Autor Tópico: Cortar filtros  (Lida 2190 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 12 de Julho de 2021, 23:57:14
Alguém aqui tem experiência em cortar filtros? Cortar mesmo, como se corta vidro. Tenho uns filtros 2" pra telescópio, que estou pensando em cortar um retângulo de tamanho que caiba em uma moldura pra colocar diretamente na frente do sensor da minha câmera. Pesquisei um pouco sobre o assunto, e parece que pode haver a possibilidade de dar problema, se o filtro for um sandúche de vidro e plástico. Eu acho que não é, mas não posso afirmar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.780
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2021, 10:54:12
Sinceramente não faço a menor idéia de como realizar esse corte.

:ponder: Mas fiquei curioso p/ saber qual o problema que pode ocorrer se o filtro for um sanduíche de vidro e plástico?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2021, 11:18:31
Dúvida interessante... um primo meu há muito tempo trabalhava em uma vidraçaria e lembro que eles cortavam vidros com uma espécie de "estilete" com ponta de diamante... mas acho que na sua situação, para algo pequeno como um filtro, talvez não seja corte mas sim abrasão do vidro, com as ferramentas adequadas e finaliza com polimento.  :ponder:


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2021, 11:33:15
Felipe,

acho que LeandroR respondeu tudo. Um colega meu também tem vidraçaria.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2021, 11:58:16
Sinceramente não faço a menor idéia de como realizar esse corte.

:ponder: Mas fiquei curioso p/ saber qual o problema que pode ocorrer se o filtro for um sanduíche de vidro e plástico?

Dúvida interessante... um primo meu há muito tempo trabalhava em uma vidraçaria e lembro que eles cortavam vidros com uma espécie de "estilete" com ponta de diamante... mas acho que na sua situação, para algo pequeno como um filtro, talvez não seja corte mas sim abrasão do vidro, com as ferramentas adequadas e finaliza com polimento.  :ponder:

São dois problemas, na verdade:

1. Saber se o vidro tem plástico dentro. Se o filtro tem plástico dentro, ao usar o estilete, corta o vidro mas deixa o plástico inteiro. Ao separar as partes cortadas, estraga as bordas por descolamento. Não sei se alguém especializado saberia dizer se tem a tal camada plástica no meio.

2. Tem a precisão. Preciso cortar com 16x24mm com chanfro de 1mm nas quinas. Não sei se sou capaz de cortar com essa precisão de uma vez só. Mas só vou saber tentando. Posso começar com uns filtros velhos aqui.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2021, 19:11:22

Posso estar falando m* mas já pensou em lixar (caso não seja uma superfície muito grande)?



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2021, 13:53:18
Posso estar falando m* mas já pensou em lixar (caso não seja uma superfície muito grande)?

Já, sim. Na verdade, usar uma microrretífica (Dremel) com disco multicorte. Talvez eu faça isso com uma borda do filtro pra ver o que acontece.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2021, 15:38:30
Fiz isso quando precisei desbastar pentelésimos de um filtro IR-Cut para repor um que quebrei.  Deu certo.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2021, 18:49:41
Cara se não for muita coisa a remover, um disco abrasivo diamantado resolve. Tem que fazer com muita calma e com algum fluido refrigerante. Fiz isso com vários filtros de vidro. O grão tem que ser bem fino e ter muita paciencia para não rachar.

Corte direto só com ponteira de diamante sendo que a superficie a ser cortada deve ser molhada com querosene , pois ajuda no processo. Se precisar cortar em arco tem duas maneiras, ou por vários segmentos retos e ir aproximando (mas tem que planejar muito bem) ou com uma guia própria para corte circular ou arco. Eu não recomendo isso para quem não tem experiencia, se for se aventurar , treine antes com retalhos de vidro de 1 a 2mm de espessura. Não recomendo corte se o filtro for laminado, exige muito cuidado.

Use mascara contra poeira e óculos de proteção, além de luvas. Pó de vidro é brabo.
« Última modificação: 15 de Julho de 2021, 18:50:40 por AFShalders »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2021, 16:36:46
Meu pai uma vez arrematou sem querer de um leilão um lote de vidro... leilão tem aquilo deu lance tem que honrar... conclusão teve que pegar tudo e eu tive que dar um jeito para vender.

Sei que se for vidro temperado parece que não dá corte.
E se o vidro for laminado... tipo de para-brisa, é como se fosse um sanduiche de vidros com um filme no meio.
Quando tem espaço usa o diamante, quando é pouca coisa só faz com maquina.
Vidro é chato de mexer.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2021, 20:10:13
O caminho que vou seguir é esse:


Mas vou fabricar um dispositivo pra acoplar na Dremel, pra fazer cortes retos.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2021, 20:22:04
O caminho que vou seguir é esse:


Mas vou fabricar um dispositivo pra acoplar na Dremel, pra fazer cortes retos.

Que medo!  :eek:
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2021, 20:31:07
1. Saber se o vidro tem plástico dentro. Se o filtro tem plástico dentro, ao usar o estilete, corta o vidro mas deixa o plástico inteiro. Ao separar as partes cortadas, estraga as bordas por descolamento. Não sei se alguém especializado saberia dizer se tem a tal camada plástica no meio.

 :ponder: :ponder: :ponder:





AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2021, 11:35:54
Felipe, já usei esses discos de corte, tem que ter muuuuita calma e um cuidado miserável com a poeira de vidro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.547
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2021, 12:19:38
Felipe, já usei esses discos de corte, tem que ter muuuuita calma e um cuidado miserável com a poeira de vidro.

Olha a gambiarra pra guiar o corte quase pronta. Tudo projetado por mim no Blender e impresso aqui em casa. Falta o guia pra ajustar a posição do corte, e falta o disco de diamante. A base que segura o filtro tem um furo por baixo, pro filtro cortado cair quando terminar o corte.

Claro, vou usar óculos de segurança e máscara quando estiver cortando vidro. E gostei do esquema da garrafa PET furada, pra prover água pra resfriar/lubrificar o corte.