Autor Tópico: Foco total em mirrorless RF - Canon paraliza desenvolvimento de objetivas EF  (Lida 3732 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2020, 16:44:38
E eu quero manter a minha Ef 600mm f4 L USM (no IS), de 1994, por mais só uns 30 anos rsrs. Tá complicado pagar R$ 55.000,00 em uma tele nova !

Se sair uma RF 600mm, vai beirar uns 65.000,00 !
Bom 600mm ja é coisa de gente grande... eu humildemente estou um andar abaixo...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Tem umas lentes que eu tbm não vou vender:

24-70 f/2.8 L - o primeiro modelo,  pq as cores desta lente são maravilhosas, fiz trabalhos memoráveis com ela.
14-70 f/4 L - pq não há nada que faça o que essa lente faz com tão pouco dinheiro.
100 f/2.8 L IS - simplesmente sensacional

 :ponder: acho que vou comprar poucas lentes RF...

Minha próxima aquisição será a RF 24-105 f/4L
O dia que os caras lançarem uma RF 135mm no nível da EF 135 mm f/2L
e talvez quem sabe, qd baixar o preço, eu pegue uma RF 70-200 L
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 16:45:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2020, 16:45:32
O único alento que o sistema EF tem é de que ele é fácil para adaptar em outras baionetas, por isso acho que sobrevida ainda vai ser maior do que seria se não fosse o caso.

Concordo com o Lindsay, os caras sugaram o que dava e o que não dava do sistema EF desde que ele foi lançado. Poucas são as tecnologias que conseguem se sustentar por 30 anos com poucas alterações.

Só a quantidade de conectores extras que colocaram na RF já demonstra que havia uma necessidade grande alterar o desenho para permitir um tráfego maior de informações entre as lentes e as câmeras, que hoje nada mais são que computadores avançados de processamento de imagens.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2020, 16:46:52

Só a quantidade de conectores extras que colocaram na RF já demonstra que havia uma necessidade grande alterar o desenho para permitir um tráfego maior de informações entre as lentes e as câmeras, que hoje nada mais são que computadores avançados de processamento de imagens.

Boa observação, muito bem lembrado...  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2020, 16:59:22
Bom 600mm ja é coisa de gente grande... eu humildemente estou um andar abaixo...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Tem umas lentes que eu tbm não vou vender:

24-70 f/2.8 L - o primeiro modelo,  pq as cores desta lente são maravilhosas, fiz trabalhos memoráveis com ela.
14-70 f/4 L - pq não há nada que faça o que essa lente faz com tão pouco dinheiro.
100 f/2.8 L IS - simplesmente sensacional

 :ponder: acho que vou comprar poucas lentes RF...

Minha próxima aquisição será a RF 24-105 f/4L
O dia que os caras lançarem uma RF 135mm no nível da EF 135 mm f/2L
e talvez quem sabe, qd baixar o preço, eu pegue uma RF 70-200 L

Vixi! A minha macro 100mm L não vendo nem a pedrada, simplesmente incrível a lente. Atualmente o meu xodó é a 16-35mm L f2.8, magnífica! Custei para me aventurar com ela, mas valeu cada centavo.   

Eu queria fazer um único upgrade na minha "coleção" de lentes: A minha 150-600mm C da Sigma, que é boa, mas tem uma vedação bem meia boca contra poeira e umidade.
Canon 5D MK III - Sony A7III


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2020, 23:02:36
Parou  o desenvolvimento, como está no título, mas não a produção, que fique bem claro.
O título no Petapixel é bem click bait.

Chegando atrasado no papo.

Note que a produção destes equipamentos não é contínua, e sim em lotes. Não sei bem o que aciona a produção e dimensão de um novo lote, pois varia de empresa pra empresa. Mas, pra lentes cuja demanda é relativamente baixa, acho que veremos menos delas no mercado. Quem quiser vai ter que pedir pra ser fabricada - o que nem é muito incomum, por exemplo a Nikon AI-s 50mm f/1.2 é fabricada até hoje nesse esquema. Imagino que as lentes maiores (tipo a 600mm do nosso amigo aí em cima) seja esse esquema daqui pra frente.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2020, 09:37:51
Ansioso para ver a queda de preços das lentes EF para poder comprar as dos meus sonhos.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Bem observado haha  :clap:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2020, 12:43:36
Vai cair nada, do jeito que a galera é sentimental com equipamento vão continuar vendendo usado a preço de novo  :aua: :hysterical:

Nem fala! Estou querendo comprar uma Nikon velha, 400mm ou mais, mas tá tudo caríssimo! Mesmo as AI-s.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2020, 13:19:08
Mas é meio difícil achar lente usada com preço bom e que esteja em boas condições... normalmente é lente surrada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2020, 14:39:59
Mas é meio difícil achar lente usada com preço bom e que esteja em boas condições... normalmente é lente surrada.

Isso é fato. Já namorei algumas superteles usadas, mas boa parte está bem batida. Até porque quem compra dessas lentes é para usar, né?

Tem muita chance de eu optar por uma 150-600mm Sport da Sigma. Além de ter boa vedação ainda vai funcionar bem com a minha A7iii


Canon 5D MK III - Sony A7III


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2020, 15:33:06
Isso é fato. Já namorei algumas superteles usadas, mas boa parte está bem batida. Até porque quem compra dessas lentes é para usar, né?

Tem muita chance de eu optar por uma 150-600mm Sport da Sigma. Além de ter boa vedação ainda vai funcionar bem com a minha A7iii

Mas pelo preço que eu conseguiria numa dessas, em condição razoável, eu gastaria um pouco mais em uma 100-400 nativa do meu sistema, que estou também achando caríssima, mas que pelo menos teria foco automático.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2020, 16:38:56
Nem fala! Estou querendo comprar uma Nikon velha, 400mm ou mais, mas tá tudo caríssimo! Mesmo as AI-s.

Se as ML virarem realmente a "coqueluche" de 2020, vai sobrar ofertas de tudo que faz parte do mundo DSLR, é só ter paciência.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2020, 18:33:32
Se as ML virarem realmente a "coqueluche" de 2020, vai sobrar ofertas de tudo que faz parte do mundo DSLR, é só ter paciência.
Sim.
Vale a pena guardar dinheiro. Não só estou de olho nas usadas, mas também nas queimas de estoque das novas, nas lojas oficiais -- com garantia e tudo!

Sent from my motorola one using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2020, 19:32:10
Eu tenho visto só elogios em relação à tecnologia utilizada nas lentes RF, investiram legal em P&D mesmo. Mas do que eu vi, não tem nada que não poderia ser incluído também nas EF, em futuras atualizações. Ainda não estou convencido de que a maior distância de flange reduzida seja impeditivo de avanços tecnológicos nas EF. E a questão dos conectores a mais eu pensei que estava mais ligada ao anel de controle que tem nas lentes RF...

Enfim, atualmente, se quiser o melhor das lentes Canon, tem que ser RF, não tem dúvida. Mas penso que futuras atualizações das EF trarão no mínimo grande parte dessas novas tecnologias desenvolvidas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2020, 21:24:36
Mas do que eu vi, não tem nada que não poderia ser incluído também nas EF, em futuras atualizações. Ainda não estou convencido de que a maior distância de flange reduzida seja impeditivo de avanços tecnológicos nas EF.

Poderia, mas com projeto mais complicado e não intercambiável com as lentes RF.

Eu gosto desse blog aqui, o cara entende bastante de engenharia aplicada a câmeras. Neste post, ele fala sobre como lentes funcionam melhor com as baionetas maiores (Z e RF), e como algumas pra ML FF nem funcionam nas baionetas antigas.
https://blog.kasson.com/nikon-z6-7/z-mount-and-long-lenses-practical-example/
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 21:24:53 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2020, 06:59:30
Eu tenho visto só elogios em relação à tecnologia utilizada nas lentes RF, investiram legal em P&D mesmo. Mas do que eu vi, não tem nada que não poderia ser incluído também nas EF, em futuras atualizações. Ainda não estou convencido de que a maior distância de flange reduzida seja impeditivo de avanços tecnológicos nas EF. E a questão dos conectores a mais eu pensei que estava mais ligada ao anel de controle que tem nas lentes RF...

Enfim, atualmente, se quiser o melhor das lentes Canon, tem que ser RF, não tem dúvida. Mas penso que futuras atualizações das EF trarão no mínimo grande parte dessas novas tecnologias desenvolvidas.

Os conectores são para aumentar a velocidade de comunicação, parece que a eficiência do IS estava limitada pela conexão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs