Autor Tópico: Explorando uma Cinquentinha.  (Lida 1441 vezes)

Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Online: 21 de Abril de 2020, 21:37:52
Nesses momentos de reclusão onde a vida estar muito difícil para todos nós, eu acabei comprando um tubo extensor há uns três meses atrás e só recebi agora , aquele mais simples de todos sem contatos eletrônicos. Aí fui experimentar  com uma lente cinquentinha que estava aqui paradinha . sem uso. Alguns ajustes para entender a lógica do conjunto a melhor relação com a maquina, foco, luz e fui experimentar. Enfim, as dificuldades de trabalhar sem tripé,tudo no braço, optei pelo flash da minha D750 com uma folha de papel manteiga como difusor, diminuir o peso, e uma lanterninha para poder melhorar a quantidade luz e ajustar o foco e enxergar o objeto, ISO 50, Velocidade de 160 e fui fotografar . Imagens bem minimalistas com contrastes muito legais e os ajustes no Lightroom usando basicamente a ferramenta  do HSL, Croop, coisa muito simples e rápida. Espero que gostem e obrigado põe vê-las .


1- Grain by Fernando Pires, no Flickr

2-Madam Hat by Fernando Pires, no Flickr

3-white hibiscus by Fernando Pires, no Flickr

Obrigado.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2020, 00:00:59
Ficaram bem legais. Uma dúvida: não seria legal subir o ISO um pouco pra ter mais luz captada pelo sensor? Um ISO 800 permitiria usar uma abertura menor e ganhar mais profundidade de campo um pouco. Mas ficou muito bom, curti pacas.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2020, 20:50:04
Gostei do seu tópico Fernando, da hora !!!...Ao ler lembrei que tenho um destes tubos e corri aqui para tentar usando sua dica do flash e da lanterninha.....nunca tinha conseguido nada usando somente o tubo, agora com o flash consegui algo, que peço desculpa por postar aqui....( é que fiquei empolgado... 8-) )....Primeiro corri nas orquídeas da Patroa.....E por coincidência a Patroa fazendo uma faxina deparou com uns carunchos......putz, corri na hora..... :hysterical:
O duro é o foco.....o meu tubo aqui tem os contatos eletrônicos, mas achei melhor deixar no manual...



« Última modificação: 22 de Abril de 2020, 21:04:19 por batman2001 »
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2020, 22:52:38
Ficaram bem legais. Uma dúvida: não seria legal subir o ISO um pouco pra ter mais luz captada pelo sensor? Um ISO 800 permitiria usar uma abertura menor e ganhar mais profundidade de campo um pouco. Mas ficou muito bom, curti pacas.

Cheferson não tem muita alternativa nesse modelo de trabalho , pois a minha lente é do modelo G ( fica apenas aquela opção de colocar no manual e abertura da lente eu acabei travando aquela aletinha interna com um pedaço de fita isolante e escolher uma posição que me deixou confortável.E a maquina fica rebelde não te permite muitos ajustes, na verdade apenas a velocidade fica disponível para ajustes e o resto entra numa especie de modo primitivo,mas eu adorei os contrastes apesar de profundidade de campo ser pequena. Tudo é experimentar e curtir.
obrigado 


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2020, 22:58:03
Gostei do seu tópico Fernando, da hora !!!...Ao ler lembrei que tenho um destes tubos e corri aqui para tentar usando sua dica do flash e da lanterninha.....nunca tinha conseguido nada usando somente o tubo, agora com o flash consegui algo, que peço desculpa por postar aqui....( é que fiquei empolgado... 8-) )....Primeiro corri nas orquídeas da Patroa.....E por coincidência a Patroa fazendo uma faxina deparou com uns carunchos......putz, corri na hora..... :hysterical:
O duro é o foco.....o meu tubo aqui tem os contatos eletrônicos, mas achei melhor deixar no manual...










Ô meu amigo fique a vontade aqui é no modo comunitário e vale pela diversão! Isso nesse período vale uma sessão no psicólogo.
Experimenta fazer fotos utilizando os pedaços do tubo fora do padrão 1-2-3. Talvez seja outra surpresa agradável! E o foco verdadeiramente é um serviço de alta concentração sem dúvida, mas é bacana e divertido ver os resultados. Continua brincando aí e pode postar mais não tem problema,
obrigado.
« Última modificação: 22 de Abril de 2020, 22:58:54 por Fernandojps »


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2020, 23:08:41
Esse contraste da Nikon eu acho fantástico em ISO baixo, questão de gosto!.

1- Hibiscus on fire by Fernando Pires, no Flickr

2- Ant in action by Fernando Pires, no Flickr


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2020, 19:44:52
Esse contraste da Nikon eu acho fantástico em ISO baixo, questão de gosto!.

1- Hibiscus on fire by Fernando Pires, no Flickr

2- Ant in action by Fernando Pires, no Flickr

Muito obrigado Fernando por deixar compartilhar seu tópico....como mencionei, estou querendo entender um pouco para melhorar..... :doh:

Você ja esta usando um composição, um enquadramento.....esta ( 1 ) ficou show de bola..... :wub:...sobre a ( 2) hoje senti na pele o trampo que da para fazer um registro deste bem focado.....uuufaaaa...Parabéns pela captura... :ok:

Hoje segui sua dica e usei somente um dos anéis do tubo, o de 21mm e a 50tinha....fiquei umas 02:00 h para pegar este danado aqui, que nem sei o que é  :aua: :aua::



Fernando, eu aqui estou tentando com uma abertura em 7.1 e velocidade ente 1/100 e 1/125, ISO 100, o flash externo com radio, em modo TTL, zoom 50mm.....Usando tentativas e erros... :ponder:


Acho que desta vez a Patroa vai pedir o desquite.....ela ficou me olhando que nem um zumbi entre as plantas dela.... :hysterical: :hysterical: :aua:
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2020, 11:19:08

Fernando, eu aqui estou tentando com uma abertura em 7.1 e velocidade ente 1/100 e 1/125, ISO 100, o flash externo com radio, em modo TTL, zoom 50mm.....Usando tentativas e erros... :ponder:

@batman2001 meu amigo o processo é esse mesmo, estender a curva de aprendizado à medida que vai fazendo as fotos e vendo as dificuldades e quais as melhores soluções. Para mim aqui usando os três tubos a dificuldade do foco era clara para qualquer coisa em movimento, porque você praticamente estar em cima do objeto, mas se tiver uma florzinha ou algum detalhe que queira fotografar fica tranquilo.
Eu estou confortável nesse momento usando os tubos 1-3 me permitiu fazer essas fotos acima e a maquina com 160 velocidade e abertura da lente não sei te dizer, afirmativamente, pois eu fixei numa posição com a fita isolante e chutaria algo talvez 5.6 ou um pouco abaixo e o ISO ficou abaixo de 100 na Nikon eles usam uma determinação L 0,5/ L 0,7 que corresponderia acredito que a 70 e 50 de ISO, mas o flash da câmara com um difusor (papel manteiga) fixado a frente do flash para diminuir o peso e melhorar a condição da luz. Enfim, acho que o divertimento é buscar uma solução que se adeque as tuas condições locais e imaginação na hora da composição.
E vai postando aí!
Abs
Fernando

 


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2020, 18:31:57
@batman2001 meu amigo o processo é esse mesmo, estender a curva de aprendizado à medida que vai fazendo as fotos e vendo as dificuldades e quais as melhores soluções. Para mim aqui usando os três tubos a dificuldade do foco era clara para qualquer coisa em movimento, porque você praticamente estar em cima do objeto, mas se tiver uma florzinha ou algum detalhe que queira fotografar fica tranquilo.
Eu estou confortável nesse momento usando os tubos 1-3 me permitiu fazer essas fotos acima e a maquina com 160 velocidade e abertura da lente não sei te dizer, afirmativamente, pois eu fixei numa posição com a fita isolante e chutaria algo talvez 5.6 ou um pouco abaixo e o ISO ficou abaixo de 100 na Nikon eles usam uma determinação L 0,5/ L 0,7 que corresponderia acredito que a 70 e 50 de ISO, mas o flash da câmara com um difusor (papel manteiga) fixado a frente do flash para diminuir o peso e melhorar a condição da luz. Enfim, acho que o divertimento é buscar uma solução que se adeque as tuas condições locais e imaginação na hora da composição.
E vai postando aí!
Abs
Fernando

Obrigado pela atenção Fernando !!!
Este `` E vai postando aí!´´, vai virar uma salada seu tópico.... :aua:
- Estou usando o flash tbm com o papel manteiga para dar uma quebrada....e hoje ainda fiquei com o anel 24mm que achei mais confortável no foco.....vou tentar o 1-3 conforme sua dica.....Mas, quero tentar ``pegar´´ algo em movimento, não flor....e a cada dia que ``pegar´´ algo diferente para mim, vou postar aqui.... :doh:...Por isto vai virar uma salada....Mas dentro do assunto que é a 50tinha e o tubo extensor.... :ok:

"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2020, 08:52:47
Obrigado pela atenção Fernando !!!
Este `` E vai postando aí!´



@batman2001 ficou bem bonita essa e tenho lhe acompanhado no flickr com muitas fotos legais tá praticando bem em amigo é divertido.
Abs


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2020, 21:10:46
@batman2001 ficou bem bonita essa e tenho lhe acompanhado no flickr com muitas fotos legais tá praticando bem em amigo é divertido.
Abs

Valeu Fernando !!! Estou praticando devido sua dica...... :clap: :ok:, Obrigado !!!
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2020, 10:07:56
Valeu Fernando !!! Estou praticando devido sua dica...... :clap: :ok:, Obrigado !!!

Vamos em frente que a diversão é grande e esse elemento abaixo certamente estará em muitas postagens!Em dois momentos diferentes .

1- Ant color by Fernando Pires, no Flickr

2- Ant P&B by Fernando Pires, no Flickr


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2020, 20:28:29
Vamos em frente que a diversão é grande e esse elemento abaixo certamente estará em muitas postagens!Em dois momentos diferentes .

Legal Legal Fernando ....!!! :ok:....Então bora divertir.....ontem deu dois momentos diferentes com um Louva Deus:

1 - _MG_6100 by Paulo Tacelli, no Flickr

2 - _MG_6093 by Paulo Tacelli, no Flickr

E hoje uma aranha destas de casa....mas estava na parede..... :(

1 - _MG_8858 by Paulo Tacelli, no Flickr

2 - _MG_8864 by Paulo Tacelli, no Flickr

Para ``tentar´´ focar o corpo todo estou usando o tubo 01 13mm + o 02 -21mm, usando + o 03 de 31mm só consigo um foco mais detalhado em parte do corto do ``modelo´´...... :ponder:.....Depois, um crop bem cropado mesmo..... 8-)
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965