Autor Tópico: Problema de "canto escurecido" no monitor Dell U2713HM resolução 2k  (Lida 2813 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Fale, galera! Escrevo pra saber se alguém já viu, já teve esse problema ou sabe do que se trata.

Tenho um Dell u2713hm com resolução de 2560x1440

Já tenho ele há mais de 5 anos. Só que agora ele começou com um problema intermitente, mas recorrente: quando o computador entra em modo de descanso e vou acioná-lo novamente; ou quando desligo o monitor e tento ligar, o canto inferior fica com uma mancha preta. Pra ilustrar achei essa foto aqui:  https://community.acer.com/pt/discussion/538160/mancha-escura-do-canto-da-tela

Só que o exemplo da foto é de um notebook, e o meu é o monitor externo de 27" da Dell.

Quando acontece eu o desligo e ligo em seguida, e dai a mancha some, fica normal. Mas noto que está ficando cada vez mais frequente.

Alguém sabe do que se trata? Tenho quase certeza que é um problema do monitor porque quando desligo e ligo ele volta ao normal.

Agradeço demais a quem puder ajudar. Obrigado!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2020, 18:57:30
Problema no backlight. Alguns leds estão apagados.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2020, 20:42:55
Será que ele logo vai dar problema de vez? Porque quando desligo e ligo ele volta ao normal.

Li uma dica no fórum gringo da Dell para dar um reset nele e fazer alguns testes (não relativo a esse problema específico). Ainda não tive tempo de fazer porque tem de desligar tudo dele e deixar só a tomada.

De qualquer forma agradeço muito a resposta. Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2020, 23:05:18
Atualizando:

Fiz o que a Dell chama de autoteste no monitor: desliguei os cabos e acionei esse teste. Ele basicamente mostra várias telas com algumas cores (vermelho, verde, amarelo, branco, preto, etc). Assim, com o cabo desligado, elimina-se qualquer problema de cabo DV-i, Hdmi, da placa de vídeo ou do windows.

Infelizmente o canto escuro continua aparecendo, além de, no canto oposto superior, está aparecendo linhas horizontais bem finas. Quer dizer que o problema é no monitor mesmo.

O canto escuro está aparecendo com mais frequência. É sempre quando entra em modo de descanso. Dai basta desligar e ligar que ele volta.

Mas já andei olhando preços de um novo pois sei que em breve esse guerreiro me abandonará.

Mas quero deixar aqui minha impressão desses monitores da Dell para quem está pensando em comprar: são extraordinários levando em conta o preço, qualidade de construção, durabilidade e a qualidade da imagem que entrega. Não conheço aqueles monitores de 10 mil reais, e também não teria grana ou necessidade de adquirir um, mas esse da Dell na minha opinião é o que se tem de melhor custoXbenefício no mercado hoje em dia. Durou tranquilamente quase 6 anos. Na verdade ainda estou usando, problema é que começou a avisar que vai pifar. Desconfio que esse problema apareceu após um problema na energia da casa. Mas o monitor é excelente, tanto que vou partir pra outro da mesma marca.

É isso, se alguém souber de mais alguma dica agradeço.

Abraço!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro