Autor Tópico: Pontos rosados ao tirar fotos do nascer do sol.  (Lida 906 vezes)

adaobueno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 29 de Abril de 2019, 11:23:22
Olá a todos. Sou no aqui e tenho uma dúvida, não sei se aqui seria o espaço correto para essa mensagem.
Tenho uma Canon PowerShot SX50 HS, e hoje quando fui tirar uma foto do nascer do sol apareceram esse pontos rosados na foto quando apontei a câmera para o sol.
Já tinha tirado fotos outras vezes tanto do nascer quanto do por do sol e não apareciam esses pontos.
Esses pontos só apareceram na câmera quando ela é apontada para o sol.
O que pode ser?
Vejam a foto nesse link: https://www.dropbox.com/s/pslymk0p2qjbhqo/IMG_9155.JPG?dl=0


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2019, 11:54:59
Apesar de uma certa simetria entre as manchas/pontos rosa, me parece ser "flare". É uma espécie de aberração óptica que aparece em fotos assim no contra-luz. Algumas vezes fica até charmoso, outras fica como defeito mesmo.

Pesquise mais sobre o tema e veja outras fotos com o flare aparente para entender melhor...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2019, 12:13:11
Não sei como é em uma Power Shot, mas os manuais das DSLR (pelo menos nos que vi até hoje) dizem para não apontar a lente diretamente para o sol.

É bom dar uma conferida no manual dela ai, se constar isso, você pode ter levado o sensor alem do limite.


adaobueno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2019, 12:19:31
Elder e Roberto, obrigado pelas respostas. Vou dar uma pesquisada melhor sobre flare e vou dar uma olhada no manual.
Qualquer novidade eu posto aqui.