Autor Tópico: Câmera, recursos e decepções  (Lida 4976 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:46:38
Lindsay, você disse sobre modo automático citando Av e TV mas o que o Túlio citou inicialmente foi o modo "câmera verdinha" mesmo. Acho que vocês estão falando de coisas um pouco diferentes. Concordo que Av é TV podem ajudar até mesmo a aprender, vendo como se comportam os outros dois parâmetros quando você escolhe um deles (abertura ou tempo). Agora, começar a fotografar no modo totalmente automático eu acho furada também...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Ah ok, agradeço, eu não tinha percebido isso... na verdade, eu nem lembrava deste modo verdinho ai, mas é vdd tem ele tbm. De qq forma eu me refiro ao Modo P, Tv, Av, esses que são totalmente automáticos com possibilidade de prioridade.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #46 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:59:08
Bom, sabia que minha opinião poderia ser polêmica, mas vamos lá...
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Bom que dá uma sacudida no tópico, que tava querendo arrefecer.

Tulio e Lindsay. Entendo a posição de vocês. E SIM, eu concordo que dá pra usar os modos automáticos sem problema algum. O resultado é o mais importante. Sem dúvidas.
Mas eu entendo que PROFISSIONALMENTE não se pode usá-los por necessidade, e sim por opção.
Difícil explicar a diferença.  :assobi: :shock:
Tô falando isso por que é muito comum das pessoas comprarem uma DSLR e já tacarem um "photography" no perfil do Face e do Insta, e passarem a trabalhar com isso sem o menor pudor. Sem a menor CAPACITAÇÃO.
Claramente essa não é a situação do colega.  :clap:  :clap:  :clap:


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #47 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:12:42
Lindsay, você disse sobre modo automático citando Av e TV mas o que o Túlio citou inicialmente foi o modo "câmera verdinha" mesmo.

Foi isso mesmo. Mas não excluí em momento algum de aprender para ser profissional. Como disse, é importante saber utilizar todas as ferramentas para saber inclusive quando escolher alguma e quando abrir mão de outra.

Nesse caso específico deste evento, eu utilizaria, na situação dele, a "câmera verdinha" sim.

A foto abaixo foi tirada num celular meia boca (A5 2017), e trabalhada na pós produção de forma simples e no meu próprio celular. Gosto dela porque pode demonstrar que (na minha opinião, que acho uma foto boa) que o enquadramento e o trabalho de pós-produção (ainda que simples, já que era pra internet) separam ela de uma foto qualquer.

Carnaval BH - resistência negra by Tulio F, no Flickr

Continuo insistindo - e esse é o ponto - que ele tem que aprender técnica sim. Mas que só a técnica não faz o fotógrafo, porque se não qualquer um que dominasse ela seria um Sebastião Salgado. Se ele não sabe a técnica ainda, qual o problema dele fazer o evento focando no olhar agora?
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:16:04
Quem e que pode explicar pra mim a diferença entre o "P" e o verdinho, na boa, não sei mesmo, me ajudem aí...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #49 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:20:27
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Bom que dá uma sacudida no tópico, que tava querendo arrefecer.

Tulio e Lindsay. Entendo a posição de vocês. E SIM, eu concordo que dá pra usar os modos automáticos sem problema algum. O resultado é o mais importante. Sem dúvidas.
Mas eu entendo que PROFISSIONALMENTE não se pode usá-los por necessidade, e sim por opção.
Difícil explicar a diferença.  :assobi: :shock:
Tô falando isso por que é muito comum das pessoas comprarem uma DSLR e já tacarem um "photography" no perfil do Face e do Insta, e passarem a trabalhar com isso sem o menor pudor. Sem a menor CAPACITAÇÃO.
Claramente essa não é a situação do colega.  :clap:  :clap:  :clap:

Concordo que existem pessoas que fazem isso, mas não parece ser o caso do nosso colega ewsg. Por outro lado, olhando o título do tópico, acho que se ele não der uma respirada, ele vai continuar com as decepções, e talvez até achar que fez uma escolha errada pela fotografia.

O modo automático para esse evento, agora, pode dar esse espaço pra ele sentir a fotografia, sentir a visão, tentar captar uma emoção. Com o tempo, ele vai aprimorar a técnica. Só que, se ele tentar fazer tudo manual agora, não vai dar. No mínimo, eu faria tudo no Av, ISO automático até uns 1600, e testava as profundidades de abertura. Mas se não der, vai na verdinha e depois estuda as fotos, veja as diferenças e estude técnica...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #50 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:27:07
Quem e que pode explicar pra mim a diferença entre o "P" e o verdinho, na boa, não sei mesmo, me ajudem aí...

É tipo o verdinho, mas pode acertar exposição (-2, -1, 0, 1, 2), branco e outras coisas que não sei...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #51 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:33:20
Certinho!
Coloca no verdinho, faz cagada no evento dos outros e depois volta pra casa pra estudar. Ordem certinha das coisas :ok:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 11 de Dezembro de 2019, 14:56:03
Eu testaria antes se o automatico fotografa bem.  :D

Pega alguns parentes,  coloca em primeiro plano umas plantas,  uma janela aberta de fundo.  Solta o cachorro junto, faz uma baderna e ve o que rola.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 15:01:59 por Leonardo Tonin »


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:11:30
Quem e que pode explicar pra mim a diferença entre o "P" e o verdinho, na boa, não sei mesmo, me ajudem aí...

Pelo pouco que sei.. e que o modo P a câmera não aciona flash.. no modo "verdinho" a câmera aciona o flash a rebelia dela.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #54 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:12:25
Certinho!
Coloca no verdinho, faz cagada no evento dos outros e depois volta pra casa pra estudar. Ordem certinha das coisas :ok:

Citar
Na verdade, não estou com pressa, e esse primeiro evento que vou fazer, vai ser de graça, já deixei bem claro isto, e disse que era pro meu portfólio.

Pelo que eu entendi, ele deixou claro para o cliente que é de graça, que é o primeiro e que está aprendendo. Acho que a expectativa do cliente não é a de um trabalho extremamente profissional, a minha dica é para ele ter algo para entregar ao cliente. Agora, cagada, "um bom fotógrafo[com] uns 5 anos de estudo e prática" pode fazer. A dica é pra evitar agora...

Acho que, pelos problemas que ele está tendo agora, não deveria pegar outro evento sem estudar mais... Agora, se eu vejo o colega afogando, eu jogo a boia e depois explico a importância de nadar, não vou falar pra ele aprender a nadar na hora.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 15:16:10 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #55 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:30:35
Pelo que eu entendi, ele deixou claro para o cliente que é de graça, que é o primeiro e que está aprendendo. Acho que a expectativa do cliente não é a de um trabalho extremamente profissional, a minha dica é para ele ter algo para entregar ao cliente. Agora, cagada, "um bom fotógrafo[com] uns 5 anos de estudo e prática" pode fazer. A dica é pra evitar agora...

Acho que, pelos problemas que ele está tendo agora, não deveria pegar outro evento sem estudar mais... Agora, se eu vejo o colega afogando, eu jogo a boia e depois explico a importância de nadar, não vou falar pra ele aprender a nadar na hora.

Lendo todos os comentários e pela situação eu concordo com você. O colega já assumiu o compromisso de fotografar, sem compromisso e de graça, portanto não adianta mandarmos ele estudar sendo que já firmou de fotografar o evento (e nesse caso cancelar acho que seria pior). Sendo assim o melhor conselho realmente é colocar no modo automático, pois no momento parece que a câmera vai ser capaz de tomar melhores e principalmente mais rápidas decisões do que o fotógrafo. Passado este evento aí sim, estude muito para não ter que depender do modo automático e dominar o equipamento para imprimir a sua linguagem na sua fotografia.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:39:38
O mundo ideal na vida de um fotografo iniciante: Vai pra aula, estuda bastante, treina muito, e só depois que for aprovado na qualidade sai pra trabalhar...

O mundo real de um fotografo iniciante: Pega a câmera põe no verdinho, erra a exposição de algumas fotos, comete vários outros erros, os principais não tem nada a ver com exposição, e só depois vai estudar.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 15:39:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:46:13
Relatos de quem também esta iniciando, estou a 6 meses mergulhando nesse Mundo Fotográfico.. (trocadilho  8-) )

Eu estou me virando(pessoalmente, não como um "fotografo" até porque não sou  :hysterical:) assim

- Fotografando onde não se pode ter controle sobre o assunto. MODO TV ( e vai brigando com a iluminação)

- Fotografando onde se tem o assunto estático. MODO AV 

e vai evoluindo com o tempo.

**** ve o como esta modos de medição, MATRICIAL, ou PONTUAL

Querido EWSG
o que você conhece hoje, e muito mais do que você conhecia ontem, o que você vai descobrir dentro de 1 mês, e muito mais do que você sabe hoje..  Imagina daqui 1 ano de conhecimento.

Continua, e vai evoluindo, testa as técnicas e dicas que os membros deixaram, e vai testando até você achar seu modo favorito.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 15:54:05 por Slayk »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 11 de Dezembro de 2019, 15:50:10
Querido EWSG
o que você conhece hoje, e muito mais do que você conhecia ontem, o que você vai descobrir dentro de 1 mês, e muito mais do que você sabe hoje..  Imagina daqui 1 ano de conhecimento.

Continua, e vai evoluindo, testa as técnicas e dicas que os membros deixaram, e vai testando até você achar seu modo favorito.

Bem romântico mesmo... :wub:  mas só se ele continuar na fotografia...









Tô só brincando ok??? de boas  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #59 Online: 11 de Dezembro de 2019, 17:53:27
Valeu amigos...rsrsrs :)

Vocês são demais, mesmo. Só o que posso dizer é: OBRIGADO!

Vou levar tudo isso em consideração, e tentar utilizar, pelo menos neste primeiro evento, os modos de prioridade de abertura, etc. Não o modo verdinho.

E, antes de qualquer coisa, gostaria também de dizer que estou estudando, sim. Já comprei livros, estou fazendo cursos, tirando fotos de familiares, de passeios, etc. Com medo, mas me esforçando. ;)

Valeu mesmo, viu? A todos!