Autor Tópico: Vassouras  (Lida 1484 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:27:38
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:15:41
Tema diferente.

Só acho que tinha que caprichar um pouco mais na composição. Explorar mais a profundidade de campo e deixar mais em evidência o assunto principal
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:25:31
michel, talvez o nome Vassouras tenha sido um pouco infeliz já que elas não estão tão em evidência assim.
A composição é esta mesma. Foto feita com a Mir 37mm que dá um bom ângulo de visão. Fiz outras com a 50mm e também na horizonta mas esta foi a que mais me agradou por contextualizar melhor o assunto e por mostrar o céu noturno com nuvens.

O tema é diferente sim. É uma cena comum do cotidiano, algo não muito postado nos fóruns. Mas eu tenho gostado de fazer fotografias destas coisas simples do nosso dia a dia. É bem desafiador fazer uma bela foto de algo comum. E além disso, reeduca o olhar.

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 04:26:50
Fabio,

Vc falou tudo quando disse "É bem desafiador fazer uma bela foto de algo comum", diria mais, o desafio é fazer fotos belas de onde não se vê beleza em um primeiro instante.

O grande desafio do fotógrafo é exatamente este, traduzir e passar na foto, o "feeling" do momento, aquilo que só ele viu.

Achei interessante o jogo de cores, muito embora o assunto não esteja em evidência como disse o Michel, acho que um olhar mais "artístico", se é que posso usar este termo, traria o tema ..."cotidiano".

Parabéns. :clap:

Abraço.
 
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



paulo magoo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.137
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/94188953@N00/
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 21:08:09
Fábio, gosto mt de sua linguagem nos retratos,porem nesta foto,acho que vc foi meio infeliz, segue abaixo,comentario seu em umas fotos minhas e acho que vc esta se contradizando com esta foto, :thmbup:  

Quanto às fotos, algumas parecem querer mostrar muita coisa ao mesmo tempo e acabam ficando meio confusas e não destacando nada em específico.
Alguns enquadramentos que destaquem detalhes, na minha opinião, fazem as fotos mais chamativas.

Abraços,
Fabio



--------------------

Fabio Moriaki Yamauti
Santo André - SP
fabioyamauti.multiply.com

 


noda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 22:54:11
Fábio,
não gostei da foto. Não mostra nada de mais. Nessa foto especificamente não vejo a "bela foto de algo comum".

Talvez subjetivamente quisesse dizer alguma coisa com o cano passando por cima, a camisa no primeiro plano desfocada, as vassouras empilhadas, ou a árvore cortando a foto com os cabos elétricos na frente e a casa amarela focada lá atrás com o céu azul esverdiado.

Mas é difícil entender sozinho, sem ajuda e argumentos do autor.

Abs,
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 22:56:11 por noda »
EDUARDO NODA
São Paulo - SP


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:44:16
Citar
Fabio,

Vc falou tudo quando disse "É bem desafiador fazer uma bela foto de algo comum", diria mais, o desafio é fazer fotos belas de onde não se vê beleza em um primeiro instante.

O grande desafio do fotógrafo é exatamente este, traduzir e passar na foto, o "feeling" do momento, aquilo que só ele viu.

Achei interessante o jogo de cores, muito embora o assunto não esteja em evidência como disse o Michel, acho que um olhar mais "artístico", se é que posso usar este termo, traria o tema ..."cotidiano".

Parabéns. :clap:

Abraço.
Sandro, obrigado pelo comentário.

Também acho interessante as cores nesta fotografia assim como os diversos planos que  dão um certo dinamismo à observação.

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Machad

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
    • http://
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:53:19
Fabio

Achei bem legal a foto, mais tenho uma opinião!!

Como o tema da foto foi "vassouras" acho que você poderia ter tirado dois itens do enquadramento (que aliás está extremamente angular e muito bem feito) 1º o tubo que passa acima...e consequentemente (2º) os fios também sairiam....
Falo isso porque todas as demais linhas, tanto das edificações quanto das vassouras (que é o tema), estão perfeitamente alinhados, e com isso, os fios acima tiram um pouco do contexto da foto neste sentido, parecendo deixar a foto um pouco poluida na parte superior.

Apenas uma observação. Como venho conversando (e sempre aprendendo) a fotografia é a impressão da visualização do fotografo na sua composição, ou seja, pode ser que a sua composição foi realmente o que você queria ter feito.

Ficou muito legal, mais vai aí minha visão

Abraço
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 21:55:24 por Machad »
André Machado
Santos - SP

Sony DSC - H5 /  Pro Duo - 1Gb
Filtros UV/PLC/Close-up /+8

http://www.flickr.com/photos/81567720@N00/?saved=1
http://andremachado-fotografias.blogspot.com/

[span style=\'color:red\']Fotografia : Impressão da sensibilidade de visualizar !![/span]


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:03:11
Citar
Fábio, gosto mt de sua linguagem nos retratos,porem nesta foto,acho que vc foi meio infeliz, segue abaixo,comentario seu em umas fotos minhas e acho que vc esta se contradizando com esta foto, :thmbup:  

Quanto às fotos, algumas parecem querer mostrar muita coisa ao mesmo tempo e acabam ficando meio confusas e não destacando nada em específico.
Alguns enquadramentos que destaquem detalhes, na minha opinião, fazem as fotos mais chamativas.

Abraços,
Fabio



--------------------

Fabio Moriaki Yamauti
Santo André - SP
fabioyamauti.multiply.com
Paulo, obrigado pelo comentário.

Quando você diz "infeliz" o que quer dizer exatamente? Eu concordo que, em relação ao título, fui infeliz pois as vassouras não estão tão destacadas quanto poderia esperar alguém que vê o título antes da foto.

Sim, na foto há vários elementos que foram inseridos na tentativa de uma contextualização maior do assunto "vassouras". Talvez tenho sido excessivo para alguns mas para mim foi o suficiente para caracterizar a situação: vassouras penduradas na parede do quintal de uma casa à noite.
Lembro-me vagamente das suas fotos sobre as quais fiz o comentário sobre muitas coisas na composição. Se puder, gostaria de vê-las novamente só que desta vez com algum comentário seu sobre as mesmas.  Provavelmente eu não consegui captar as suas intenções na hora.

Abraços,
Fabio

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:17:43
Citar
Fábio,
não gostei da foto. Não mostra nada de mais. Nessa foto especificamente não vejo a "bela foto de algo comum".

Talvez subjetivamente quisesse dizer alguma coisa com o cano passando por cima, a camisa no primeiro plano desfocada, as vassouras empilhadas, ou a árvore cortando a foto com os cabos elétricos na frente e a casa amarela focada lá atrás com o céu azul esverdiado.

Mas é difícil entender sozinho, sem ajuda e argumentos do autor.

Abs,
noda, agradeço o comentário.

É interessante como a mesma foto pode causar as mais diversas reações dependendo do observador. Isto mostra como é subjetiva a interpretação e que fotografamos (e observamos) não com uma câmera ou com os olhos, mas sim com toda a nossa cultura.

Você não vê nada de mais talvez por ser uma cena banal e que não faz parte do teu cotidiano. Mas para mim, é muito familiar e com certeza vai me provocar lembranças no futuro.  
Não quis "dizer alguma coisa". Quis somente "mostrar a cena como ela é" e como é o contexto dela.

Interpretações subjetivas diversas podem surgir dependendo de quem a vê mas nenhuma em específico foi a intenção nesta fotografia.

Abraços,
Fabio
 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


paulo magoo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.137
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/94188953@N00/
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 05:48:12
fabio_yamauti, qndo mencionei que vc foi infeliz,foi na escolha do tema, já que pelo que sempre vejo aki no forum,seu forte mesmo são os retratos,que diga se de passagem,são mt bons,principalmente nas cores que vc consegue.

qnto as minhas fotos,elas são paisagens urbanas,onde procuro mostrar as belezas do paisn onde vivo atualmente,o do nossos antepassados, e são imagens amplas,com GA,para tentar mostrar o máximo e sem um assunto principal.

abs
paulo magoo