Autor Tópico: Canon R5, o monstro saiu  (Lida 44663 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 18:48:29
Não achei nenhum tópico sobre  1DX mark III e não iria abrir um só pra postar isso, então lá vai:


Sent from my SM-N975F using Tapatalk

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 13:03:52 por Thales Souto »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #106 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 19:06:52
Não achei nenhum tópico sobre  1DX mark III e não iria abrir um só pra postar isso, então lá vai:

https://youtu.be/LiJh7lc2jl0

Sent from my SM-N975F using Tapatalk


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,135814.0.html


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 19:25:55


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #108 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 07:40:10
Não achei nenhum tópico sobre  1DX mark III e não iria abrir um só pra postar isso, então lá vai:

https://youtu.be/LiJh7lc2jl0

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Eu tinha lido a matéria, pensei que ele tinha colocado a camera pra funcionar a vera.
Mas só fez calculo rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 09:58:55
Em DSLR, eu acho uma má ideia, uma vez que o que vc vê no OVF não é o que vai sair na foto. Em ML, este problema não existe.

Não entendi a colocação Felipe.
O que teria a ver o IBIS com o visor?
Para mim, o IBIS desde que funcione, será melhor que o sistema convencional nas lentes. Ele estaria pronto para funcionar com qq lente que seja,  mesmo antigas.  :ponder:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #110 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 10:02:05
Não entendi a colocação Felipe.
O que teria a ver o IBIS com o visor?
Para mim, o IBIS desde que funcione, será melhor que o sistema convencional nas lentes. Ele estaria pronto para funcionar com qq lente que seja,  mesmo antigas.  :ponder:

O movimento do sensor, cortaria os cantos da imagem ao observar pelo OVF.

Só que a imagem que chega no OVF é a do espelho, isso só aconteceria se os espelho se mover junto com o IBIS.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 10:25:43
O movimento do sensor, cortaria os cantos da imagem ao observar pelo OVF.

Só que a imagem que chega no OVF é a do espelho, isso só aconteceria se os espelho se mover junto com o IBIS.

Eu e minha pressa.  :D
Eu vi as respostas dele depois.

Mas mesmo com o EVF, se a câmera mexe, a imagem que aparece no visor muda...
E tem um pequeno lag ainda. Ou seja, nada vai garantir que em ML vai funcionar 100% e que o fotografo vai ver exatamente aquilo que está enxergando naquele exato momento.
Para quem não quer perder nada nas bordas, tem que deixar uma margem no enquadramento.
Coisa que existe desde os promórdios da fotografia.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #112 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:35:04
Eu e minha pressa.  :D
Eu vi as respostas dele depois.

Mas mesmo com o EVF, se a câmera mexe, a imagem que aparece no visor muda...
E tem um pequeno lag ainda. Ou seja, nada vai garantir que em ML vai funcionar 100% e que o fotografo vai ver exatamente aquilo que está enxergando naquele exato momento.
Para quem não quer perder nada nas bordas, tem que deixar uma margem no enquadramento.
Coisa que existe desde os promórdios da fotografia.

Muita coisa mudou desde os primórdios... Hoje os melhores OVFs cobrem 100% da imagem, antes não cobriam (e a maioria dos baratos ainda não cobre). Só isso já dava margem de segurança.

Sobre essa mudança no enquadramento, eu vi isso empiricamente: Na minha câmera, existem dois modos de IBIS: um contínuo, em que a imagem no EVF é sempre estabilizada, e um somente durante o disparo. Via de regra, o durante o disparo mexe com meu enquadramento, enquanto o contínuo, não. Mas no contínuo, às vezes eu tenho que "brigar" um pouco com a câmera antes de fazer a foto, porque ele fica tentando me corrigir o tempo todo. Mas o enquadramento sai bom.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:40:39
Muita coisa mudou desde os primórdios... Hoje os melhores OVFs cobrem 100% da imagem, antes não cobriam (e a maioria dos baratos ainda não cobre). Só isso já dava margem de segurança.

Sobre essa mudança no enquadramento, eu vi isso empiricamente: Na minha câmera, existem dois modos de IBIS: um contínuo, em que a imagem no EVF é sempre estabilizada, e um somente durante o disparo. Via de regra, o durante o disparo mexe com meu enquadramento, enquanto o contínuo, não. Mas no contínuo, às vezes eu tenho que "brigar" um pouco com a câmera antes de fazer a foto, porque ele fica tentando me corrigir o tempo todo. Mas o enquadramento sai bom.
Será que é porque aquilo que se v~e no OVF é uma simulação digital do que o IBIS vai fazer???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #114 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:54:34
Será que é porque aquilo que se v~e no OVF é uma simulação digital do que o IBIS vai fazer???

Você quis dizer EVF?  :ponder:

Em um caso, o sensor fica parado em relação à câmera, e só na hora do disparo ele se move; no outro caso, ele se move o tempo todo, e você fica "caçando" o enquadramento antes do disparo. Pelo menos comigo, o segundo disparo sai como eu esperava, apesar do exercício de paciência e equilíbrio a que o IBIS me submete.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #115 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:10:03
Acabei de comentar lá no tópico da 1DXIII (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=135814 sobre o vídeo que o Jared Polin fez no Instagram testando a 1DXIII em modo live view e como a performance é top.

A R5, com esses 12 fps, se tiver um buffer legal, tem tudo para rivalizar com a A9 e talvez até a A9II.

Estou curioso para saber o que a Canon está planejando para a próxima geração do Dual Pixel.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 14:41:24
Eu e minha pressa.  :D
Eu vi as respostas dele depois.

Mas mesmo com o EVF, se a câmera mexe, a imagem que aparece no visor muda...
E tem um pequeno lag ainda. Ou seja, nada vai garantir que em ML vai funcionar 100% e que o fotografo vai ver exatamente aquilo que está enxergando naquele exato momento.
Para quem não quer perder nada nas bordas, tem que deixar uma margem no enquadramento.
Coisa que existe desde os promórdios da fotografia.

Eu acho que está havendo uma confusão... um falando de OVF e outro de EVF. Só pra tentar esclarecer: pelo OVF, das DSLRs, a imagem entra pela lente, reflete no espelho e chega no OVF. Porém, na hora do disparo propriamente dito, se o sensor com IBIS se mover a imagem registrada poderá ser um pouco diferente do que você viu no OVF. No EVF a história é outra:  o que você vê é o que o sensor vê.

É isso mesmo?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 14:44:19 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 15:13:30
Eu acho que está havendo uma confusão... um falando de OVF e outro de EVF. Só pra tentar esclarecer: pelo OVF, das DSLRs, a imagem entra pela lente, reflete no espelho e chega no OVF. Porém, na hora do disparo propriamente dito, se o sensor com IBIS se mover a imagem registrada poderá ser um pouco diferente do que você viu no OVF. No EVF a história é outra:  o que você vê é o que o sensor vê.

É isso mesmo?

Estamos falando sobre ambos. Mas sua afirmação está correta.

O que eu questiono é que no EVF, ele deve ter uma taxa de atualização bem alta para não ter um lag alto, o que "atrasaria" a visão real.
Atrasando essa visão ele atrapalha o enquadramento e o que realmente vai sair na foto.
E imaginando um EVF perfeito, sem lag nenhum, ele será igual a... Um OVF.

Na verdade essa discussão para mim é mais técnica do que prática.
Ninguém vai no mundo real ficar enquadrando ( e sacudindo...) a ponto de precisar ficar 100% atento para corrigir aquela lasquinha que saiu no visor do EVF.
Os sistemas evoluem para que a gente dispare prestando atenção unicamente na composição/objeto e esqueça as correções que haviam anteriormente ao desenvolvimento daquele sistema.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #118 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 16:00:46
Na verdade essa discussão para mim é mais técnica do que prática.
Ninguém vai no mundo real ficar enquadrando ( e sacudindo...) a ponto de precisar ficar 100% atento para corrigir aquela lasquinha que saiu no visor do EVF.
Os sistemas evoluem para que a gente dispare prestando atenção unicamente na composição/objeto e esqueça as correções que haviam anteriormente ao desenvolvimento daquele sistema.

Veja:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136556.0.html
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136459.0.html

A discussão é de ordem prática, sim. Veja que o OIS não torce a imagem, somente move pra cima/baixo e direita/esquerda. Então o enquadramento muda só um pouquinho, e não afeta muito os ângulos da cena em relação à câmera. Só vai ficar torto se eu apertar o botão tão forte que vou torcer a câmera.

Já no IBIS, o sensor pode girar em relação ao assunto, então essas linhas divergentes em direção às quinas, nos exemplos acima, podem ficar tortas, por exemplo, de um lado saindo pela borda lateral, e do outro lado saindo pela borda superior. Não acontece sempre, mas já aconteceu vezes suficientes pra que eu notasse. 


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 17:10:50


A discussão é de ordem prática, sim. Veja que o OIS não torce a imagem, somente move pra cima/baixo e direita/esquerda. Então o enquadramento muda só um pouquinho, e não afeta muito os ângulos da cena em relação à câmera. Só vai ficar torto se eu apertar o botão tão forte que vou torcer a câmera.

Já no IBIS, o sensor pode girar em relação ao assunto, então essas linhas divergentes em direção às quinas, nos exemplos acima, podem ficar tortas, por exemplo, de um lado saindo pela borda lateral, e do outro lado saindo pela borda superior. Não acontece sempre, mas já aconteceu vezes suficientes pra que eu notasse.

Uma questão,
Qual a faixa de utilização do OIS ou IBIS em relação à velocidade de obturação utilizada?
Minha câmera atual não tem isso e não me lembro de ter lido nada atualizado a respeito.  :ponder:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva