Autor Tópico: Perfeccionismo  (Lida 1206 vezes)

mdarksyde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • [Optimal Сasual Dating  Verified Damsels]
Online: 28 de Novembro de 2019, 16:02:03
Boa tarde, não tenho muita experiencia com fotografia e as faço por Hobby só que, as fotos que faço normalmente não gosto, não sei explicar o motivo, ainda que terceiros sempre digam que são ótimas, lindas não sinto isso por elas são pouquíssimas que eu realmente digo, sim essa foto aqui está muito boa... Sera que tenho problemas de síndrome de perfeccionismo????



aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:06:21
Boa tarde, não tenho muita experiencia com fotografia e as faço por Hobby só que, as fotos que faço normalmente não gosto, não sei explicar o motivo, ainda que terceiros sempre digam que são ótimas, lindas não sinto isso por elas são pouquíssimas que eu realmente digo, sim essa foto aqui está muito boa... Sera que tenho problemas de síndrome de perfeccionismo????
Desculpe... Mas o que esta sua dúvida tem a ver com edição e pós produção? Ou então com "antes e depois"?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 16:09:37 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


mdarksyde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • [Optimal Сasual Dating  Verified Damsels]
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:40:05
Desculpe. Postei pelo celular e não prestei atenção onde estava postando (pelo celular e horrível) mas assim que eu chegar em casa apago. Desculpe!!!


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2019, 17:04:44
Rs... Deixa que o pessoal da moderação coloca na sala mais apropriada. Relaxa.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2019, 18:01:21
Boa tarde, não tenho muita experiencia com fotografia e as faço por Hobby só que, as fotos que faço normalmente não gosto, não sei explicar o motivo, ainda que terceiros sempre digam que são ótimas, lindas não sinto isso por elas são pouquíssimas que eu realmente digo, sim essa foto aqui está muito boa... Sera que tenho problemas de síndrome de perfeccionismo????

Normal, eu sou assim também, e vai ficando pior a cada "olhada" nas fotos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2019, 18:33:25
Então DarkSide, normalmente se estiver publicando em redes sociais, o pessoal esta mais para manter uma amizade do que para criticar uma foto. Mesmo porque uma grande parte da galera nem saberia tecnicamente como criticar, então a coisa fica no âmbito da amizade. Mais adiante, o pessoal tbm não tem tempo para apreciar da maneira devia uma foto.

Do seu lado, a sua critica tbm é normal. É um reconhecimento construtivo, que vai te levar por caminhos de descoberta, se vc insistir tempo e raciocinio, pode ser que um dia vc encontre em sua coleção alguma coisa que foi realmente legal de se fotografar.

Não imagine tbm que os fotógrafos famosos e reconhecidos pelo trabalho fotografico, só fazem fotos boas, pq não é assim que funciona.


Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2019, 20:23:32
Vc é o primeiro perfeccionista que eu vejo que não sabe fazer auto-crítica.
Tem algo bem estranho nisto.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2019, 09:51:43
Como o Lindsay escreveu, redes sociais são armadilhas, inflam o ego e travam nossa evolução.
Um solo fértil que promoveu esse avalanche de trabalhos medíocres com assinaturas cheias de arrogância e ilusão.

O melhor caminho é submeter seu trabalho a outras pessoas que também gostem e entendam ( ou ao menos estudam ) fotografia, para começar a aparecer um termômetro mais acertado, embora críticas sejam um direcionamento, nada que se deva interpretar de maneira literal.

Agora se vc está afirmando que não acha o seu trabalho tão bom quanto dizem as outras pessoas, ninguém melhor do que vc mesmo para analisar o que está faltando.

Qual o seu critério? Por onde vc está se nivelando? Onde vc quer chegar?

Para finalizar, acho bem importante vc postar algumas fotos aqui, dessas que vc não acha tão boas, ou passar o link para que possamos ver elas e dar nossa opinião. Senão vc fica ai achando uma coisa, e nós imaginando outra...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2019, 10:04:21
Vc precisa ser melhor auto crítico, e pra isso vc precisa saber o que não te agrada na foto pra melhorar. Não te agradar só por não agradar ou ta faltando técnica, conteúdo, momento decisivo, alguma coisa falta. Descubra, se pergunte o que vc melhoraria nela.
Não se compare a outros fotografos, use-os como inspiração, mas a única comparação é consigo mesmo.

Depois que comecei a praticar isso raramente ou quase nunca posto fotos em grupos de facebook, o que me agrada na maioria das vezes não rende um like. Eu fotografo primeiro pra mim, meu cliente e ponto. Não dá pra agradar todo mundo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2019, 10:07:57 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


mdarksyde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • [Optimal Сasual Dating  Verified Damsels]
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2019, 12:00:43
Então DarkSide, normalmente se estiver publicando em redes sociais, o pessoal esta mais para manter uma amizade do que para criticar uma foto. Mesmo porque uma grande parte da galera nem saberia tecnicamente como criticar, então a coisa fica no âmbito da amizade. Mais adiante, o pessoal tbm não tem tempo para apreciar da maneira devia uma foto.

Do seu lado, a sua critica tbm é normal. É um reconhecimento construtivo, que vai te levar por caminhos de descoberta, se vc insistir tempo e raciocinio, pode ser que um dia vc encontre em sua coleção alguma coisa que foi realmente legal de se fotografar.

Não imagine tbm que os fotógrafos famosos e reconhecidos pelo trabalho fotografico, só fazem fotos boas, pq não é assim que funciona.


Obrigado pela atenção e pelas palavras... :clap:


mdarksyde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • [Optimal Сasual Dating  Verified Damsels]
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2019, 12:02:03
Vc é o primeiro perfeccionista que eu vejo que não sabe fazer auto-crítica.
Tem algo bem estranho nisto.

Bom dia, em momento algum afirmei que sou Perfeccionista, estou indagando a possibilidade de ser...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2019, 12:03:33
Acho que às vezes essa resposta é anterior à análise das fotos realizadas...
Deixa eu ver se consigo me explicar.
Comece por "que tipo de foto quero fazer?"
Chegou a uma resposta? Quem são as suas referências (imagens e seus criadores)?
Como eles fazem isso?
Por que eu não faço isso?

Se você não conseguiu responder essas questões. Você ainda NÃO PODE estar atrás da "perfeição". Se é que ela existe.

Eu vou te dizer que não me julgo um BOM FOTÓGRAFO.
Produzo um material aceitável pro meu tipo de trabalho.
Muitas pessoas me elogiam e me contratam pelo resultado que tenho hoje.
Mas vejo defeitos em 100% das minhas fotos. Todas elas têm um porém.
Como eu me sinto com isso? Muito bem!  :hysterical:
Pois eu não faço o meu trabalho pra mim. Faço pros meus clientes. E se eles estão satisfeitos, eu também estou.

Então comece pelo começo  :shock:.
Veja o que você quer fazer. Como irá fazer. E tente fazer.
Pra só depois julgar efetivamente o resultado.


mdarksyde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • [Optimal Сasual Dating  Verified Damsels]
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2019, 13:23:23
Como o Lindsay escreveu, redes sociais são armadilhas, inflam o ego e travam nossa evolução.
Um solo fértil que promoveu esse avalanche de trabalhos medíocres com assinaturas cheias de arrogância e ilusão.

O melhor caminho é submeter seu trabalho a outras pessoas que também gostem e entendam ( ou ao menos estudam ) fotografia, para começar a aparecer um termômetro mais acertado, embora críticas sejam um direcionamento, nada que se deva interpretar de maneira literal.

Agora se vc está afirmando que não acha o seu trabalho tão bom quanto dizem as outras pessoas, ninguém melhor do que vc mesmo para analisar o que está faltando.

Qual o seu critério? Por onde vc está se nivelando? Onde vc quer chegar?

Para finalizar, acho bem importante vc postar algumas fotos aqui, dessas que vc não acha tão boas, ou passar o link para que possamos ver elas e dar nossa opinião. Senão vc fica ai achando uma coisa, e nós imaginando outra...

Boa tarde... vou tentar fazer uma análise mais profunda sobre o assunto e, sim vou postar umas fotos aqui para que vocês vejam...