Autor Tópico: [DÚVIDA] Escolha do processador + GPU para edição de vídeo 4k em 2021  (Lida 7256 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Olá pessoal!

Eu editava vídeos com duração máxima de 15 minutos em 1080p, mas comecei a monetizar nas redes sociais e agora preciso de um equipamento mais "profissional" (eu editava por hobby), e gostaria de pedir ajuda aos colegas:
Hoje (2021), qual seria um conjunto processador + GPU aceitável para a edição de vídeos de no máximo 30 minutos, com qualidade 4K (os vídeos que edito são de gameplays)? O SSD M.2, placa-mãe, fonte e memória RAM eu vou adquirir depois.

Inicialmente usaria o Premiere e o Da Vinci Resolve, mas ainda não está decidido.

Obrigado!

(Moderação, se o tópico for repetido ou fora das regras, fique à vontade para apagar).


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2021, 09:14:13

(Moderação, se o tópico for repetido ou fora das regras, fique à vontade para apagar).

Fique tranquilo. Tudo ok. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2021, 09:15:26


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2021, 19:36:39
Olá!
Vou falar da minha experiência com edição de vídeo 1080 e 4k......
Para editar 4k o importante é ter um SSD rápido que aguente a demanda de Mb/s.
Junto com isso se for utilizar recursos de correção e efeito real time uma boa placa de vídeo faz bastante diferença (alguns programas a GPU tem papel mais fundamental na exportação).
Outro detalhe importante é a quantidade de memória RAM. Tenha o máximo que puder.... Eu uso 16x2 DDR4 em dual channel porque é notebook.
Se vai editar no Premiere ele usa bastante a CPU. Então dê preferência para algum processador com mais cores e velocidade maior. Difícil indicar algum específico, mas pelo menos um i7 8750h se for note.
Por fim.... Uma coisa que aprendi: é melhor enfiar o pé na jaca e comprar um equipamento caro mas que seja bom e dure do que pegar um "que dá para fazer" mas pode ser uma dor de cabeça ou ficar obsoleto rápido.
De qualquer forma ainda existe a possibilidade de trabalhar com proxies e editar vídeos mais pesados em máquinas mais simples.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2021, 21:07:31
Olá!
Vou falar da minha experiência com edição de vídeo 1080 e 4k......
Para editar 4k o importante é ter um SSD rápido que aguente a demanda de Mb/s.
Junto com isso se for utilizar recursos de correção e efeito real time uma boa placa de vídeo faz bastante diferença (alguns programas a GPU tem papel mais fundamental na exportação).
Outro detalhe importante é a quantidade de memória RAM. Tenha o máximo que puder.... Eu uso 16x2 DDR4 em dual channel porque é notebook.
Se vai editar no Premiere ele usa bastante a CPU. Então dê preferência para algum processador com mais cores e velocidade maior. Difícil indicar algum específico, mas pelo menos um i7 8750h se for note.
Por fim.... Uma coisa que aprendi: é melhor enfiar o pé na jaca e comprar um equipamento caro mas que seja bom e dure do que pegar um "que dá para fazer" mas pode ser uma dor de cabeça ou ficar obsoleto rápido.
De qualquer forma ainda existe a possibilidade de trabalhar com proxies e editar vídeos mais pesados em máquinas mais simples.

Muito obrigado pelas dicas, Guto Marc!

O SSD M.2 (512 gb) e as memórias RAM (2x 16 gb) eu já deixei a grana separada, pois são mais "acessíveis" no momento.  :D
A placa-mãe e a fonte eu só definiria após a escolha de todos os demais componentes. No meu caso, uso o desktop.
A preocupação é com o processador e principalmente com a GPU, que está com um valor absurdamente alto atualmente. Geralmente adquiro componentes entre o intermediário e o top, justamente para não precisar mexer por 3 anos no mínimo.

Pensei em adquirir o i7 10700F + GTX 1650, mas creio que a placa se torne insuficiente para editar vídeos em 4k a curto prazo. A GTX 1660 está bem mais cara e o restante nem se fala.  :doh:
O dólar deu uma reduzida hoje, mas acho que não vai resolver muita coisa.





YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2021, 10:05:01
Como o Lindsay citou no outro tópico que estamos debatendo sobre Intel x Amd.

Se for pegar Intel pegue uma placa mãe com um vrm parrudo, pois como ainda são 14nm ele puxa uma boa energia.
Mesmo esse i7 tendo declarado apenas 65w, eles ultrapassam isso facilmente usando todos os núcleos em 100%.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2021, 10:34:59
Hoje em dia, pra quem tá com orçamento mais apertado, parece que os i5 de 11a geração são equivalentes aos AMD, mas um tiquinho mais baratos:

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/DaVinci-Resolve-Studio-11th-Gen-Intel-Core-vs-AMD-Ryzen-5000-Series-2104/

Citar
Overall, we would rank the Core i5 11600K as a better option over AMD if you are on a tight budget, while the Core i7 11700K is roughly equal to the similarly priced options from AMD from a value standpoint. The Core i9 11900K, however, you likely won't want to consider since, depending on the workload, it performs either the same as the Core i7 11700K or is beaten by AMD's offerings.

Puget Systems vende estações de trabalho pra várias disciplinas. Quando comprei meu PC, a dica deles era oposta, e os AMD Ryzen 7 estavam melhores que os Intel da época.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2021, 11:57:09
Fala Rick, tudo bom???

Quanto ao equipamento, no mundo real, na pratica mesmo, o que vai mudar entre o equipamento mais caro e mais barato é basicamente o tempo de exportação do projeto, a qualidade de renderização dos previews das imagens durante a edição, e quantas quantas camadas de vídeo e efeitos vc vai normalmente trabalhar.
Pelo que entendi vc vai trabalhar com uma ou duas camadas de vídeo, mais alguns efeitos e tratamentos em partes do vídeo, é isso??? Então, praticamente com qualquer equipamento a partir de 4 cores das 2 ultimas gerações, tanto Intel quanto AMD vc consegue editar seus vídeos 4k.

Resta saber quanto vc quer gastar, fala ai que a gente da sugestões para montar um equipamento TOP ou custo benéfico, ou ainda um equipamento econômico.

Uma coisa muito importante, no passado os HD eram gargalo no equipamento, porem isso já virou historia, pq hoje vc tem os SSDs PCIe que resolvem qualquer parada 4k. Observe o seguinte existem 2 tipos de SSDs M2, são eles os que se conectam com interface SATA e os que se conectam com interface PCIe x4.

Tem outro tópico onde outro colega perguntou e discutimos isso recentemente, veja aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139677.msg1465445.html#msg1465445

Tem outro tópico recente onde tbm discutimos algo parecido:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138984.0.html


Mas da uma ideia ai, mais ou menos quanto vc deseja gastar???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2021, 11:58:43
Como o Lindsay citou no outro tópico que estamos debatendo sobre Intel x Amd.

Se for pegar Intel pegue uma placa mãe com um vrm parrudo, pois como ainda são 14nm ele puxa uma boa energia.
Mesmo esse i7 tendo declarado apenas 65w, eles ultrapassam isso facilmente usando todos os núcleos em 100%.

Obrigado YP!
Estou acompanhando aquele tópico também. Valeu!  :ok:
Bem lembrado! Eu havia esquecido desse detalhe do consumo da i7. Vi uma placa-mãe intermediária para ela, mas terei que mudar a escolha...rs.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2021, 12:04:36
Hoje em dia, pra quem tá com orçamento mais apertado, parece que os i5 de 11a geração são equivalentes aos AMD, mas um tiquinho mais baratos:

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/DaVinci-Resolve-Studio-11th-Gen-Intel-Core-vs-AMD-Ryzen-5000-Series-2104/

Puget Systems vende estações de trabalho pra várias disciplinas. Quando comprei meu PC, a dica deles era oposta, e os AMD Ryzen 7 estavam melhores que os Intel da época.

Obrigado pela dica! Vou verificar o site.
Eu gosto bastante da linha i5, tanto que uso no meu desktop (quinta geração) e no Macbook Air (segunda geração). Uso também uma Ryzen 5 (3500U) no notebook da empresa, mas só para trabalhar com planilhas e base de dados. Pensei na i7 porque eu não queria mexer num prazo mínimo de 3 anos, mas acho um i5 da 11a daria conta do recado. Pesquisarei mais a respeito.

Valeu!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2021, 12:16:30
curiosidade:

Um site australiano testou o processador com varias MBs esse é o resultado demonstrando como ele fica capado nas placas mães baratas.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2021, 12:32:36
Fala Rick, tudo bom???

Quanto ao equipamento, no mundo real, na pratica mesmo, o que vai mudar entre o equipamento mais caro e mais barato é basicamente o tempo de exportação do projeto, a qualidade de renderização dos previews das imagens durante a edição, e quantas quantas camadas de vídeo e efeitos vc vai normalmente trabalhar.
Pelo que entendi vc vai trabalhar com uma ou duas camadas de vídeo, mais alguns efeitos e tratamentos em partes do vídeo, é isso??? Então, praticamente com qualquer equipamento a partir de 4 cores das 2 ultimas gerações, tanto Intel quanto AMD vc consegue editar seus vídeos 4k.

Resta saber quanto vc quer gastar, fala ai que a gente da sugestões para montar um equipamento TOP ou custo benéfico, ou ainda um equipamento econômico.

Uma coisa muito importante, no passado os HD eram gargalo no equipamento, porem isso já virou historia, pq hoje vc tem os SSDs PCIe que resolvem qualquer parada 4k. Observe o seguinte existem 2 tipos de SSDs M2, são eles os que se conectam com interface SATA e os que se conectam com interface PCIe x4.

Tem outro tópico onde outro colega perguntou e discutimos isso recentemente, veja aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139677.msg1465445.html#msg1465445

Tem outro tópico recente onde tbm discutimos algo parecido:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138984.0.html


Mas da uma ideia ai, mais ou menos quanto vc deseja gastar???

Olá Lindsay!
Estou acompanhando os tópicos. Eu não postei lá pq já está num nível tão alto que minha dúvida poderia atrapalhar o rumo das conversas.  :D

Meu limite estaria em torno de R$ 8k, mas aí contando processador, GPU, placa-mãe, memória RAM 32gb, SSD M.2 (512 gb) e fonte. O maior "gargalo" está na placa de vídeo...

Sim, eu trabalharia com duas camadas de vídeo no máximo. Adiciono alguns efeitos, mas nada de edições pesadas: geralmente gravo as gameplays (leves a medianos) e depois edito para ficar no máximo com 15 minutos. É muito raro chegar aos 30 minutos em 1080p e só estou pensando no 4k já prevendo que utilizarei essa resolução a curto prazo.

Eu procuro algo com bom custo-benefício, pois  utilizaria apenas para jogos que não exigem performance absurda da máquina e só para a edição de vídeos com no máximo 30 minutos. Creio que 80% dos vídeos teria 15 minutos após a edição. Eu não utilizaria esse desktop para o dia a dia (uso um notebook da empresa).




Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2021, 12:34:38
curiosidade:

Um site australiano testou o processador com varias MBs esse é o resultado demonstrando como ele fica capado nas placas mães baratas.



Putz, ainda bem que você e o YP me alertaram sobre a placa-mãe. A B560M Pro estava na minha lista...rs.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2021, 13:18:01
bom, como tenho uma planilha pronta aqui, fiz uma simulação rápida considerando uma maquina pra vc sapatear tranquilamente em cima dos vídeos 4k. O desempenho das duas é muuuito parecido.

Agora, se vctiver peças para reaproveitar, retira o valor da planilha e soma na placa de vídeo.

Observe que montando o kit Intel sobra mais grana par a placa de vídeo. Mas se vc quer frames, muitos frames para jogos como o CS-GO o 5600x é um cuspidor de frames, 20% melhor que o 11400 Intel.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2021, 17:27:32
bom, como tenho uma planilha pronta aqui, fiz uma simulação rápida considerando uma maquina pra vc sapatear tranquilamente em cima dos vídeos 4k. O desempenho das duas é muuuito parecido.

Agora, se vctiver peças para reaproveitar, retira o valor da planilha e soma na placa de vídeo.

Observe que montando o kit Intel sobra mais grana par a placa de vídeo. Mas se vc quer frames, muitos frames para jogos como o CS-GO o 5600x é um cuspidor de frames, 20% melhor que o 11400 Intel.



Lindsay, muito obrigado mesmo pela atenção! Show de bola! Já deixei salvo aqui as informações dessa planilha.
Esse conjunto da i5 está mais tentador aqui, a não ser que apareça alguma promoção da Ryzen. Os jogos que eu uso não precisam de muitos frames, então nessa parte estou sossegado.  :D

Mais uma vez, grato pelo trabalho que vc teve em montar as informações. Valeu!  :ok: