Autor Tópico: Opções para Fotos de Passaros, Animais Etc..  (Lida 17918 vezes)

SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #150 Online: 22 de Setembro de 2020, 00:41:09
7 Fotos Tiradas no Sábado 19-09-20 no ex Hotel Tropical em Manaus na Região da Ponta Negra, uma pena esse Hotel estar fechado os bichos parecem estar acostumados com a presença humana

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #151 Online: 22 de Setembro de 2020, 12:27:25
Parabéns! Meu sonho, também colegas, ver e registrar as aves do norte.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #152 Online: 22 de Setembro de 2020, 18:52:55
Foto de passarinho é complicado... os que a gente consegue ver com facilidade e proximidade são sempre pequenos, o que dá trabalho para focar, principalmente quando no meio de árvores/folhagens.

Fotografar os bichos em árvores é sempre difícil pois eles ficam na sombra. O jeito é tentar pegar o pássaro com luz frontal.

Lente super tele custam uma fortuna. As opções que se tem são 55-250 e a 75-300 que apesar de ter mais zoom é bem medíocre em câmera digital. Até onde sei não tem teleconversor para EFS.

Eu tenho usado Flash 1/4 de carga e zoom em 180mm para dar um bafinho de luz no pássaro.

Até tenho conseguido umas fotos aceitáveis de pássaros pequenos assim, mas são todas para web (Instagram).
Quem quiser olhar o meu é @nandobelmonte

Aqui entramos também num dilema: Full Frame ou APSC? O CROP dá mais "zoom", mas quase sempre se precisa de velocidade alta para não tremer, o que acaba sobrando para o ISO.  O ISO de crop é uma porcaria (pelo menos até a 70D, ISO3200 só presta para Instagram 720 pixels, isso se não for cropar a imagem).
Full frame da 6D pra frente até onde sei o problema do ISO se resolve, mas por outro lado as lentes são curtas, e acaba tendo que cortar 70% da imagem. Outra coisa que lente super tele FF (até onde sei) custa no mínimo R$3000,00... Parece que tem umas de X-500mm da Sigma. A 70-200 na FF fica praticamente igual a uma 18-135 no APSC, então acaba tendo que comprar um Teleconversor. Se a lente não for clara (F2.8) o 2x não faz foco... então o cabra morre fácil com 10 paus pra tirar foto de um sabiá.

Alguns aplicativos tem me ajudado muito pra tratar imagens:
NIK Collection - Collor EFFEX, uso o Contrast PRO/ONLY, Warmth e Detail Extractor.
Toppaz Denoise AI - Pra melhorar o ISO alto.
Toppaz Sharppen AI - para aumentar a definição na ampliação.
No final um pouco de Hi-Pass para dar o polimento na nitidez.

Essa foto eu usei esses filtros acima (mas fiquei quase na cara do pássaro com a 55-250, 1/125, ISO 200):


« Última modificação: 22 de Setembro de 2020, 18:55:44 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #153 Online: 22 de Setembro de 2020, 21:44:15
Alguns aplicativos tem me ajudado muito pra tratar imagens:
NIK Collection - Collor EFFEX, uso o Contrast PRO/ONLY, Warmth e Detail Extractor.
Toppaz Denoise AI - Pra melhorar o ISO alto.
Toppaz Sharppen AI - para aumentar a definição na ampliação.
No final um pouco de Hi-Pass para dar o polimento na nitidez.

Essa foto eu usei esses filtros acima (mas fiquei quase na cara do pássaro com a 55-250, 1/125, ISO 200):

Boa noite Fernando
Belas cores!

Por favor você tem as dicas por exemplo;
. site,
. custos programa
. dica usar programa,

Eu tenho Canon T5i e lente 70-300mm II uso software canon digital photo professional gratis CD veio a camera mas tem internet nova versão mas baixei. Eu sou Observador de Aves.

Agradeço atenção
José Getúlio de Oliveira


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #154 Online: 22 de Setembro de 2020, 23:24:06
Por favor você tem as dicas por exemplo;
. site,
. custos programa
. dica usar programa,


Vamos lá:

Nik Collection:
https://nikcollection.dxo.com/download/

Lá vc pode pegar uma vesão de teste. Esse aplicativo uma época foi comprado pela Google e se garimpar acha a versão que era gratuita.


Ele funciona como um filtro dentro do Photoshop. Ele já tem alguns presets (Receitas - combinação de filtros) que são um bom ponto de partida para aprender o que cada filtro faz.
Os filtros são bem similares aos do Lightroom, vários sliders. Você pode ir acrescentando vários filtros à sua imagem.

Os que mais gosto são os que falei acima:

Brilliance/Warmth - deixa mais quente sem contaminar as cores (color cast);

Pro Contrast, Contrast Only - alteram o contraste com mais opções (por exemplo somente nas altas luzes, ou nas sombras)

Skylight filter: coloriza com entradas de sol, sem gerar color cast.

Detail extract: é meu favorito!! Consegue aumentar contraste de uma forma que recupera muitos detalhes que ficaram quase imperceptíveis. Eu consigo as vezes recuperar detalhes em nuvens que pareciam estouradas!!!!

Darken/Lighten Center - Ajuda a criar um túnel de luz para conduzir o olhar para um ponto na foto (famosa vinheta, mas com muitas opções);

Eventualmente uso o Remove Color Cast, quando erro no balanço de brancos ou na calibração da câmera.

O legal do NIK é que cada filtro te dá a opção de fazer um ajuste localizado, onde ele mascara por luminosidade, e você escolhe o raio/opacidade de cada ponto. Isso é uma mão na roda, pois muitas vezes não se quer contraste em tudo.


Da Topaz:
https://topazlabs.com/downloads/

Também vc pode pegar as versões trial, são ótimos todos eles! Eu particularmente uso somente o Sharpen AI e o DeNoise AI. O Sharpen é para aumentar nitidez, ele é um software (tb funciona como plugin do Photoshop) bem inteligente, basta abrir a foto e ele já entende do que se trata (pássaro, pessoa, paisagem, coisas...), tem um botão que ele vai tentar descobrir as melhores configurações para aquela foto, mas você também pode fazer seu ajuste.

O DeNoise é para redução de ruído. Também funciona com inteligencia artificial e vai aprendendo as configurações. É mais facil ainda pois não tem muitos comandos. Ele é bem poderoso, conseguindo diminuir o ruído sem praticamente perder nitidez.

Quem usa e ensina bem legal eles é o Fran Camargo no Youtube... Depois Procura lá: Fran Camargo Paixão por Fotografia, ele ensina bonitinho rs.
Fotógrafo oficial Foco Radical


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #155 Online: 23 de Setembro de 2020, 00:35:49
Foto de passarinho é complicado... os que a gente consegue ver com facilidade e proximidade são sempre pequenos, o que dá trabalho para focar, principalmente quando no meio de árvores/folhagens.

Fotografar os bichos em árvores é sempre difícil pois eles ficam na sombra. O jeito é tentar pegar o pássaro com luz frontal.

Lente super tele custam uma fortuna. As opções que se tem são 55-250 e a 75-300 que apesar de ter mais zoom é bem medíocre em câmera digital. Até onde sei não tem teleconversor para EFS.

Eu tenho usado Flash 1/4 de carga e zoom em 180mm para dar um bafinho de luz no pássaro.

Até tenho conseguido umas fotos aceitáveis de pássaros pequenos assim, mas são todas para web (Instagram).
Quem quiser olhar o meu é @nandobelmonte

Aqui entramos também num dilema: Full Frame ou APSC? O CROP dá mais "zoom", mas quase sempre se precisa de velocidade alta para não tremer, o que acaba sobrando para o ISO.  O ISO de crop é uma porcaria (pelo menos até a 70D, ISO3200 só presta para Instagram 720 pixels, isso se não for cropar a imagem).
Full frame da 6D pra frente até onde sei o problema do ISO se resolve, mas por outro lado as lentes são curtas, e acaba tendo que cortar 70% da imagem. Outra coisa que lente super tele FF (até onde sei) custa no mínimo R$3000,00... Parece que tem umas de X-500mm da Sigma. A 70-200 na FF fica praticamente igual a uma 18-135 no APSC, então acaba tendo que comprar um Teleconversor. Se a lente não for clara (F2.8) o 2x não faz foco... então o cabra morre fácil com 10 paus pra tirar foto de um sabiá.

Alguns aplicativos tem me ajudado muito pra tratar imagens:
NIK Collection - Collor EFFEX, uso o Contrast PRO/ONLY, Warmth e Detail Extractor.
Toppaz Denoise AI - Pra melhorar o ISO alto.
Toppaz Sharppen AI - para aumentar a definição na ampliação.
No final um pouco de Hi-Pass para dar o polimento na nitidez.

Essa foto eu usei esses filtros acima (mas fiquei quase na cara do pássaro com a 55-250, 1/125, ISO 200):


Amigo Fernando você disse tudo eu uso uma SL2 + 70-300mm II USM Nano (APS-C fica Cerca de  112-480mm) a estabilização dela muito boa em 300mm consigo segurar em 1/160 obturador e normalmente uso diafragma 7.1 e ISO deixo no automático limitando até 1600 por que depois disso ela dobra para 3200 aí fica uma porcaria (granulação) pelo menos na SL2 é assim, e também deixo +1 stop super exposta no Fotômetro (dependendo do ambiente) acho que fica mais fácil na edição diminuir a luz do que aumentar a luz no arquivo RAW

Bom essa é minha opinião atual, eu estou aprendendo e se alguém tem algo para falar ou me corrigir, estou aqui para aprender meus amigos é sempre bom compartilhar as  experiências para registramos grande variedades de aves que tem nosso país e todo planeta terra

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

« Última modificação: 23 de Setembro de 2020, 00:53:07 por SReis007 »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #156 Online: 23 de Setembro de 2020, 08:47:20
Uma coisa que comecei a usar e tem ajudado muito é o monopé. Com ele você consegue estabilizar bem. Melhor ainda se conseguir apoiar pelo colar.
Outra coisa que ajuda é quando tem aquela base basculante ou pé de galinha, aí ele fica bem firme, consegue foto em 1/50 sem tremer. O único problema de velocidade é que ov pássaro se move em “soquinho”, ai acaba borrando, mas se fizer uma rajada, alguma foto acaba ficando boa.
Fotógrafo oficial Foco Radical


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #157 Online: 23 de Setembro de 2020, 09:06:27
Uma coisa que comecei a usar e tem ajudado muito é o monopé. Com ele você consegue estabilizar bem. Melhor ainda se conseguir apoiar pelo colar.
Outra coisa que ajuda é quando tem aquela base basculante ou pé de galinha, aí ele fica bem firme, consegue foto em 1/50 sem tremer. O único problema de velocidade é que ov pássaro se move em “soquinho”, ai acaba borrando, mas se fizer uma rajada, alguma foto acaba ficando boa.
Fernando eu tentei usar um mono pé  neste sábado e foi uma chateação kkkkk primeiro que esse mono pé é uma perna do meu tripé que da essa opção de encaixar a base do tripé e transforma-lo em mono pé (talvez seja por isso que ele não cobre a minha altura de 1.72), mais a chateação maior creio foi pela altura ele todo esticado com a câmera em cima não da minha altura o viewfinder fica um pouco abaixo da minha boca aí tinha que ficar abaixando (fica muito desconfortável) sem contar que com aquela VARETA na mão as aves se assusta pois com ele não consegui me  aproximar nem de urubu kkkkk deixei debaixo de uma árvore e peguei na volta

Mais não sei talvez falta técnica e adaptação, costume ou coisa assim

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 23 de Setembro de 2020, 09:08:50 por SReis007 »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #158 Online: 23 de Setembro de 2020, 13:40:29
Cara estava vendo estes dias no YT o tema Bird Photography (em inglês há muito conteúdo, é ótimo para treinar a língua), vi um cara dando algumas dicas.

Vou dizer as que me lembro mais rapidamente:

Fotografar pela manhã ou pela tarde quando a luz do sol está lateral. Também porque os pássaros estão mais ativos no começo da manhã.
Usar o flash para fazer o preenchimento. Lá na gringa eles usam um prolongador, como não acho esse acessório uso meu speedlight com zoom de 180mm (Triopo TR988). Geralmente a carga de 1/4 já atende. O flash não é para ser a luz principal e sim apenas dar uma clareada em algumas áreas de sombra do pássaro.
Usar o AI-SERVO para rastrear.
Abaixar para pegar o pássaro no nivel do olho, isso dá uma perspectiva diferente e acaba chamando mais atenção.
Nunca ir de frente para o pássaro. Bater uma foto de garantia, em seguida avançar, não olhando diretamente para o animal. Já ficar com o viewfinder no olho para não fazer um movimento brusco e assustar o bicho. Se possível usar lente com camuflagem (coating), assim como estar vestido de acordo.
Ir avançando aos poucos. Os animais tem um limite de proximidade e não é legal avançar rapidamente pois isto estressa a ave.
O melhor jeito para fotografar pássaros pequenos é montar comedor com poleiro próximo a uma janela, assim o pássaro não se assusta com o fotógrafo.
Manter uma regularidade para alimentar o animal.
Fotógrafo oficial Foco Radical


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #159 Online: 23 de Setembro de 2020, 13:48:02
Cara estava vendo estes dias no YT o tema Bird Photography (em inglês há muito conteúdo, é ótimo para treinar a língua), vi um cara dando algumas dicas.

Vou dizer as que me lembro mais rapidamente:

Fotografar pela manhã ou pela tarde quando a luz do sol está lateral. Também porque os pássaros estão mais ativos no começo da manhã.
Usar o flash para fazer o preenchimento. Lá na gringa eles usam um prolongador, como não acho esse acessório uso meu speedlight com zoom de 180mm (Triopo TR988). Geralmente a carga de 1/4 já atende. O flash não é para ser a luz principal e sim apenas dar uma clareada em algumas áreas de sombra do pássaro.
Usar o AI-SERVO para rastrear.
Abaixar para pegar o pássaro no nivel do olho, isso dá uma perspectiva diferente e acaba chamando mais atenção.
Nunca ir de frente para o pássaro. Bater uma foto de garantia, em seguida avançar, não olhando diretamente para o animal. Já ficar com o viewfinder no olho para não fazer um movimento brusco e assustar o bicho. Se possível usar lente com camuflagem (coating), assim como estar vestido de acordo.
Ir avançando aos poucos. Os animais tem um limite de proximidade e não é legal avançar rapidamente pois isto estressa a ave.
O melhor jeito para fotografar pássaros pequenos é montar comedor com poleiro próximo a uma janela, assim o pássaro não se assusta com o fotógrafo.
Manter uma regularidade para alimentar o animal.
Legal boa dica amigão sobre o flash vou testar

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #160 Online: 23 de Setembro de 2020, 16:46:33
Cara estava vendo estes dias no YT o tema Bird Photography (em inglês há muito conteúdo, é ótimo para treinar a língua), vi um cara dando algumas dicas.

Vou dizer as que me lembro mais rapidamente:

Fotografar pela manhã ou pela tarde quando a luz do sol está lateral. Também porque os pássaros estão mais ativos no começo da manhã.
Usar o flash para fazer o preenchimento. Lá na gringa eles usam um prolongador, como não acho esse acessório uso meu speedlight com zoom de 180mm (Triopo TR988). Geralmente a carga de 1/4 já atende. O flash não é para ser a luz principal e sim apenas dar uma clareada em algumas áreas de sombra do pássaro.
Usar o AI-SERVO para rastrear.
Abaixar para pegar o pássaro no nivel do olho, isso dá uma perspectiva diferente e acaba chamando mais atenção.
Nunca ir de frente para o pássaro. Bater uma foto de garantia, em seguida avançar, não olhando diretamente para o animal. Já ficar com o viewfinder no olho para não fazer um movimento brusco e assustar o bicho. Se possível usar lente com camuflagem (coating), assim como estar vestido de acordo.
Ir avançando aos poucos. Os animais tem um limite de proximidade e não é legal avançar rapidamente pois isto estressa a ave.
O melhor jeito para fotografar pássaros pequenos é montar comedor com poleiro próximo a uma janela, assim o pássaro não se assusta com o fotógrafo.
Manter uma regularidade para alimentar o animal.

Muito obrigado pelas dicas de aves e sites (softwares)
José Getúlio de Oliveira


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #161 Online: 25 de Setembro de 2020, 01:05:32
Hoje em uma Folga kkk

Esse tucano eu estava ouvindo ele cantar bem longe mata a dentro e coloquei uma caixinha de som no final da chácara no inicio da mata para reproduzir o som dele que baixei do Youtube em menos de 10 minutos ele veio baixar na arvore que estava o som da caixinha kkkkkk achei muito interessante pessoal

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr

Pássaros by ReisDSLR, no Flickr


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #162 Online: 25 de Setembro de 2020, 14:30:54
Lindas!!
Parabéns.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #163 Online: 25 de Setembro de 2020, 14:50:47
Lindas!!
Parabéns.
Valeu José Obrigado amigão

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #164 Online: 25 de Setembro de 2020, 19:40:54
Sua lente tem IS, que geralmente segura bem, a minha Fuji que é ruim de IS aguenta 3,5 stops de acordo com a fabricante, o que dá 1/180 com taxa de acerto de 100%, 1/125 essa taxa já cai um pouco. Isso depende da mão de cada um e se está usando um monopé ou não!

Controverso isso de quantos stops. Depende muito de qual o comprimento focal, qual a velocidade, e da distância do objeto. Por exemplo, se usar uma 400mm para um objeto a 5 metros é bem diferente de um objeto a 100m com uma 70mm.

Quanto mais longe, mais aguenta.
Quanto maior o CF, menos aguenta.
Obviamente quanto menor a velocidade, menos aguenta. Depois de um limite nem reza braba.