Autor Tópico: Lentes 24-70mm f/2.8  (Lida 18180 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 31 de Outubro de 2019, 23:32:06
A 24-105L e a 70-200 2.8 L, tem boa qualidade e profundidade de campo em abertura maxima, mesmo nos 105/200 mm…

Não tem como ter grande profundidade em 105/200 em 2.8 em distancia pequena.
Basta usar uma calculadora de DOF
https://www.dofmaster.com/dofjs.html

Supondo uma full frame:
Em 105mm a 2m em 2.8 o DOF total é de 6 cm, a 1m é 1cm
Em 70mm a 2m é de 13 cm, a 1m é 3cm
Em 50mm a 2m é de 12cm, a 1m é  6cm

Isso sendo bonzinho, com alvo imóvel e tripé....
« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 23:33:31 por AFShalders »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 01 de Novembro de 2019, 07:58:43
Não tem como ter grande profundidade em 105/200 em 2.8 em distancia pequena.
Basta usar uma calculadora de DOF
https://www.dofmaster.com/dofjs.html

Supondo uma full frame:
Em 105mm a 2m em 2.8 o DOF total é de 6 cm, a 1m é 1cm
Em 70mm a 2m é de 13 cm, a 1m é 3cm
Em 50mm a 2m é de 12cm, a 1m é  6cm

Isso sendo bonzinho, com alvo imóvel e tripé....

Concordo. Gostaria de ressaltar que eu disse boa qualidade, as lentes citados entrega excelente qualidade, em especial a 70-200.

Entao pra ter um ganho na profundidade na abertura maxima das lentes citados, voce precisa usar um conjunto de pontos, o que tira a excelente qualidade, se usar somente um ponto, realmente a profundidade fica bem curto.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 01 de Novembro de 2019, 10:15:34
Vc sabe que da para usar 2 corpos um com cada lente não?

Sala de parto não é igreja, kkkkkkkk

Imagina, a Helena com black hold, duas máquinas, aí vai fazer uma foto mais de pertinho, a máquina pendurada já bate em alguma coisa, desregula um treco kkkkkk

Helena, eu já usei Canon versão I e Sigma.

A Canon, como os caras disseram, não é tãããão nítida em 2.8, mas está longe de ser ruim. Eu preferiria ela do que a 24-105.
Sigma, tem alguns modelos:


Fuja dessa como o capeta foge da cruz! Melhor peso de papel, impossível, rsrsrsrs



Usei muito uma dessa com 60d e 5d coroa. Nao é tão ruim como pintam. AF decente (Lógico que  não é o USM da Canon, mas não passa vergonha. Nunca perdi foto com ela por causa de foco. Minha área é casamento, formatura, etc.
O problema dessa é que alguns colegas relataram incompatibilidade com a 6d. Vi gente usando e gostando, vi gente apanhando... Teria que testar na sua câmera.



E tem a Art, que só vi uma vez, mas nem a mão coloquei, rsrsrs.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #63 Online: 02 de Novembro de 2019, 10:52:27
(...)

Eu não encanaria com abertura grande, me preocuparia com uma câmera que tivesse um ISO alto bem limpo, isso sim, e então usaria uma abertura intermediária tipo F4-F5.6 com IS, tendo cuidado para a velocidade não cair abaixo de, digamos, 1/60 ou um pouco menos, talvez.

(...)

Mas e que câmera é essa? Ao que me consta, a melhor que existe nesse aspecto, é a Sony A7xxx. Pra comprar uma câmera dessa e as lentes necessárias, só desembolando o preço de um carro zero. Eu bem queria, juro que queria!! Mas teria que fotografar uns 50 partos pra ter grana pra montar esse set Sony.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #64 Online: 02 de Novembro de 2019, 11:01:47
Eu concordo com o AFShalders nesse aspecto, Helena.
Acho até temerário usar aberturas muito grandes.
Além do DoF curto demais tem a perda de definição da maioria das lentes. As zoom especialmente.
F/4 já te dá uma segurança na DoF.
E a 6DMKII chega a ISO 12800 com certa segurança. Não é suficiente pra ti?
Talvez tu tenha que pensar em usar um led ou alguma luz contínua no ambiente mesmo. Por que há que se ter um mínimo de luz pra poder trabalhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #65 Online: 02 de Novembro de 2019, 11:26:25
Eu concordo com o AFShalders nesse aspecto, Helena.
Acho até temerário usar aberturas muito grandes.
Além do DoF curto demais tem a perda de definição da maioria das lentes. As zoom especialmente.
F/4 já te dá uma segurança na DoF.
E a 6DMKII chega a ISO 12800 com certa segurança. Não é suficiente pra ti?
Talvez tu tenha que pensar em usar um led ou alguma luz contínua no ambiente mesmo. Por que há que se ter um mínimo de luz pra poder trabalhar.



Ufa !!!  :worship:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #66 Online: 02 de Novembro de 2019, 12:15:56
Eu concordo com o AFShalders nesse aspecto, Helena.
Acho até temerário usar aberturas muito grandes.
Além do DoF curto demais tem a perda de definição da maioria das lentes. As zoom especialmente.
F/4 já te dá uma segurança na DoF.
E a 6DMKII chega a ISO 12800 com certa segurança. Não é suficiente pra ti?
Talvez tu tenha que pensar em usar um led ou alguma luz contínua no ambiente mesmo. Por que há que se ter um mínimo de luz pra poder trabalhar.


Não se interfere em luz de ambiente de parto. Isso é uma agressão à gestante. Uma fotógrafa de parto não pode interferir em absolutamente NADA. Precisa ser extremamente discreta, permanecer em silêncio. Agir apenas se alguém se dirigir a ela e solicitar algo. Em caso de parto hospitalar (especialmente cesárea -SE O BEBÊ NASCER BEM), pode-se até combinar algo com o médico antes pra facilitar uns cliques. Mas a fotografia de parto é TOTALMENTE DIFERENTE de qualquer outro tipo de fotografia. Não se interfere MESMO no ambiente e nem na situação. E essa interferência, quando acontece, é uma agressão. Até tem gestante que topa fazer disso, um show, chegando a posar pra foto durante o trabalho de parto, não se importando com câmeras gigantes filmando, e até mesmo transmitindo o parto ao vivo!! Tem empresa de fotografia e filmagem de parto que se preza a isso. Mas eu não curto isso. Não é minha linha de fotografia. Uma das coisas que mais me encanta na fotografia de parto, é exatamente a discrição a ser mantida e a espontaneidade do momento. Eu não tenho qualquer intenção de fazer ensaio gestante, porque não curto fotografia dirigida, posada. Não é minha praia. Gosto da fotografia de parto por ser 100% (hum, 99% talvez, rsrs) espontânea, e eu não precisar tomar qualquer partido, além de ficar quieta no meu canto capturando momentos.
Quanto à 6DII chegar em 12800, não sei... nunca testei. Mas com a 6D, num parto só com luz de velas, cheguei a 10000 e não gostei do resultado. Enfim, falta de luz é uma realidade e as gestantes SEMPRE são informadas que isso atrapalha as fotos. Mas faz parte. O que obviamente não nos impede de estar sempre trabalhando pra obter os melhores resultados.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 12:23:51 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #67 Online: 02 de Novembro de 2019, 13:37:06
Quanto à 6DII chegar em 12800, não sei... nunca testei. Mas com a 6D, num parto só com luz de velas, cheguei a 10000 e não gostei do resultado. Enfim, falta de luz é uma realidade e as gestantes SEMPRE são informadas que isso atrapalha as fotos. Mas faz parte. O que obviamente não nos impede de estar sempre trabalhando pra obter os melhores resultados.

Tem coisas que são possíveis somente com equipamento mais especializado, lamento.
O problema é que no seu caso específico uma abertura imensa vai atrapalhar mais do que algum ruido na foto, simples assim. Não adianta nada tentar usar uma abertura 1.4 com uma full frame em espaços confinados, não tem dof suficiente, isso é fato. Se para ter um dof mais aceitável precisa de uma abertura mediana de f4-f5.6 as soluções são ou ir para velocidades baixas ou iso alto.

Resumindo, ou você opta pelo risco de sair fora de foco pelo dof curtissimo, ou pela possibilidade de blur ou por admitir algum ruido. Não tem almoço grátis.

No seu caso específico, o único jeito me parece ser usar uma câmera que vá a um ISO aceitável para compensar a velocidade limite baixa e um dof minimo aceitável. Novamente, isso demanda uma câmera que vá a iso alto bem.

Lembre que o IS, IBIS, só funciona para objetos estáticos ou pelo menos que não se movam muito e que a eficiencia diminui com distâncias curtas.

Talvez mais valha uma Fuji XT3 ou similar com uma objetiva zoom qualquer no comprimento focal desejado. Essas câmeras vão a ISO bem alto bem. Uma outra interessante seria a série "S" da Sony, mesmo uma A7S ou A7S2 que não são câmeras caras hoje em dia.

Uma coisa é usar abertura grande para paisagens noturnas "na mão" ou para eventos, onde a distância do objeto minimiza o problema do dof. Já qualquer coisa a menos de 3m a coisa complica. Uma solução intermediária seria usar uma lente mais curta como uma 40mm (em FF) , mas fazendo muitos testes antes. Senão corre o risco de ferrar com o trabalho todo e o cliente querer teu fígado depois porque saiu td fora de foco.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #68 Online: 02 de Novembro de 2019, 15:23:02
Vou falar no caso das Canon.

É melhor ter uma lente 2.8 ou 1.4 e usar em f/4 do que ter uma lente f/4 para essas situações.
Pois a Canon faz o foco com a lente aberta e tem pontos de focos cruzados que exigem no minimo f/2.8 para funcionar.

O desfoque de uma 24-70 2.8 ou qualquer fixar nem de longe é esse absurdo que estão pintando, da foto virar uma arte abstrata.
Faço muito ensaios sensuais em quartos apertados com uma 35mm f/2, e quando erro o foco a foto fica bem aproveitável.
Principalmente as fotos de corpo todo.

Tendo em vista que o seu cliente está ciente da possível baixa qualidade das fotos por conta da situação do ambiente.
É botar a câmera em disparo continuo e rezar pra ter alguma em foco.

Ou você investe pesado em câmeras como a Linha S da sony que citaram ou baixa sua exigência sobre ruido e foco, porque você está praticamente entrando no território das câmeras com visão noturna.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #69 Online: 02 de Novembro de 2019, 16:51:31
Tem coisas que são possíveis somente com equipamento mais especializado, lamento.
O problema é que no seu caso específico uma abertura imensa vai atrapalhar mais do que algum ruido na foto, simples assim. Não adianta nada tentar usar uma abertura 1.4 com uma full frame em espaços confinados, não tem dof suficiente, isso é fato. Se para ter um dof mais aceitável precisa de uma abertura mediana de f4-f5.6 as soluções são ou ir para velocidades baixas ou iso alto.

Resumindo, ou você opta pelo risco de sair fora de foco pelo dof curtissimo, ou pela possibilidade de blur ou por admitir algum ruido. Não tem almoço grátis.

No seu caso específico, o único jeito me parece ser usar uma câmera que vá a um ISO aceitável para compensar a velocidade limite baixa e um dof minimo aceitável. Novamente, isso demanda uma câmera que vá a iso alto bem.

Lembre que o IS, IBIS, só funciona para objetos estáticos ou pelo menos que não se movam muito e que a eficiencia diminui com distâncias curtas.

Talvez mais valha uma Fuji XT3 ou similar com uma objetiva zoom qualquer no comprimento focal desejado. Essas câmeras vão a ISO bem alto bem. Uma outra interessante seria a série "S" da Sony, mesmo uma A7S ou A7S2 que não são câmeras caras hoje em dia.

Uma coisa é usar abertura grande para paisagens noturnas "na mão" ou para eventos, onde a distância do objeto minimiza o problema do dof. Já qualquer coisa a menos de 3m a coisa complica. Uma solução intermediária seria usar uma lente mais curta como uma 40mm (em FF) , mas fazendo muitos testes antes. Senão corre o risco de ferrar com o trabalho todo e o cliente querer teu fígado depois porque saiu td fora de foco.

Eu sonho com uma Sony. Até mesmo porque é possível fazer disparos totalmente silenciosos, coisa que não rola em câmera com espelho. Mas por enquanto não dá. Tenho que trabalhar com o que está dentro das minhas possibilidades.
conheço muito bem as limitações de dof em grandes aberturas, a fotografia de parto é bastante desafiadora por conta da baixa luz.
Mas sinceramente, não tenho experimentado toda essa dificuldade de foco na abertura máxima. Sei que não só pelas características da lente (as aberturas máximas são menos nítidas), como também pelo dof e distância com relação ao objeto, o foco e dof podem ficar comprometidos. Mas do jeito que vc tá falando, parece impossível. Essa foto aqui foi feita com f/1.8, 50mm, ISO 5000, 1/250s. Taí focadinha.
https://www.instagram.com/p/BmgAu7iH72a/?utm_source=ig_web_copy_link
Essa aqui, foi num parto que só tinha luz de vela (e a luz da rua que entrava pela varanda, mas mal chegava ao ambiente) ou no caso dessa foto, uma lanterna apontada pra parede.
ISO 10000, foto suuuuuuuper ruidosa, tive que aumentar um pouco a exposição e tratar ruído. NItidez comprometida pela situação num geral, mas mesmo assim o rostinho do bebê tá em foco. E assim ficaram (foco no rostinho do bebê) todas as outras feitas no mesmo momento. Foi a situação mais desafiadora que já peguei.
https://www.instagram.com/p/BkXwt5_Ht41/?utm_source=ig_web_copy_link
E quase todas as fotos do instagram, foram feitas em f/1.8 ou 2.8 e a cinquentinha (minha maior "reclamação" com relação a essa lente, é distância focal muito fechada para determinadas cenas em determinados momentos em que não é possível trocar de lente - daí minha necessidade de uma zoom com boa abertura). Muitas das minhas colegas de fotografia de parto, usam uma cinquentinha em 1.8 também.   
Mas fiquei aqui pensando na sua sugestão da XT3... o ISO alto dela é melhor do que da 6DII?  :ponder:
Porque essa linha já seria algo mais plausível, pelo valor e pela facilidade de se conseguir lentes.
Seria algo a se considerar (se realmente existe essa diferença no ISO) para um futuro não tão distante. Uma 18-55 f/2.8-4 (junto a umas duas fixas mais claras pra usar em situações específicas), já formaria um bom "set".


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #70 Online: 02 de Novembro de 2019, 16:53:05
(...)
Ou você investe pesado em câmeras como a Linha S da sony que citaram ou baixa sua exigência sobre ruido e foco, porque você está praticamente entrando no território das câmeras com visão noturna.

A exigência com relação a ruído é até fácil trabalhar. Mas com relação a foco, não dá.  :D
Foto fora de foco é pra quererem arrancar meu fígado mesmo, como disse Shalders.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #71 Online: 02 de Novembro de 2019, 17:07:03
Alguém já testou a Sigma 18-35 f1.8 em câmera FF?

Talvez seja loucura ou nem funcione, mas seria interessante para o seu uso, mesmo que talvez sacrificasse o range inicial (imagino que algo entre 18mm a 25mm gere bastante vinheta).

PS: parece que os gringos já fizeram alguns testes
https://www.fredmiranda.com/forum/topic/1279757/0
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 17:08:44 por LeandroR »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #72 Online: 02 de Novembro de 2019, 17:19:11
Uma dica sobre foco.
As minhas EOS R e EOS RP conseguem focar em situações de baixa luz que minha antiga 6D não conseguia nem com seu ponto central cruzado.
Elas tem pelo menos uns 3 EV de desempenho em baixa luz de vantagem no foco pelo que testei.

Essas câmeras enxergam no escuro, o foco fica mais lento nessas situações obviamente, mas ainda conseguem cravar com segurança. E elas entregam um ISO 12800 bem aproveitável.

Fiz esses testes de noite focando em alguns fios embaixo da minha mesa do computador com as luzes apagadas. A única fonte de luz vinha da luz de um outro quarto atravessando o corredor.

A não ser que você vá fotografar em uma caverna sem nenhuma luz, tenho certeza que essas câmeras vão tirar de letra, até mesmo a luz de velas.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 17:33:43 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #73 Online: 02 de Novembro de 2019, 17:45:02
O desfoque de uma 24-70 2.8 ou qualquer fixar nem de longe é esse absurdo que estão pintando, da foto virar uma arte abstrata.
Faço muito ensaios sensuais em quartos apertados com uma 35mm f/2, e quando erro o foco a foto fica bem aproveitável.
Principalmente as fotos de corpo todo.

Não vira foto abstrata, só uma foto que não poderá ser aproveitada se não tomar cuidado extremo.
O tipo de foto de que a Helena fala é completamente diferente do seu, com características diferentes.

O dof em aberturas grandes nessas condições é mais do que conhecido, não tem como negar que atrapalha pra caramba, a não ser que o próprio desfoque faça parte da composição, o que duvido que faça parte do caso da Helena, onde por causa da luz e do momento crítico ela estará mais ocupada tentando registrar da melhor maneira possível do que imaginando composições artísticas para "aproveitar"o dof curto. A modelo faz do jeito que você quiser, espera, posa, você pode reenquadrar, se sair errado, refazer. Nas situação da Helena isso não existe.

Se ela for entrar nessa desse jeito, melhor ir entrando na fila pra um transplante de figado porque vão querer comer o dela.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 17:45:42 por AFShalders »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #74 Online: 02 de Novembro de 2019, 17:48:40
Uma dica sobre foco.
As minhas EOS R e EOS RP conseguem focar em situações de baixa luz que minha antiga 6D não conseguia nem com seu ponto central cruzado.
Elas tem pelo menos uns 3 EV de desempenho em baixa luz de vantagem no foco pelo que testei.

Essas câmeras enxergam no escuro, o foco fica mais lento nessas situações obviamente, mas ainda conseguem cravar com segurança. E elas entregam um ISO 12800 bem aproveitável.

Fiz esses testes de noite focando em alguns fios embaixo da minha mesa do computador com as luzes apagadas. A única fonte de luz vinha da luz de um outro quarto atravessando o corredor.

A não ser que você vá fotografar em uma caverna sem nenhuma luz, tenho certeza que essas câmeras vão tirar de letra, até mesmo a luz de velas.
Chequei agora as especificações no site da Canon e bateu com meus testes.

6D -3 EV
RP -5 EV
R -6 EV

Realmente o que testei bateu com as especificações. Cerca de 3 EV de vantagem nessas MLs.

É incrível esse desempenho, inclusive... Nem eu estava conseguindo enxergar os cabos direito e as MLs conseguiam cravar o foco sem problemas enquanto a 6D só caçava.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 17:49:36 por Di Torres »