Autor Tópico: Macs com M1 podem estar detonando durabilidade do SSD  (Lida 2855 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Online: 24 de Fevereiro de 2021, 08:27:35
Alguma coisa não está certa.... Relatos falando de 10% de uso da vida útil do SSD dos novos macs M1 em apenas 2 meses. Lembrando que o SSD é soldado e não tem como trocar. Ou seja: queimou tem que trocar a placa mãe (que custa quase o preço doac novo).

https://macmagazine.com.br/post/2021/02/23/macs-m1-podem-ter-problema-que-afeta-a-vida-util-de-ssds/
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 10:20:58
 :eek: :eek: :eek:

 :snack:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 10:47:59
Vish!

Intel fica faceira rsrs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 11:05:26
Isso lembra o APP do Spotify que comia o SSD dos micros. Agora resta saber quando vai sair um patch de correção e se isso tem a ver com a forma de trabalhar do OS
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2021, 15:38:20 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2021, 15:12:40
Parece que há um monte de gente minimizando o fato, dizendo que isso não é tão importante:
https://www.zdnet.com/article/what-i-found-when-i-checked-my-m1-macbook-air-ssd/
Citar
The Take

Two weakly held conclusions:

    The excessive write behavior on M1 Macs isn't universal, based on my sample size of 1.
    Don't pay much attention to SSD lifetime specs. They're set to reduce vendor warranty cost risk, not estimate actual SSD life.

If it does turn out that there is a bug that caused some SSDs to experience a shortened life, I'd expect that -- after the usual outcry -- Apple would take care of it. For what they charge for storage, they'd better!

https://9to5mac.com/2021/03/11/m1-mac-ssd-wear/
Citar
But panic about M1 Mac SSD wear killing machines in less than a year are likely highly exaggerated.

Ou seja, ninguém sabe, mas tem a galera que diz que isso provavelmente não é nada. Saberemos no futuro próximo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2021, 15:57:43
A pergunta é QUAL galera ? A que monetiza em blogs e canais ?
O problema é a Apple se fingindo de morta sem falar nada. É um bug do Big Sur ? Vai ter recall ? Etc. etc.
« Última modificação: 14 de Março de 2021, 15:59:16 por AFShalders »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2021, 16:41:47
A pergunta é QUAL galera ? A que monetiza em blogs e canais ?
O problema é a Apple se fingindo de morta sem falar nada. É um bug do Big Sur ? Vai ter recall ? Etc. etc.
Exato...
Quem fala que não tem problema? O sujeito que ganha com views e em 6 meses vai trocar de micro......
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2021, 21:01:43
Conhecendo a Apple:

Vai ser feito recall em algum momento, ainda mais por se tratar de um sistema novo.
Mas pra isso precisa ter mais barulho e alguns lawsuits... foi assim com os macbook's de 15 quando a VGA queimava e inutilizava o micro.

Eu já precisei usar AppleCare e já troquei Iphone dentro da garantia (me deram um novo na época pq era problema no display). No AppleCare trocaram todo o meu antigo macbookpro de 15 pq a bateria estufou: trocaram tela e chassi. Só veio a motherboard que já tinha tudo soldado do antigo.

Eu sempre fui muito bem resolvido e atendido pela garantia da Maçã. Se for comprovado que o BigSur/M1 detona SSD, eles vão trocar tudo.

Até capinha de celular me trocaram, comprei uma daquelas de couro azul novas pro Iphone 12Pro, ficou toda preta e horrível de feia de usar... liguei no 0800 e mandaram outra grátis.


EDIT: tomara que me troquem por um M2x :D kkkk :wub:
« Última modificação: 14 de Março de 2021, 21:02:43 por C. Ferrari »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2021, 23:10:36
Tive um ipod touch que morreu com 4 meses de uso. Foi para a garantia. Voltou, 6 meses depois morreu de novo. Foi para a garantia, voltou e depois de mais alguns meses morreu de novo, mas a garantia tinha vencido e foi para o lixo.
Comprei um Macbook White na Fnac Brasil e com menos de um ano morreu. Foi para a assistência e lá ficou por um mês porque não tinha peça. Voltou da assistência e anunciei no mesmo dia para trocar por um Macbook Pro.
Meu Macbook Pro top de linha travava. Foi 3 vezes para a assistência. Trocaram HD, memória e mais algumas coisas mas nunca resolveu. Por fim ele entrou no problema que vários apresentaram : problema na placa de vídeo e apesar de reclamação recorrente do mundo todo a Apple ignorou. A Apple Brasil recusou qualquer tentativa de consertar "pois não estava na garantia". Então meu histórico com a assistência deles é terrível. Foi o motivo de trocar tudo por Dell com garantia em casa (que já usei inclusive quando derrubei o meu... Kkkk)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2021, 00:16:56
Eu tenho boas experiencias com o Apple Care, mas se não tivesse feito estaria lascado de verde e amarelo.

iMac 24" pifou primeiro algum controlador de ventilador. Consertaram, deu problema de novo, trocaram a placa. Aí o HD pifou e trocaram o computador por um iMac 27". Tudo isso no ultimo mês do terceiro ano.

Fiz o Applecare para esse de 27. Em 2 anos pifou o inverter da tela. Trocaram... depois pifou a placa de video, faltando de novo 2 meses para o  AC terminar... Ai terminou, ficou mais uns 4 anos de boa e a placa mãe pifou. Sucateei, vendi as peças haha.

Outros 2 minis pifaram a saída de video integrada por super aquecimento, m i5 e um i7  um mês atras, mas sobreviveram 9 anos. Novamente, sucateados...

Aqui ainda tenho um Mini i5 e um MBP ambos de 2013, e um Air que comprado em 2017...

Resumindo, se não fizer o Applecare e não pagar o absurdo que pedem, pode ter um prejuízo maior ainda.

Estava de olho no M1 mas essa do SSD me fez ficar em standby até resolverem alguma coisa, pois o que eu quero é o com 16G de memória e 512 GB de ssd, o que dá uns 13-14 mil. Nem a porrada que pago isso assim no escuro. Vou levando com os meus.

E ainda tem essa pendenga Rosetta2 x Intel que pode dar uma dor de cabeça danada.

No caso de qualquer imprevisto ainda tenho o meu PC Jurassico-Xeon que roda que é uma beleza.
« Última modificação: 15 de Março de 2021, 00:18:14 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2021, 11:10:37
Os produtos são bons, mas eu simplesmente não acho que valham a pena.

Meu note antigo, que minha esposa herdou, é um PC relativamente parrudo (i7 de terceira geração com 16 Gb de RAM) da MSI com 5 anos, fica ligado 24/7 e roda redondo. Só troquei porque ele não tem decodificação por hardware do H.265. Mas lembro que na época, se eu fosse comprar um computador Apple pelo mesmo dinheiro, seria um MacBook Air, nem dos melhores.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2021, 19:25:33
Antonio, agora que vc tem um Apple M1, você chegou a ver com mais detalhes essa questão do número alto de escritas no SSD?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2021, 01:35:34
Antonio, agora que vc tem um Apple M1, você chegou a ver com mais detalhes essa questão do número alto de escritas no SSD?


Ainda não. Mas pode deixar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2021, 02:05:18
Testei agora, mas não sei se esses dados são confiáveis. Há uma certa controvérsia no meio quanto a precisão da leitura.

"Each health indicator (S.M.A.R.T. attribute) has a raw value aka raw data. Raw measured values (provided by a sensor or a counter) are stored in this field. Sometimes different parts (high word, low word, etc) of raw value contain different kind of information.

The drive manufacturer defines the meaning of this value (but often corresponds to counts or a physical unit). The exact meaning of raw value often considered as trade secret. These values may significantly vary between different manufacturers and drive models and should NOT be compared with other devices or other vendors."



Data units written = 524 GB

O computador tem 500 de disco e 16 de memória.

De qualquer maneira, ontem ativei um plano AppleCare para ele, pelo menos estarei safo até 2024...


Monitorando aqui o uso de memória e swap, recomendo fortemente a versão de 16 GB de memória, quase não entra em swap, o que acredito acontecer com muito mais frequência na versão de 8GB.

Um dos causadores dos problemas já foi identificado, o Chrome.
« Última modificação: 28 de Abril de 2021, 02:10:03 por AFShalders »