Atualizando:
Fiz o que a Dell chama de autoteste no monitor: desliguei os cabos e acionei esse teste. Ele basicamente mostra várias telas com algumas cores (vermelho, verde, amarelo, branco, preto, etc). Assim, com o cabo desligado, elimina-se qualquer problema de cabo DV-i, Hdmi, da placa de vídeo ou do windows.
Infelizmente o canto escuro continua aparecendo, além de, no canto oposto superior, está aparecendo linhas horizontais bem finas. Quer dizer que o problema é no monitor mesmo.
O canto escuro está aparecendo com mais frequência. É sempre quando entra em modo de descanso. Dai basta desligar e ligar que ele volta.
Mas já andei olhando preços de um novo pois sei que em breve esse guerreiro me abandonará.
Mas quero deixar aqui minha impressão desses monitores da Dell para quem está pensando em comprar: são extraordinários levando em conta o preço, qualidade de construção, durabilidade e a qualidade da imagem que entrega. Não conheço aqueles monitores de 10 mil reais, e também não teria grana ou necessidade de adquirir um, mas esse da Dell na minha opinião é o que se tem de melhor custoXbenefício no mercado hoje em dia. Durou tranquilamente quase 6 anos. Na verdade ainda estou usando, problema é que começou a avisar que vai pifar. Desconfio que esse problema apareceu após um problema na energia da casa. Mas o monitor é excelente, tanto que vou partir pra outro da mesma marca.
É isso, se alguém souber de mais alguma dica agradeço.
Abraço!