Autor Tópico: Dando a cara a tapa!  (Lida 1999 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2020, 18:12:49
Agora outras:

1. Boa idéia, mas na minha visão está muito aberta, com muita informação.
Eu faria um corte para tirar a tomada principalmente, e nas outras laterais para fixar mais o olhar
na modelo.

3. A que menos gostei. Há muita coisa ao redor. Eu não sei se voce tirou na hora, mas eu pediria para
ela parar e escolheria outro ângulo. O poste atrás não tá legal e as coisas na direita.
Mas o motivo é bom.

5. Gostei mas achei simples e o ângulo muito aberto. Eu fecharia mais na noiva.
Talvez escolhesse uma hora sem a lata de spray de cabelo. Algo mais artístico,
(mais fashion  :D) uma escova legal, um artefato mais bonito que a lata.

6 e 9. Vale a pena conversar com o pessoal para eles ficaram mais relaxados na hora
do click. No caso do Obama também para não olhar pra baixo. O problema é que
ninguem advinha isso antes, mas agora você já pode dar uma dica para o pessoal antes.

7. Ótima. Talvez um pouco mais de luz/exposição, mas aí é uma questão de gosto do fotografo.

8. Eu teria tentado uma foto com uma GA em landscape e pegar mais as pessoas do que na
posição retrato. Nessa posição achei que as pessoas das laterais ficaram faltando aparecer.

Mas eu contrataria você!
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2020, 22:47:58


Sempre que estou em uma cerimonia (essa é a parte mais engessada), meus neurônios fervem, penso, observo, mas tudo é muito limitado, e você não tem muitas opções, e isso me frustra.

Deixar a criatividade fluir em casamento não fácil, e fazer o tradicional te deixa igual a todo mundo.


Fiz 2 casamentos na vida. Um deles faz muito tempo.
Não como profissional. Foi na família.
É muito estressante. O medo de dar um problema no equipamento lhe persegue
o tempo todo. Mesmo com back up.
Alguns casais fazem um "ensaio" na igreja antes.
Seria perfeito o fotografo ir lá nesse dia e ver os espaços, ângulos, etc.

Como sugestão para aprender a criar mais eu acho que seria ótimo fazer casamento
como segundo fotografo. A responsabilidade é menor e a tensão também.
Daí, mais relaxado talvez a gente crie mais, experimente mais.
Eu já pensei em fazer isso.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2020, 22:50:16
Olá Dellano!
Minha singela opinião  :assobi:

1 – Achei confuso isso, não sei se gostei ou nao...me deixa tonto rsrs mas diante de tal cena com certeza eu não deixaria de tentar algo...loco esse troço!  :D
2 – Gostei. Boa composição!
3 – Gostei da foto! Momentos corriqueiros...nada de arte, apenas tudo que acontece por trás do glamour da cerimônia. Gosto disso, desses registros.
4 – Cara...se tem criança em casamento, eu colo nelas...as vezes até D+. me divirto com elas e sempre rendem boas fotos, como essa sua! Bela foto!
5 – Um registro...a expressão da noiva não ajudou.
6 – Boa foto. Está correta, momento importante e tal, vc me esta bem posicionado. Vc disse que estava sozinho...e foda isso, não da pra ter ângulos diferentes da mesma cena, opções...e não há milagre, não conseguiremos registrar as melhores cenas dos melhores ângulos fotografando sozinhos. Mas agora, a falta contagiante de alegria  dos fotografados vou te dizer hein...isso atrapalha demais! Um pessoa sorrindo, expressando felicidade, deixa em segundo plano um ângulo eventualmente não tão bom, uma luz nem tão boa...enfim...esses ai não te ajudaram.
7 – Boa foto, vc está bem posicionado. Achei que esta um tiquinho sobexposta em relação a foto 6, com mais claridade ganharia mais vida.
8 – Entendi que vc quis valorizar o céu, esta bonito, ok. Mas tem essa cena na horizontal, incluindo as madrinhas / padrinhos?
9 – Boa foto! Eu a deixaria mais exposta um tiquinho...
10 – Momento clássico, ok!

Abs!
M Rezende
« Última modificação: 05 de Novembro de 2020, 22:56:38 por Marcelo Rezende »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2020, 10:18:42
Fiz 2 casamentos na vida. Um deles faz muito tempo.
Não como profissional. Foi na família.
É muito estressante.

Como sugestão para aprender a criar mais eu acho que seria ótimo fazer casamento
como segundo fotografo. A responsabilidade é menor e a tensão também.

Cara, só quem já tentou um casamento sabe a tensão que é uma cerimônia, eu já vi fotógrafo bom de ensaio, terminar uma cerimônia frustrado por não ter conseguido uma boa foto.

Já como segundo fotógrafo, as atribuições vão depender muito de quem contrata, eu por exemplo, se pago um freelance "cheio", tem que ser um cara bom, com experiência em casamento, e vou deixar boa parte das fotografias tradicionais a cargo dele, para eu ficar mais "livre" para poder tentar alguma foto "autoral". Então a responsabilidade do segundo fotógrafo é a mesma do primeiro.
Da mesma forma quando sou contratado como freela, já assumo o tradicional, a menos que o fotógrafo que me chamou me pede para fazer as autorais.

Porem as vezes acontece de não ter vendido dois fotógrafos e eu levar alguém, mas nesse caso não considero segundo fotógrafo, e sim um assistente, ai não deixo responsabilidades para ele, e também não pago um freela cheio.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2020, 10:24:30
8 – Entendi que vc quis valorizar o céu, esta bonito, ok. Mas tem essa cena na horizontal, incluindo as madrinhas / padrinhos?

Fala Marcelo, tenho sim, sempre que é possível eu faço várias versões da mesma foto, geralmente os noivos pedem.



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2020, 00:59:05
Olá Dellano.

Vou comentar suas fotos do ponto de vista de alguém que tem perfil de cliente. Como não trabalho com fotografia, não poderia comentar com um olhar "profissional", mas sei que é uma área muito dura e que exige muitas habilidades e talento do fotógrafo.

Começo dizendo que gosto muito de seus ensaios com crianças, e ainda que bem diferentes, também gostei deste conjunto.

1 - começou arrasando... essa "desconstrução" da noiva ficou muito interessante; demorei para perceber que se tratava de partes do corpo da mesma pessoa...
2 - muito legal o ângulo da foto; como alguém já apontou, talvez ficasse mais interessante ainda com as flores um pouquinho mais à direita e sem a ponta do móvel que se vê na lateral direita
3 - no início não gostei e achei meio poluído, mas me deixou pensando... depois voltei a ela e apreciei a originalidade da foto, que prevalece por cima de qualquer outro detalhe "menos bonito"
4 - no lugar certo, na hora certa... gostei de sua habilidade para captar a espontaneidade da criança (pelo menos, parece espontâneo o gesto); aquele parafuso do espelho, bem na testa da criança me incomodou um pouco, mas entendo que nada podia ser feito a respeito disso, sem interferir na espontaneidade da cena
5 - gostei muito desta também: a foto ficou bem dinâmica com a leve inclinação do corpo da cabeleireira, dando a sensação do movimento dela em torno da noiva
6 - tecnicamente (enquadramento, luz, composição...) perfeita a foto, mas não gostei da expressão nem do noivo nem da mãe do noivo... imagino que nessa hora a tensão fala mais alto
7 - linda essa foto, e obviamente, faz lembrar seus ensaios com crianças
8 - entendo que o céu estava muito lindo nessa hora, mas acho que teria gostado mais dessa foto na horizontal
9 - o pessoal já apontou que foi uma pena que o pai da noiva tenha abaixado a cabeça na hora da foto, e você já esclareceu que ele ficou assim quase todo o tempo... então aqui me surgiu uma dúvida de leigo: há alguma interação entre o fotógrafo e os noivos durante o casamento? o fotógrafo pode chamar a atenção para que a noiva sorria, ou que vire a cabeça, ou que arrume algum detalhe do véu... essas coisas? ou o fotógrafo tem que se virar?
10 - imagino que essa deve ser uma foto clássica... gostei também...

Obrigado por compartilhar e ter sido um dos pioneiros que deram a chacoalhada que deixou o fórum muito mais interessante nestes últimos dias.

 :clap: :clap: :clap:
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2020, 09:10:32
o fotógrafo pode chamar a atenção para que a noiva sorria, ou que vire a cabeça, ou que arrume algum detalhe do véu... essas coisas? ou o fotógrafo tem que se virar?

Cara, depende muito do local, do momento e do celebrante, casamento em chácara por exemplo é mais light, da pra interagir com a noiva com mais liberdade, mas tudo tem limite. Eu sempre converso com os noivos antes do casamento para fazer recomendações, tipo olhar pra frente na entrada, entrar devagar, beijar as alianças devagar, dar beijo (osculo) devagar, oriento os pajens e tal, mas na hora da "ação" boa parte das pessoas não se lembram. E por exemplo, você entrar em um corredor na hora da entrada para pedir um correção de postura, é algo muito complicado, principalmente se tiver filmagem.

Já nas igrejas católicas, pelo menos aqui em Sorocaba a "coisa" é mais rigorosa, já vi padre dar esculacho em cinegrafista no meio da cerimônia por chegar muito perto, existem regras rígidas para profissionais aqui, temos que cumpri-las ou corremos o risco de não entrar mais na igreja, como aconteceu com as "cerimonialistas".