Autor Tópico: Câmera, recursos e decepções  (Lida 4980 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:26:53
Cara. Eu gostei demais do "Novo Manual de Fotografia" do Hedgecoe.
Conceitos básicos abordados de forma bem clara, com ilustrações e exemplos.
Acho um ótimo primeiro passo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:27:14

Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois.

Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois.

Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois.

Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois.



Esse tópico é a síntese perfeita daquele tópico da area principal, que fala do mercado.

Antes, os aspirantes a fotógrafos aprendiam a teoria, compravam uma camera para testar o que leram. Aí faziam fotos ruins, lógico.
Aí voltavam a estudar, faziam mais fotos para testar as novas técnicas, e conforme as fotos iam melhorando, aí iam cobrar para fazer fotos dos eventos dos outros.

Hoje a galera tá cobrando para aprender no evento dos outros.



******* Não é ESPECIFICAMENTE para o autor do tópico, mas caso a carapuça sirva em alguém, vistam-se à vontade *******



ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:38:14
Cara. Eu gostei demais do "Novo Manual de Fotografia" do Hedgecoe.
Conceitos básicos abordados de forma bem clara, com ilustrações e exemplos.
Acho um ótimo primeiro passo.

Opa, muito obrigado. Vou dar uma olhada na Amazon.

Estou lendo aquele "Curso de Fotografia com Joelmir Barbosa: Saindo do Automático", além dos cursos.


pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:54:33
Recomendo demais "A Prática da Fotografia Perfeita", do Roberto Valenzuela,  fotógrafo de casamentos. Trata-se basicamente de educar o olhar e extrair o máximo das características de um ambiente, locação na hora de fotografar pessoas (levando em conta a luz, claro) Tem na Amazon Brasil e na Saraiva. Editora Alta Books.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:55:57
Se souber inglês busque livros estrangeiros, são em geral mais completos e tem mais variedade

Uma série que gostei de ler quando comecei foi o “from snapshots to greatshots”. Possuem explicações simples, mas irão te indicar os caminhos que você pode seguir e se aprofundar. Se não me engano tem em português tb!

E leia muitos dos artigos que o pessoal criou aqui no fórum, são muito bons!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:01:37
Tao importante quanto ler, praticar muito, pra ter todos os principais controles da camera e lentes no instinto.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:04:20
Cara. Eu gostei demais do "Novo Manual de Fotografia" do Hedgecoe.
Conceitos básicos abordados de forma bem clara, com ilustrações e exemplos.
Acho um ótimo primeiro passo.
Caraca Nando esse foi o meu primeiro livro, tbm, mas a minha edição é de uns 30 anos atrás...
Conhecimento importa mais que equipamento.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:07:46
Cara. Eu gostei demais do "Novo Manual de Fotografia" do Hedgecoe.
Conceitos básicos abordados de forma bem clara, com ilustrações e exemplos.
Acho um ótimo primeiro passo.
Esse pra mim é a bíblia do iniciante.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:08:14
Caraca Nando esse foi o meu primeiro livro, tbm, mas a minha edição é de uns 30 anos atrás...
Eu não lembro quando ele atualizou. Mas tem já conceitos de fotografia digital.
O que nem é o melhor, na minha opinião.
O forte desse livro são os conceitos básicos de fotografia, luz, enquadramento, etc.
Gostoso demais de ler e ter como manual de consulta eventual.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:16:17
Também estou lendo um livro (aceito recomendações, também :) ), além dos cursos na Udemy.



aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:46:13
Cara. Eu gostei demais do "Novo Manual de Fotografia" do Hedgecoe.
Conceitos básicos abordados de forma bem clara, com ilustrações e exemplos.
Acho um ótimo primeiro passo.
Esse pra mim é a bíblia do iniciante.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2019, 10:56:23
Olá amigos,

Este post na verdade é uma espécie, sei lá, de desabafo. Tenho um evento (gratuito, para portfólio) no próximo sábado.

Já andei "fuçando" na minha Eos M50, e consegui até que tirar algumas fotos legais.

Mas ontem, com minha família, fomos ao aquário da cidade, e eu levei a câmera, para praticar mais.

Bem, ela aparentemente, assim que a liguei e tentei tirar fotos, "travou": aparecia uma mensagem no viewfinder e no touch dizendo para pressionar o touch para cancelar, um bip era audível, e uma luz vermelha piscava. Fiquei preocupado e até mesmo desesperado.

Até que fui me dar conta de que o timer dela estava ativado. Resultado: eu sabia que deveria desativar o timer, porém, não achei, nas configurações dela, onde fazer isto. Aí, só me restou restaurar as configurações de fábrica, o que me causou vários problemas, como por exemplo as primeiras fotos terem saído sem o respectivo arquivo RAW (depois fui ativar isto nas configurações).

Bem, mas aí me vem o questionamento: como vou fazer eventos, trabalhar com isto, se fico desesperado com algo tão simples? Se nem ao menos achar onde desativo o timer eu consigo? E outra, por que o timer ativou sozinho (já é a segunda vez que isto me acontece)?

Depois, dentro do aquário, usando o flash de várias maneiras, rebatendo no teto, pra trás, etc, não consegui bons resultados. Só uma ou duas fotos, creio eu, fora do aquário, depois, ficaram boas.

Bem, fiquei me fazendo estes questionamentos, e me perguntando se não joguei 3500 reais fora, e se não é melhor desistir da fotografia. :(

Resumindo essa parte. Sempre é bom ler o manual, de curioso mesmo, seja uma M50, uma 5DIV ou 1Dx, vc precisa conhecer seu equipamento. Até seu carro vc precisa saber onde as coisas funcionam. Não é culpa da camera, ela é uma ferramenta, precisa saber usar.
Eu fuço em tudo logo que pego qualquer coisa nova pra mim, o máximo que pode acontecer se fizer merda é restaurar.

Não se prenda ao que o manula comenta, pq não ensina né, fuça e ve o que acontece naquela função estranha que vc acabou de mexer. Técnica leva tempo e prática, vc não vai aprender lendo um monte e não aplicando. entenda pq ta dando errado as fotos com fash no aquário volte lá e faça diferente. Pode não ficar ótimo, mas já vai estar bem melhor.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 11:04:35 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2019, 11:04:27
Obrigado mais uma vez, amigos. :)

Vocês aqui do fórum são gente finíssima. Obrigado de coração!

Sobre o manual, li de "cabo a rabo": e ele é uma porcaria, apesar de ter 100 e pouca páginas (a parte em inglês). Apenas fornece leves pinceladas sobre cada elemento/item/função, sem entrar em detalhes nem nada. Deixa mais dúvidas do que respostas na cabeça.

Sobre as indicações de livros, já estão todas anotadas. Vou adquirir aos poucos.

Eu também fuço em tudo, adoro ler manuais...rsrsr Pena o da M50 ser tão "porco" (não sei se este seria o padrão em manuais de câmeras). Mas sei que ele me forneceu pouquíssima ajuda, e o que aprendi na máquina foi fuçando mesmo.

Aliás, nem sei se foi precipitação ter assinado logo de cara o pacote fotografia da Adobe, ou se eu deveria ter esperado mais um pouco.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 11:16:27 por ewsg »


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2019, 11:32:40
Novamente já disseram tudo  :D :D :D

Manual.. o manual que veio na minha T7i e bem fraquinho também, mas o que tem pra download no site e muito mais rico em detalhes, da uma conferida, eu abandonei o manual que veio com o produto e fiquei com o PDF, da uma conferida se tem diferença e avisa. (na t7i tem)

Acho que e esse
https://www.canon.pt/support/consumer_products/products/cameras/digital_slr/eos-m50.html?type=manuals&language=

E complicado, eu estou estudando desde Junho, quando comprei a T7i,  a 6 meses e ainda não me arrisquei no flash.

Pacote Adobe
Ao meu ponto de vista R$43 e preço de 2 Mcdonalds, a gente gasta isso com besteira no mês e nem percebe.. e bom porque você pode treinar e aperfeiçoar suas edições.. eu fiz isso.. ainda estou, não pulei pros flash porque estou estudando photoshop, em Janeiro vou começar flash, e falar isso eu até tava procurando aqui no forum um assunto que vou reabrir jajá rsrs

Cursos.
Conteudo grátis no youtube e bom, mas um curso não tem comparação, eu comprei aqueles cursos básicos da cânon, eduk, e um do Cesar Augusto, se vai servir? vou saber depois, mas estou usando as ferramentas que tenho agora.



« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 11:34:27 por Slayk »


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #29 Online: 10 de Dezembro de 2019, 14:21:26
Novamente já disseram tudo  :D :D :D

Manual.. o manual que veio na minha T7i e bem fraquinho também, mas o que tem pra download no site e muito mais rico em detalhes, da uma conferida, eu abandonei o manual que veio com o produto e fiquei com o PDF, da uma conferida se tem diferença e avisa. (na t7i tem)

Acho que e esse
https://www.canon.pt/support/consumer_products/products/cameras/digital_slr/eos-m50.html?type=manuals&language=

E complicado, eu estou estudando desde Junho, quando comprei a T7i,  a 6 meses e ainda não me arrisquei no flash.

Pacote Adobe
Ao meu ponto de vista R$43 e preço de 2 Mcdonalds, a gente gasta isso com besteira no mês e nem percebe.. e bom porque você pode treinar e aperfeiçoar suas edições.. eu fiz isso.. ainda estou, não pulei pros flash porque estou estudando photoshop, em Janeiro vou começar flash, e falar isso eu até tava procurando aqui no forum um assunto que vou reabrir jajá rsrs

Cursos.
Conteudo grátis no youtube e bom, mas um curso não tem comparação, eu comprei aqueles cursos básicos da cânon, eduk, e um do Cesar Augusto, se vai servir? vou saber depois, mas estou usando as ferramentas que tenho agora.

Opa, obrigado pelo link do PDF. Vou baixar e dar uma olhada. Eu já adquiri um flash, um da Godox, e testei algumas vezes. Uma delas foi nesse aquário que citei acima, com resultados não lá muito bons. Rebatendo, não rebatendo, com difusor, etc: foi muito ruim. Tenho certeza que deve haver um jeito de fotografar lá dentro, talvez "brincando"com o ISO, etc. Não sei ainda, vou testar.

Verdade, o pacote de fotografia da Adobe não sei caro não, como você disse. Qual curso da Canon é esse que você comprou? Eu tenho uns na Udemy, inclusive sobre Canon.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 14:21:49 por ewsg »