Autor Tópico: Retirar lâminas da lente  (Lida 1389 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 23 de Julho de 2021, 13:15:35
Estou retirando fungos de uma 18-55mm e estou na parte das lâminas. Vontade enorme de retirar elas pra ver se a lente funciona de 18 ate 55mm em f3.5. O que acontece se eu retirar? rsrs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2021, 13:23:55
Estou retirando fungos de uma 18-55mm e estou na parte das lâminas. Vontade enorme de retirar elas pra ver se a lente funciona de 18 ate 55mm em f3.5. O que acontece se eu retirar? rsrs

Não vai funcionar eu creio, pq em 55mm não é o diafragma que fecha as lâminas, é o tamanho do orificio que se mantem "pequeno". Pode observar pra ver.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2021, 14:51:32
O f/3.5 é o resultado de uma equação, que leva em conta a distância focal e mexer no diafragma é insuficiente para mudar isso.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2021, 15:19:23
A qualidade do vidro nao vai segurar os defeitos que poderao surgir.
Eles nao colocariam um vidro caro para vender mas barato.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.790
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2021, 16:11:54
Eu acho que funciona porque a formula da abertura não está batendo para as 02 pontas.

A formula do diâmetro da pupila de entrada: diâmetro = DF/f-stop.

18mm/3.5 = 5,14mm
55mm/5.6 = 9,8mm

Fazendo o inverso: 18mm / 9,8mm = 1.8 F-stop.

A lente do kit seria f/1.8 em 18mm mas duvido que cubra o sensor todo e mantenha qualidade nas bordas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2021, 17:22:10
Não funcionou. Mas valeu a tentativa.. agora é criar coragem pra desmontar novamente e montar tudo de novo kkk
 :D


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2021, 08:45:29
Lente do kit é legal e barata pq da pra virar lente cobaia.
Eu tinha uma que ei "serrei" a parte de borracha que impede a conexão em cameras FF. Ai eu conseguia utilizar ela até 22mm sem vinhetas na minha 5DII. Mas foi um experimento apenas, depois vendi minha 40D e ela foi de brinda junto. Funcionava certinho, só estava modificada.

Uma das fotos feitas com esse kit.
Reparem uma leve vinheta, pra essa foto ficou condizente, estava em 21mm.
IMG_4918 by Pablo Ebani Jacques, no Flickr
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.790
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2021, 09:00:32
Não funcionou. Mas valeu a tentativa.. agora é criar coragem pra desmontar novamente e montar tudo de novo kkk
 :D

O que não funcionou?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2021, 10:23:09
O que não funcionou?


Ela vai pra f5.6 quando da zoom rsrsrs mesmo sem as lâminas. Está sem, criando coragem pra abrir novamente e por de volta.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.790
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2021, 14:28:58
Humm, pensei que iria mostrar F0 como se fosse lente sem contato eletrônico.
Não sei se da pra confiar nesse 5.6 depois da modificação, pode ser um valor fixo passado pela lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2021, 15:19:27

Ela vai pra f5.6 quando da zoom mesmo sem as lâminas. Está sem, criando coragem pra abrir novamente e por de volta.

mas isso não é um sistema que mede a abertura dentro e sim o chip da lente que informa (através da leitura da distância focal, um raspador que tem na lateral interna da lente tipo um "encoder") qual a abertura equivalente.

Quando dá erro 00 é pq está emperrado e o sistema lê como se fosse um curto.

Não aumenta a abertura tirando as lâminas porque elas não se fecham e sim a distância focal que vai aumentando.
Não bate a medida pq o bloco do diafragma também se desloca conforme a lente se estende. A medida do diâmetro do diafragma calculada seria exatamente aquela do calculo se fosse colocado no primeiro elemento, no entanto, ele é colocado em algum local próximo do ponto de convergência daí ser menorzinho.
« Última modificação: 29 de Julho de 2021, 15:23:26 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical