Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 37015 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 10 de Janeiro de 2021, 12:51:20
 :clap: :clap: :clap:
muito bom Felipe
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #91 Online: 10 de Janeiro de 2021, 14:07:57
https://flic.kr/p/2kmactU

 :clap: :clap: :clap:

Citar
Outra coisa nessa mesma noite fiz um vídeo dela com as nuvens passando e as estrelas no fundo, achei muito curioso só uma estrela se movendo rapidamente as outras ficaram "paradas", o vídeo tem 1 minuto mais ou menos, caso tenha interesse posso tentar te passar.

Muito provavelmente um satélite artificial. Pode ser até a ISS. Pego pelo menos um deles sempre que vou fotografar. Tem na minha foto da Nebulosa de Órion, no primeiro post deste tópico, e mais gente sofre do mesmo problema. Tem uma certa altitude e hora da noite em que satélites vão arruinar as fotos.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 10 de Janeiro de 2021, 15:40:53
:clap: :clap: :clap:

Muito provavelmente um satélite artificial. Pode ser até a ISS. Pego pelo menos um deles sempre que vou fotografar. Tem na minha foto da Nebulosa de Órion, no primeiro post deste tópico, e mais gente sofre do mesmo problema. Tem uma certa altitude e hora da noite em que satélites vão arruinar as fotos.

Obrigado Felipe, por essa discussão de satélites aparentemente vai começar a ficar difícil de evitar eles nas fotos...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 10 de Janeiro de 2021, 19:42:14
Já eu fotografei ontem a Nebulosa da Cabeça de Macaco, em um total de exposição de 2:46.5 horas em ISO 6400, sem quaisquer quadros de calibração. Foram 111 fotos de 1:30 minutos cada. Estranhamente descobri um bug nas Fuji: mesmo cronômetro interno da câmera registra o tempo correto, porém grava no EXIF um tempo de 5 segundos a menos. Cada foto de 1:30 minutos ficou com EXIF de 1:25.

Beleza de foto!
Um privilégio poder desfrutar das maravilhas do universo..
Alto nível, parabéns!

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #94 Online: 12 de Janeiro de 2021, 02:09:53
:clap: :clap: :clap:
muito bom Felipe

Beleza de foto!
Um privilégio poder desfrutar das maravilhas do universo..
Alto nível, parabéns!

Muito obrigado, galera!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #95 Online: 12 de Janeiro de 2021, 08:48:41
Já eu fotografei ontem a Nebulosa da Cabeça de Macaco, em um total de exposição de 2:46.5 horas em ISO 6400, sem quaisquer quadros de calibração. Foram 111 fotos de 1:30 minutos cada.

Ficou incrível mesmo, parabéns!  :o  :clap: :clap: :clap:

Não me lembro dessa informação, mas você usa o Deep Sky Stacker? Quanto tempo demora pra empilhar toda essa quantidade de fotos?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #96 Online: 13 de Janeiro de 2021, 01:27:56
Ficou incrível mesmo, parabéns!  :o  :clap: :clap: :clap:

Não me lembro dessa informação, mas você usa o Deep Sky Stacker? Quanto tempo demora pra empilhar toda essa quantidade de fotos?

Uso o DSS sim. Um amigo sugeriu usar o Siril, que tem muitos recursos interessantes, mas muitos que eu acho meio "cola", do tipo vc dizer qual objeto vc está fotografando, daí ele pega as cores em uma base de dados online e aplica na sua imagem. A grande vantagem é na velocidade: O Siril empilha 100 imagens em uns 10-20 minutos. Já o DSS leva umas 2.5 horas, mas prefiro o resultado dele ao do Siril.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #97 Online: 13 de Janeiro de 2021, 09:30:43
Uso o DSS sim. Um amigo sugeriu usar o Siril, que tem muitos recursos interessantes, mas muitos que eu acho meio "cola", do tipo vc dizer qual objeto vc está fotografando, daí ele pega as cores em uma base de dados online e aplica na sua imagem. A grande vantagem é na velocidade: O Siril empilha 100 imagens em uns 10-20 minutos. Já o DSS leva umas 2.5 horas, mas prefiro o resultado dele ao do Siril.

Bacana, obrigado pelas informações!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #98 Online: 21 de Janeiro de 2021, 00:37:33
Um dos objetos mais difíceis até agora: a Nebulosa do Coração (Heart Nebula), também conhecida como IC 1805 ou Sh2-190, fica a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra e está localizada no Braço de Perseu na constelação de Cassiopeia. É uma nebulosa de emissão mostrando gás brilhante e faixas escuras de poeira. A nebulosa é formada por plasma de hidrogênio ionizado (H-alfa) e elétrons livres.

A grande dificuldade que achei é porque é um objeto bastante apagado (magnitude 18.3, comparado com a magnitude 4 da Nebulosa de Órion, por exemplo. Venus tem magnitude de -4). Do quintal de casa, com filtro Optolong L-eNHance e meu valente telescópio SkyWatcher 72ED (f/5.8), só consegui ter resultado a ISO 6400 por 4 minutos cada quadro. Foi um total de 9 quadros, até que uma nuvem de poeira vinda do Colorado escureceu o céu pelo resto da noite.

A foto ainda está com uma quantidade enorme de ruído, tanto por causa do ISO elevado por tanto tempo quanto pela pouca quantidade de quadros.



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 21 de Janeiro de 2021, 09:05:45
Bela foto  :clap: :clap:


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 30 de Junho de 2021, 20:53:16
A Nebulosa do Véu (Veil Nebula) são as reminiscências de uma supernova (explosão de estrela) ocorrida entre 10 mil e 20 mil anos atrás, a cerca de 2500 anos-luz de nós. A supernova deve ter sido mais brilhante que Vênus (a Estrela d'Alva), e aparecia no céu mesmo de dia.

O que vemos aqui é principalmente o Véu Oeste, que hoje se sobrepõe à estrela 52-Cygni, na constelação de Cygnus, o Cisne.

Ela foi descoberta em 1784, mas não faço ideia de como, uma vez que ela mal é visível mesmo com equipamentos atuais "normais", como mostra esta foto de exposição equivalente a 52 minutos em ISO 1600 com minha câmera comum. Ela fica mais visível usando uma câmera de espectro completo com filtros H-alfa e O-III (Hidrogênio-alfa, vermelho e Oxigênio III, azul), que não existiam em 1784.

Como sempre, clicando na imagem, é possível vê-la em tamanho maior.



É uma pena que neste dia começou uma neblina, impossibilitando uma exposição mais longa.


Felipe, a idéia que faço é que o céu era bem mais limpo naquela época. Não tinha poluição luminosa, não tinha tanta poluição atmosférica, a camada de ozônio estava mais íntegra do que hoje. Astronomia já existia há milhares de anos com os Maias e outros povos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #101 Online: 30 de Junho de 2021, 21:49:37

Felipe, a idéia que faço é que o céu era bem mais limpo naquela época. Não tinha poluição luminosa, não tinha tanta poluição atmosférica, a camada de ozônio estava mais íntegra do que hoje. Astronomia já existia há milhares de anos com os Maias e outros povos.

Isso com certeza. Messier usava seu telescópio do alto de um hotel no centro de Paris.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #102 Online: 22 de Julho de 2021, 02:01:23
Tava com saudades de fotografar os astros. O motor de reposição do meu mount principal ainda não tem data de voltar ao estoque, então voltei a usar meu Star Adventurer e uma lente Rokinon 135mm f/2 que é assustadoramente boa pra astrofoto. Com o auxílio de um filtro Duo narrowband (Ha e Oiii), fiz essa foto aqui, do quintal de casa. Foi um total de 1 hora e 4 minutos, em 32 quadros de 2 min, a ISO 1600. O plano é conseguir mais umas 5 horas do mesmo assunto pra fazer outra edição. Editei no Deep Sky Stacker, RawTherapee e GIMP. Como sempre, clicando na imagem, ela aparece em tamanho 100%.


Vemos aqui a nebulosa de Gamma Cygni, que envolve a estrela Sadr (a mais brilhante da foto), e na mesma imagem vemos a nebulosa Crescente, que é aquela bolha brilhante no alto à direita. Esta nebulosa é formada pela colisão de duas rajadas de vento estelar de uma mesma estrela, uma mais lenta (a primeira) e uma mais rápida (a segunda). 


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 23 de Julho de 2021, 01:53:39
Ficou ótima! Rica em detalhes, com ruído pouco perceptivel e nebulosa bem aparente..

Só achei o tom avermelhado pesado, mas nao sei se e cor normal ou algum efeito de filtro..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 03 de Agosto de 2021, 00:05:17
encontrei esse artigo aqui, tem uma certa relação, achei interessante colocar junto à esse tópico, abs aos amigos  :ok:

https://fstoppers.com/astrophotography/how-post-process-astro-image-573580

Conhecimento importa mais que equipamento.