Autor Tópico: Adaptador para usar lente Sigma 150-600 versão Nikon em câmera Sony  (Lida 4862 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #30 Online: 25 de Janeiro de 2020, 09:19:18
Muito obrigado pelo seu relato, assim da para ter certeza que realmente não da para usar.
Agora fica mais difícil para mudar, tenho que esperar juntar todo o dinheiro para depois vender tudo, seria melhor ir aos poucos mais em fim obrigado pelo relato. :worship:

Opa! por nada! Se precisar que faça algum teste específico me avise. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 25 de Janeiro de 2020, 10:38:49
Eu tenho o Adaptador da Commlite modelo: CM-ENF-E1 Pro de Nikon F para Sony E - FW 06
E sinceramente achei o desempenho do sistema de autofoco bem precário.

Testei com Sony A6300, A6500, A7III.
Testei as lentes
Nikon AF-S 300mm F2.8 VR, AF super lento
Nikon AF-S 24-70 F2.8, AF marginalmente razoável, mas não achei confiável.
Nikon AF-S 14-24 F2.8, AF marginalmente razoável, mas não achei confiável.
Tamron 150-600mm G1 nesta o AF foi extremamente lento.

A Tamron 70-200 G2.8 G2 testei apenas na A6300 e por algum motivo trava na câmera e não funciona.
* com o último FW da A6300 e da Tamron.

Não testei com Sony A9, A9II , A7RIII e A7RIV e A6600(que tem um sistema de AF melhor).

Resumindo, eu desisti de usar lente Nikon F adaptada em câmera Sony.

Abs
Muito bom André, seu relato ajuda e muito!
Tinha visto alguns vídeos desse Commlite e alguns pareciam funcionar razoavelmente bem.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 25 de Janeiro de 2020, 10:41:07
Eu tenho dois adaptadores, mas para Canon, o Commlite e o Sigma.
Mais ou menos a mesma situação comigo, o Commlite não funciona bem com qualquer lente nem muito menos com qualquer combinação corpo-lente. O Sigma, ao contrário é super rápido e confiável pelo menos com as lentes que tenho e com a A7R e A72, funciona tudo até o IS. Não testei detecção de rosto nem olhos porque isso não me interessa.
Obrigado pelo seu relato, o Sigma seria o MC-11, certo?

Por acaso usou alguma 70-200 2.8 da Canon?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #33 Online: 25 de Janeiro de 2020, 10:56:24
Tinha visto alguns vídeos desse Commlite e alguns pareciam funcionar razoavelmente bem.

Eu tb vi alguns vídeos, mas, minha experiência não foi tão boa.  :hysterical: :hysterical: :eek:

E a dois anos sem nenhuma atualização de FW, creio, que poderia entender como um posicionamento da empresa sobre o futuro do produto.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 28 de Janeiro de 2020, 17:32:09
Obrigado pelo seu relato, o Sigma seria o MC-11, certo?

Por acaso usou alguma 70-200 2.8 da Canon?

Sim o MC-11. Funciona bem.
Testei com a 70-200 F4, não com a 2.8


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2020, 11:15:56
Muito bom André, seu relato ajuda e muito!
Tinha visto alguns vídeos desse Commlite e alguns pareciam funcionar razoavelmente bem.

Já vi um Commlite quebrar numa viagem num cara usando uma A7II com uma 70-200mm da Canon. Parece que não aguentou o peso na baioneta e simplesmente o mecanismo cedeu.

Não sei se o caso dessa pessoa já era de um adaptador já muito desgastado, pode ser.

Eu tenho um MC-11 faz dois anos e nunca tive problemas. Para adaptar na Sony parece ser o melhor custo benefício.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2020, 12:34:32
Já vi um Commlite quebrar numa viagem num cara usando uma A7II com uma 70-200mm da Canon. Parece que não aguentou o peso na baioneta e simplesmente o mecanismo cedeu.

Não sei se o caso dessa pessoa já era de um adaptador já muito desgastado, pode ser.

Eu tenho um MC-11 faz dois anos e nunca tive problemas. Para adaptar na Sony parece ser o melhor custo benefício.

Acredito que isso aconteceu de usar lente pesada segurando somente o corpo da câmera, já não é recomendado fazer isso sem adaptador imagina com ele anexado.  :no:


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2020, 13:38:46
Acredito que isso aconteceu de usar lente pesada segurando somente o corpo da câmera, já não é recomendado fazer isso sem adaptador imagina com ele anexado.  :no:

Eu acho que não, até a alça do cara estava na lente. Que usa lentes grandes e adaptador já sabe dos cuidados necessários como a palma da mão. Conheço o cidadão de alguns verões e sempre foi muito cuidadoso com lentes maiores.

Não sei se já manuseasses o commlite ao lado de um metabones ou até do da sigma, a diferença de qualidade na construção é muito pronunciada.

Eu uso os meus adaptadores com lentes grandes tem bastante tempo (antes usava um metabones) e nunca tive problemas, mesmo em manobras ocasionais em que se deixa exercer mais peso sobre qualquer dos lados dos adaptadores.

Na própria viagem conseguimos fazer um reparo básico no commlite, mas um tempo depois ele perdeu algumas funcionalidades de autofoco e posteriormente parou por inteiro. Como estávamos em lugar com muito spray de água salgada e chuvas frequentes, a suspeita foi que depois do reparo alguma umidade terminou o serviço com dispositivo e ele morreu.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2020, 09:00:04
Eu acho que não, até a alça do cara estava na lente. Que usa lentes grandes e adaptador já sabe dos cuidados necessários como a palma da mão. Conheço o cidadão de alguns verões e sempre foi muito cuidadoso com lentes maiores.

Não sei se já manuseasses o commlite ao lado de um metabones ou até do da sigma, a diferença de qualidade na construção é muito pronunciada.

Eu uso os meus adaptadores com lentes grandes tem bastante tempo (antes usava um metabones) e nunca tive problemas, mesmo em manobras ocasionais em que se deixa exercer mais peso sobre qualquer dos lados dos adaptadores.

Na própria viagem conseguimos fazer um reparo básico no commlite, mas um tempo depois ele perdeu algumas funcionalidades de autofoco e posteriormente parou por inteiro. Como estávamos em lugar com muito spray de água salgada e chuvas frequentes, a suspeita foi que depois do reparo alguma umidade terminou o serviço com dispositivo e ele morreu.

Ótimo relato, por aqui sempre vejo as pessoas segurando a câmera com lente pesada do modo errado, da até um desespero... Fico com receio de comentar com elas e me levarem a mal...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2020, 09:10:09
Sim o MC-11. Funciona bem.
Testei com a 70-200 F4, não com a 2.8
Obrigado.
Estou curioso sobre isso pois na rede muitos dizem que funciona bem apenas com lentes mais curtas, não se dando bem com teles.
Já vi um Commlite quebrar numa viagem num cara usando uma A7II com uma 70-200mm da Canon. Parece que não aguentou o peso na baioneta e simplesmente o mecanismo cedeu.

Não sei se o caso dessa pessoa já era de um adaptador já muito desgastado, pode ser.

Eu tenho um MC-11 faz dois anos e nunca tive problemas. Para adaptar na Sony parece ser o melhor custo benefício.

Sim, o Sigma é um belo cxb perto dos Metabones (caríssimos).


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2020, 10:11:11
Ótimo relato, por aqui sempre vejo as pessoas segurando a câmera com lente pesada do modo errado, da até um desespero... Fico com receio de comentar com elas e me levarem a mal...

Cara, eu de vez em quando comento com alguém sobre isso. Aqui no fórum tem muito fotógrafo profissional e entusiastas experientes, então para nós é meio que fato comum. Mas tem muita gente que não sabe mesmo. Se a pessoa não for muito arredia em converso e toco no assunto de boas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2020, 10:16:50
Obrigado.
Estou curioso sobre isso pois na rede muitos dizem que funciona bem apenas com lentes mais curtas, não se dando bem com teles.

Sim, o Sigma é um belo cxb perto dos Metabones (caríssimos).

Sobre o primeiro ponto, entre as teles eu já testei com a Sigma 150-600mm, com as canons 70-200mm f2.8 e com uma 70-300mm que tenho em casa. A sigma funciona perfeitamente. As canons têm alguma limitação, em geral o foco híbrido não funciona (AF-A) e perto da distância focal mínima das lentes ele fica buscando foco mais que o normal. Às vezes dou um passo para trás e tudo fica certo. 
Canon 5D MK III - Sony A7III


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2020, 17:10:19
Sobre o primeiro ponto, entre as teles eu já testei com a Sigma 150-600mm, com as canons 70-200mm f2.8 e com uma 70-300mm que tenho em casa. A sigma funciona perfeitamente. As canons têm alguma limitação, em geral o foco híbrido não funciona (AF-A) e perto da distância focal mínima das lentes ele fica buscando foco mais que o normal. Às vezes dou um passo para trás e tudo fica certo.

Uma tristeza minha lente ser Nikon...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2020, 19:08:18
Ótimo relato, por aqui sempre vejo as pessoas segurando a câmera com lente pesada do modo errado, da até um desespero... Fico com receio de comentar com elas e me levarem a mal...

Eu tenho uma Nikon 180mm f/2.8. Creio que não seja tão pesada quanto as lentes que vc estão falando, mas ainda assim é uma lente pesada. Pra piorar, uso com adaptador em uma baioneta Fuji X, que é menor que a original. Pra complicar mais ainda, a tal lente não tem colar, logo só posso colocar no tripé pela rosca da própria câmera. É uma montagem que me deixa um tanto preocupado, até porque o adaptador é em duas partes, uma com a baioneta Nikon e outra com a baioneta Fuji.

É, acho que vou acabar construindo um colar Tabajara pra essa lente.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2020, 19:09:55 por felipemendes »