Autor Tópico: Macbook Pro 2011 Roda Programas?  (Lida 1819 vezes)

peanrossi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 07 de Junho de 2021, 17:02:45
Boa tarde.

Estou vendendo meu notebook, e o interessado é designer e queria saber se rodam os programas, porém não faço a mínima ideia.

Programas: photoshop, illustrator, indesign, ferramentas do adobe

Configurações do notebook:

Macbook Pro 2011 13"

Armazenamento: SSD 240gb
Memória Ram: 4GB DDR3 1333MHz
Processador: i5 2a gen. 2,3 GHz
Placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 3000 384MB

Agradeço a ajuda.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2021, 17:56:05
Rodar roda... mas como rodam, é outra questão.

Dá pro interessado instalar um SSD e aumentar memória RAM e com isso ele pode sofrer menos pra trabalhar.

Ou usar versões mais antigas dos programas (CS6 p/ex)


peanrossi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2021, 08:13:12
Rodar roda... mas como rodam, é outra questão.

Dá pro interessado instalar um SSD e aumentar memória RAM e com isso ele pode sofrer menos pra trabalhar.

Ou usar versões mais antigas dos programas (CS6 p/ex)

Então, o SSD já tem! Será que só daria um gargalo com a ram? Fiquei preocupado com o processador..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2021, 09:36:39
Tive um até esse ano. Roda, mas 4G de ram não são suficientes. Mas trocar os dois pentes de memória de 2G por dois de 4G é barato e faz toda a diferença. O meu tinha 16G e um SSD de 1T, rodava bem, melhor que no Windows.

O que você tem que ver é qual a versão máxima do OSX que ele roda e se os programas que você precisa rodam nela, senão não resolve muito.
« Última modificação: 08 de Junho de 2021, 09:37:57 por AFShalders »


peanrossi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2021, 09:53:44
Tive um até esse ano. Roda, mas 4G de ram não são suficientes. Mas trocar os dois pentes de memória de 2G por dois de 4G é barato e faz toda a diferença. O meu tinha 16G e um SSD de 1T, rodava bem, melhor que no Windows.

O que você tem que ver é qual a versão máxima do OSX que ele roda e se os programas que você precisa rodam nela, senão não resolve muito.

Então, nativamente ele roda o High Sierra, que é o que está instalado. Sei que da pra instalar alguns mais recentes de outra forma, mas não sei se é o que o comprador queria.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2021, 18:01:21
Mesmo com SSD e aumentando a memória RAM para 8GB ele vai sofrer para qualquer aplicação que não seja navegação ou uso de coisas simples. Eu tive um 2011 e vendi em 2017. Rodava LR mas quando usei para editar fotos da D800 era um parto. Da D700 ia de boa mas nada muito rápido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2021, 23:01:00
Então, o SSD já tem! Será que só daria um gargalo com a ram? Fiquei preocupado com o processador..


Roda. Não é o ideal mas roda.
Tenha em mente que os programas da Adobe são inerentemente pesados.
Uma alternativa é usar programas mais eficientes, se for possível e interessante no seu caso. Por exemplo o suite da Affinity da Serif, que tem três programas, o Design, o Photo e o Publisher, que importam e exportam perfeitamente os formatos da Adobe, são rapidíssimos e muito baratos.

Acho que depende muito da sua expectativa de desempenho e da sua realidade tanto financeira quanto de uso mesmo.
O seu caso e grau de necessidade não é necessariamente igual ao dos outros.

Certamente não é um computador para editar um documentário em 4K... 

Se for barato talvez valha. Senão pegue um PC mesmo.
« Última modificação: 08 de Junho de 2021, 23:04:14 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2021, 23:05:36
Então, nativamente ele roda o High Sierra, que é o que está instalado. Sei que da pra instalar alguns mais recentes de outra forma, mas não sei se é o que o comprador queria.

Se está com essa dúvida, não compre.
« Última modificação: 08 de Junho de 2021, 23:06:09 por AFShalders »


peanrossi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2021, 07:59:11
Se está com essa dúvida, não compre.

Na verdade eu estou vendo para vender o meu para uma pessoa que necessita desses programas, porém não consigo nem testar os programas para poder dar esse feedback pra ele, por isso perguntei aqui.

Ele acabou desistindo da compra, mas agradeço a atenção de todos!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2021, 10:55:40
Ah entendi.

Se servir de referência pro futuro, eu tenho um amigo pra quem eu vendi um Macbook retina (a 1a versão), de 2012, e ele usa pra trabalhar normal, com a suite Adobe 2021 inclusive... mas é um outro computador (i7 quad core, 16GB de RAM e 512GB de um SSD bem mais rápido que os SSDs normais, era a 2a versão dos PCI-E da Apple).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2021, 12:31:34
Eu achei que você estivesse vendendo mas que eventualmente poderia ficar com ele se rodasse esses programas.