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #816 Online: 15 de Junho de 2021, 12:47:01
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-rp-corpo__2804528/

RP por R$ 5140,00 no PY.

Tô com medo, mas tô tentado, hahaha. :D :D


Esse adaptador que precisa usar, o Viltrox funciona bem, ou tem que ser Canon?
Mike, qualquer lente que funcione no EF irá funcionar na RP com adaptador.

Sobre o preço, eu se fosse você, pegava a RP. A RP só tem 3 "grandes problemas" na minha opinião: 1 slot, bateria e dials/botões muito simples. Aquele dial atrás padrão Rebel eu não gosto. Claro que hoje com touch screen dá para fazer muita coisa.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #817 Online: 15 de Junho de 2021, 14:23:01
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-rp-corpo__2804528/

RP por R$ 5140,00 no PY.

Tô com medo, mas tô tentado, hahaha. :D :D


Esse adaptador que precisa usar, o Viltrox funciona bem, ou tem que ser Canon?
Olha só, até que está barata nesse momento.
Pega o adaptador Canon ein! Se não tivesse o original até ok hahaha


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #818 Online: 16 de Junho de 2021, 19:08:38
Ao meu ver, da 6DI para a II não é 6 por meia dúzia, a camera é muito mais rápida que a versão anterior. supre perfeitamente eventos, o foco é muuuuito superior e o modo Burst é fenomenal.

Pois é, até então o AF limitado da 6D1 não me incomodava pois mais de 90% do uso era pra fotografia de paisagem. Mas ultimamente to fazendo muitas fotos de retratos , que vira e meche preciso repetir as fotos por nao ficar com foco cravado e nessa minha "nova" jornada de fotografia de pessoas percebo que nem todo mundo tem paciência pra repetir uma foto, hehe. E as vezes uso a camera pra me filmar tocando baixo, e essas horas a falta de AF decente em video e um LCD articulado pro retorno faz falta. É nessas horas que começa me dar vontade de um upgrade.


Algumas pessoas (eu me incluo entre elas) tem o hábito de "pular uma geração" na hora de fazer o upgrade do equipamento (isso vale p/celular também).
É muito comum a diferença tecnológica ser pequena, ou mínima, de uma geração para outra.

Por esta perspectiva é que acredito que o melhor upgrade para a Canon EOS 6D (classic) seja uma EOS RP II — ela viria com avanços bem significativos e dentro da faixa dos mil dólares.

Seguir esta lógica permite levar mais pelo mesmo preço.

Agora, se estiver com pressa p/fazer seu upgrade, creio que não faz muito sentido comprar uma DSLR mais — a menos que você tenha necessidades profissionais específicas, como foi discutido anteriormente.


Sent from my motorola one using Tapatalk

Eu também costumo seguir as suas mesmas premissas com smartphone e camera de não ficar seguindo cada geração e pular mais de uma. Mas como meu uso é hobby  então não to com pressa em fazer esses upgrades e também com uma esperança do dólar abaixar um pouco...
« Última modificação: 16 de Junho de 2021, 19:15:19 por dlgoes »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #819 Online: 16 de Junho de 2021, 23:23:36
Adriano, é por aí mesmo.. Uma coisa é você ver vídeos ou outros comentando, a outra é você usar pessoalmente.
Eu também achava que era bruxaria. Hoje para mim é tão natural que acharia o jeito antigo esquisito e antiquado.
Claro que ali existe uma curva de aprendizado. Hoje eu achei uma configuração legal nos modos de foco e na maneira como configuro os botões para usar Eye Af como algo separado. Talvez um problema na RP seja a falta de botões para fazer esse tipo de configuração (estou no achismo aqui).

Dá pra customizar, Thales. Por exemplo, eu utilizo aquele pad direcional (que tem o botão 'set' no meio) assim:

Pra cima: alterna entre LCD e o EVF (aperta 1 vez ele desliga o lcd e liga o EFV, aperta de novo ele volta pro lcd)
Pra baixo: desliga a câmera (coloca naquele modo de hibernação).
Pra esquerda: alterna entre AF e All Servo.
Pra direita: liga e desliga o Eye Detection AF.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #820 Online: 16 de Junho de 2021, 23:25:45
Dá pra customizar, Thales. Por exemplo, eu utilizo aquele pad direcional (que tem o botão 'set' no meio) assim:

Pra cima: alterna entre LCD e o EVF (aperta 1 vez ele desliga o lcd e liga o EFV, aperta de novo ele volta pro lcd)
Pra baixo: desliga a câmera (coloca naquele modo de hibernação).
Pra esquerda: alterna entre AF e All Servo.
Pra direita: liga e desliga o Eye Detection AF.
Valeu por compartilhar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #821 Online: 19 de Junho de 2021, 13:17:37
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-rp-corpo__2804528/

RP por R$ 5140,00 no PY.

Tô com medo, mas tô tentado, hahaha. :D :D





Esse adaptador que precisa usar, o Viltrox funciona bem, ou tem que ser Canon?


Caramba, Mike! Agora que reparei nesse preço. Olhei agora e está R$ 5.070,00 ! Realmente, tentador demais.

Só para efeito de comparação: uma SL3 no site brasileiro da Canon está saindo por 4.589,00. Na verdade o preço dela é 4.000 em média, mas não vendem atualmente apenas a câmera (que já vem com a lente do kit). Vendem ela apenas em combos. Esses 589 correspondem a mini impressora que vem nesse combo. Tem outro que custa 4.699 e vem com uma 50mm 1.8, e assim por diante. Realmente tentador fazer uma pequena odisseia pra comprar lá.

Mas no momento atual tem um pequeno porém:

"Paraguai vive pior momento na pandemia, com maior taxa de mortalidade do mundo, falta de leitos de UTI e vacinação lenta"

https://outline.com/66E9EZ
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #822 Online: 19 de Junho de 2021, 13:17:57
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #823 Online: 19 de Junho de 2021, 14:22:35

Caramba, Mike! Agora que reparei nesse preço. Olhei agora e está R$ 5.070,00 ! Realmente, tentador demais.

Só para efeito de comparação: uma SL3 no site brasileiro da Canon está saindo por 4.589,00. Na verdade o preço dela é 4.000 em média, mas não vendem atualmente apenas a câmera (que já vem com a lente do kit). Vendem ela apenas em combos. Esses 589 correspondem a mini impressora que vem nesse combo. Tem outro que custa 4.699 e vem com uma 50mm 1.8, e assim por diante. Realmente tentador fazer uma pequena odisseia pra comprar lá.

Mas no momento atual tem um pequeno porém:

"Paraguai vive pior momento na pandemia, com maior taxa de mortalidade do mundo, falta de leitos de UTI e vacinação lenta"

https://outline.com/66E9EZ
Os preços são tentadoras.
Será que é possível comprar, sem ir até lá?

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #824 Online: 19 de Junho de 2021, 14:25:43
Uma coisa que eu gostaria de saber, com toda a sinceridade, é como vai a manutenção da EOS RP?

 Já que o sensor não tem a proteção, presente nas outras FF mirrorless da Canon.

A frequência da limpeza é maior ou estou perguntando alguma bobagem?!

Sent from my motorola one using Tapatalk