Autor Tópico: Vale a pena trocar uma Canon T5i por uma Fujifilm X-t1 / Fujifilm X-t20?  (Lida 1544 vezes)

HeavenHoods

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Boa tarde,

Sou novo na fotografia(6 meses), já tive Nikon d70s/d3200, e atualmente tenho uma canon t5i... mas não tenho estado satisfeito... vendo fotos, comparativos entre qualidade/nitidez/cores das imagens cheguei até a Fujifilm, e fiquei maravilhado com  o que ela entrega, alem dos botões de acesso rápido a parametros essenciais sem contar o eletronic viewfinder que te entrega exatamente aquilo que será fotografado..

enfim, ainda valem a pena as Fujifilm X-t1 / Fujifilm X-t20? Recomendam outras da linha Fuji?
Grato pela atenção <3.
Atual: Sony a99 50 1.7 28 2.8, Canon T5i 24mmF2.8. Em novos lares: Nikon D750, Canon 6D, Fuji X-T10, Canon 5D MK II, Olympus e-m10 mk II, Nikon D3200, Nikon D70s.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2019, 13:44:27
Boa tarde e seja bem-vindo ao fórum!

Tentando ser direto, sim, uma X-T20 ainda é um baita equipamento, mesmo após o lançamento da sua sucessora X-T30. Não sei com relação a X-T1, pois não sou muito "antenado" com a linha de câmeras da Fuji, mas a X-T20 é ainda relativamente recente.

Se você gostou da experiência que a câmera entrega, especialmente nestas questões de EVF, botões etc, pode ser um upgrade legal. Já se está achando que suas fotos terão um salto de qualidade, aí talvez possa não ter a expectativa atendida, ainda mais se não tiver dinheiro para bancar as boas lentes da Fuji, que não são nada baratas.

O ideal seria postar algumas fotos suas e tentar indicar quais foram as limitações relacionadas ao equipamento. Não estou dizendo que seja o seu caso, mas MUITAS vezes o problema é a pecinha que vai atrás da câmera... E sabendo quais foram as limitações (se existirem), aí será mais fácil estabelecer se determinada câmera será ou não um bom upgrade para a sua atual.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2019, 13:56:45
Tenho pouca experiencia prática com as 3 câmeras citadas aqui, mas poderia dizer que você terá um BELO ganho de qualidade de imagem, principalmente no quesito ruído em ISO alto. Tenho feito testes com a minha X-E2 (teoricamente é quase uma X-T1 em outro corpo) e tenho visto que o desempenho dela arranha a 5d Mark3 nesse quesito!

É complicado falar pra você "vai lá e muda" pq não é tão simples fazer isso. São pegadas totalmente diferentes, os comandos mudam muito, até a forma de usar muda um pouco, mas nada que não dê pra acostumar com um pouco de prática. Mas conheço gente que fez essa migração e voltou pq fez na doida...

Você que está ainda começando não tem muitos vícios e manias, então não acho que sentiria tanto assim essa troca. Resumindo: se vc achou interessante essa questão dos comandos, tem gostado das fotos que viu por aí e, de preferencia, brincou com alguma delas e gostou, vai fundo!

Uma dúvida, vc disse que não tem ficado muito satisfeito com a T5i. Em que quesitos, especificamente?
Outra coisa, fiz um ensaio semana passada num ambiente onde o sol ficava entrando e saindo toda hora e essa afirmação aqui teve um pequeno porém:

sem contar o eletronic viewfinder que te entrega exatamente aquilo que será fotografado..

Tive uma diferença no que eu via pelo EVF e pelo LCD de trás da câmera, mesmo ambos estando no brilho máximo. Claro que foi só uma questão de recorrer ao histograma, mas senti que há situações onde isso não é 100% verdade
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2019, 14:01:30
A X-T20 é consideravelmente melhor que a X-T1, ambas são melhores que a T5i.

Reforço o comentário anterior, se você está encontrando defeito em todas as máquinas que pega o problema pode ser você mesmo. Nos diga quais os problemas e talvez possamos ajudá-lo :ok:


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2019, 14:26:16

Sou novo na fotografia(6 meses), já tive Nikon d70s/d3200, e atualmente tenho uma canon t5i... mas não tenho estado satisfeito...
Nem vi suas fotos, mas pelo tempo de experiência, acho que há grande chances de trocar de equipamento novamente e continuar insatisfeito com os resultados obtidos.

Sugiro investir em conhecimento (cursos, livros, etc) e praticar mais com o equipamento que tem em mãos, antes de concluir que a T5i não entrega aquilo que você precisa.
Alexandre Rodrigues


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2019, 14:48:37
Reforço o comentário anterior, se você está encontrando defeito em todas as máquinas que pega o problema pode ser você mesmo. Nos diga quais os problemas e talvez possamos ajudá-lo :ok:
Sei que soa grosseiro mas é bem isso mesmo. Eu mesmo conseguiria tirar fuitos muito melhores hoje com a minha primeira DSLR (D3100) do que eu tirava quando comprei minha primeira FF lá em 2013.

Mas, respondendo sua pergunta, eu só migraria para ML depois que você começasse a realmente ter resultados mais satisfatórios e consistentes com seu equipamento. Poste alguns exemplos para lhe ajudarmos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


HeavenHoods

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2019, 14:50:21
Então, a Noite publico algumas fotos que fiz e o que não me agradou nelas.

Quanto ao trocar de cameras: a D70s usei apenas com a lente 50mm 1.8, mas a qualidade da foto em si eu achava muito deprecada, já com a t5i melhorou muito... a d3200 peguei em um negocio, tirei poucas fotos com a lente do kit e eram MUITO melhores do que a da d70s. Alias, quando digo *melhor* é na questão de nitidez, granulação e esses aspectos... não enquadramento e afins rsrs.

Um dos motivos de eu ter pego a T5i foi a questão de video e o visor que vira e para esse fim ela tem me atendido muito bem, com pouco color grading já tenho um material muito bom,  Ademais, não me desfazerei da T5i, teoricamente será meu backup/video cam. Mas quero ter uma segunda camera apenas focando na fotografia e foi nessa busca que encontrei as Fujis, com pontos e aspectos que me agradaram muito. A questão do click&Check as vezes me incomoda, e na teoria o evf resolveria esse meu incomodo conseguindo ajustar os parametros sem precisar sair do enquadramento pois tenho os botões nos dedos.

Quanto a treinamentos/cursos/livros, tenho investido razoavelmente mais do que em equipamentos. Porem dificilmente tem algum workshop aqui em Blumenau sc.
« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 14:52:48 por HeavenHoods »
Atual: Sony a99 50 1.7 28 2.8, Canon T5i 24mmF2.8. Em novos lares: Nikon D750, Canon 6D, Fuji X-T10, Canon 5D MK II, Olympus e-m10 mk II, Nikon D3200, Nikon D70s.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2019, 15:04:40
Se fosse para gastar a grana para ir para uma Fuji X-T1, por exemplo, eu iria para uma D700 e mantem a sua 50 mm que já tem. O equipamento por si só irá dar uma melhorada na qualidade do seu trabalho mas aí tem de vir a sua contra partida para aprender a tirar muito mais dele.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2019, 16:48:30
Se fosse para gastar a grana para ir para uma Fuji X-T1, por exemplo, eu iria para uma D700 e mantem a sua 50 mm que já tem. O equipamento por si só irá dar uma melhorada na qualidade do seu trabalho mas aí tem de vir a sua contra partida para aprender a tirar muito mais dele.

2x já usei D700 gostava muito dela porém fui roubado...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2019, 21:31:25
Boa tarde e seja bem-vindo ao fórum!

Tentando ser direto, sim, uma X-T20 ainda é um baita equipamento, mesmo após o lançamento da sua sucessora X-T30. Não sei com relação a X-T1, pois não sou muito "antenado" com a linha de câmeras da Fuji, mas a X-T20 é ainda relativamente recente.

Se você gostou da experiência que a câmera entrega, especialmente nestas questões de EVF, botões etc, pode ser um upgrade legal. Já se está achando que suas fotos terão um salto de qualidade, aí talvez possa não ter a expectativa atendida, ainda mais se não tiver dinheiro para bancar as boas lentes da Fuji, que não são nada baratas.

O ideal seria postar algumas fotos suas e tentar indicar quais foram as limitações relacionadas ao equipamento. Não estou dizendo que seja o seu caso, mas MUITAS vezes o problema é a pecinha que vai atrás da câmera... E sabendo quais foram as limitações (se existirem), aí será mais fácil estabelecer se determinada câmera será ou não um bom upgrade para a sua atual.

Acho que isso encerra o assunto rsrsrs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2019, 11:08:06
6 meses?

Que lentes vc usou?


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2019, 12:22:40
Acho que no seu caso vale mais investir em lentes, comprar umas lentes fixas ou que vão dar um upgrade nas suas fotos. Sobre trocar DSLR por Mirrorless acho bem válido, se voce quer mudar a experiencia de fotografar em si, a mirrorless vai resgatar um pouco desse prazer em fotografar de novo, sair com a camera na rua e andar com ela no 'bolso'.

No meu caso eu trocaria por uma mirrorless por eu viajar mto, e gostar de andar com a câmera comigo sempre.