Autor Tópico: Troca de lentes  (Lida 1542 vezes)

Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 29 de Agosto de 2021, 14:21:17
Valeria a pena trocar uma lente Nikkor 70-300 VR2 por uma sigma 100-400mm ?

Fotografo no Pantanal, mas com a alta do Dólar ta difícil pegar uma sigma 150- 600mm.

Caso tenham alguma alternativa por favor aguardo as sugestões.

Minha Câmera é de sensor cropado.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2021, 15:04:39
As ultimas Sigma ou Tamron 100 400 sao melhores .
Me descule, nao posso lhe dizer se vale a pena ou nao. Nunca fotografei aves.
Boa sorte!



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2021, 16:35:51
Fui até olhar e me parece ter o preço bem próximo, a 100-400 da 150-600, é isso mesmo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2021, 18:13:04
Cara, a troca de qualquer 70-300 por alguma objetiva de maior distância focal vale a pena na maioria das situações, por um único motivo: 300MM , mesmo num sensor APSC, pode te limitar pra fotografar aves.

Tudo vai depender do seu orçamento. Eu não gosto de fotografar aves, mas se fosse esse o objetivo, as Tamron 150-600 G1 e G2 são ótimas opções; a Sigma 150-600 seria uma boa opção , mas eu gostei mais da Tamron G2. A G1 é boa, mas a G2 tem uma ótica melhor. A Sigma 150-600 tem duas versões, uma Contemporany e uma Sports que custa o dobro do preço. O OS (estabilizador de imagem) da versão Contemporany não funciona muito bem, e penso, um estabilizador é essencial para lentes desse peso e distância focal.

No geral qualquer opção acima dos 300MM tú vai ter que desembolsar dinheiro mesmo. Não tem milagre, lente super tele pra sensor grande é caro e pesado, mas entrega na ótica.


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2021, 23:57:40
 Tenho alguns  anos usando uma 70-300 vr2 Nikon com D5300.

Vale a pena migrar para uma 100-400mm da sigma? Tem foco rápido? Daria uma boa diferença (meu trabalho é no pantanal - aves, animais)

As 150-600mm estão em um valor muito alto.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2021, 00:05:05
Em algum momento vc usa esta lente em 70mm? Caso use, vale a pena vc comprar um teleconverter? Neste caso, vc poderia ter a faixa da 100-400 ou da 150-600, dependendo do TC escolhido.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2021, 06:33:31
Juntei os dois tópicos do mesmo usuário sobre o mesmo assunto nesse aqui somente.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2021, 07:49:36
Em algum momento vc usa esta lente em 70mm? Caso use, vale a pena vc comprar um teleconverter? Neste caso, vc poderia ter a faixa da 100-400 ou da 150-600, dependendo do TC escolhido.
Eu acho que essa lente é escura (4-5.6). Se ele colocar TC vai perder ainda mais luz. Se ele usa cropada muitas vezes estará no limite do iso e usar f/11 vai ser complicado, principalmente em dias mais nublados ou em área de floresta.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2021, 13:43:49
Tenho alguns  anos usando uma 70-300 vr2 Nikon com D5300.

Vale a pena migrar para uma 100-400mm da sigma? Tem foco rápido? Daria uma boa diferença (meu trabalho é no pantanal - aves, animais)

As 150-600mm estão em um valor muito alto.



Boa tarde Guilherme
Sou Observador de Aves, cerca 6-7 anos, me inscrevi no site wikiaves.com.br.
No site wikiaves tem forum 'Fotografia Digital', acredito, 'foco' no site é melhor...
Faz 2 anos e meio, comprei a lente 70-300mm II, Canon.
Pesquisei Sigma 150-600mm-muito pesada, para mim - fotografo somente com a mão(braço) esquerda.
Sigma 100-400mm x Tamron 100-400mm: acredito, melhor Tamron 100-400mm!
Mas 2019 não havia no Brasil... optei pela Canon 70-300mm II.
Agora tem Tamron 100-400mm no Brasil. no ano 2022, vou comprar, acredito...

Para mim, 150-600mm tamron ou sigma, é melhor.

Abraço
José Getúlio de Oliveira


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2021, 14:36:16
Valeu Galera, juntei as respostas e fiz uma análise. TC pra 70-300 mm vai sacrificar muito e limitar meu uso já q fotografo muitas vzs em mata fechada. Meu projeto estava mesmo na sigma 150-600mm contemporary, mas desanimei qdo foi dito que o estabilizador não funciona bem (não uso tripé). A Tamron G2 ficou na mira de uma possível compra, mas o momento a 100-400mm cabe mais no bolso, meu medo era estar trocando 6 por meia dúzia.

Agradeço a galera pela atenção e esclarecimentos.  Ossss


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.787
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2021, 14:51:25
Achei este link p/ vc ter uma noção da diferença entre 300mm e 400mm:
https://digitalbirdphotography.com/3.1.html



tem mais fotos no link, vale a pena conferir.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2021, 01:47:14
Valeu Galera, juntei as respostas e fiz uma análise. TC pra 70-300 mm vai sacrificar muito e limitar meu uso já q fotografo muitas vzs em mata fechada. Meu projeto estava mesmo na sigma 150-600mm contemporary, mas desanimei qdo foi dito que o estabilizador não funciona bem (não uso tripé). A Tamron G2 ficou na mira de uma possível compra, mas o momento a 100-400mm cabe mais no bolso, meu medo era estar trocando 6 por meia dúzia.

Agradeço a galera pela atenção e esclarecimentos.  Ossss

Não sei se fui claro , ou se não foi interpretado corretamente, mas vamos esclarecer algumas coisas aqui:

1) A Tamron tem duas versões da 150-600 a G1 e G2. Em ambas, o VC (Estabilizador ótico) funciona perfeitamente bem. VC é uma especialidade da Tamron; eles fizeram por exemplo a primeira 24-70 2.8 estabilizada. Porém, a ótica da G1 perdia uma certa nitidez mais perto dos 600MM . A G2 melhorou bastante na ótica.

2) A Sigma tem duas versões da 150-600, uma Contemporany e outra Sports. A Contemporany o OS não funciona 100% - explicando direito - dependendo do modelo da câmera a estabilização ótica (que a Sigma chama de OS) não faz a estabilização pelo viewfinder; só na hora que a foto é clicada. Eu, particularmente, não gosto disso pois o peso da 150-600 é essencial um bom estabilizador ótico na lente. Já temos a versão Sport que, além de ser mais pesada e vedade, dizem , veja, dizem que o OS dela funciona bem , inclusive estabilizando no viewfinder das DSLR. Quando quero dizer dizem é porque NÃO TESTEI  a versão Sports, apenas a Contemporany que é uma versão mais simplificada e menos pesada.

Já a Tamron testei a G1 e G2 e gostei muito de ambas.

Acho as 150-600 o melhor custo-benefício pra aves.

Não usaria Teleconverter; prejudica o foco e passa menos luz , o que vai fazer você subir demais o ISO (dependendo da câmera nem interfere).

Outra opção mais decente se usa Canon é a 100-400 L , uma lente espetacular.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2021, 04:09:56
Essas lentes pesadas precisam ter o vr desligado usando monopé?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2021, 07:07:20
Essas lentes pesadas precisam ter o vr desligado usando monopé?

Pra fotos rápidas, creio que não. Pra longa exposição, dizem que as lentes atuais reconhecem o tripé e desligam o VR. Por via das dúvidas, eu também desligo manualmente.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.787
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2021, 10:30:49
Essas lentes pesadas precisam ter o vr desligado usando monopé?

Com monopé eu não sei dizer, pq nunca testei.

Pra fotos rápidas, creio que não. Pra longa exposição, dizem que as lentes atuais reconhecem o tripé e desligam o VR. Por via das dúvidas, eu também desligo manualmente.

A Tamron 150-600 G1 não reconhece tripé e é recomendado desligar o VC. Falo por experiência pois tive esse lente.
Inclusive, acho que, no manual dizia algo sobre o VC não funcionar adequadamente nessa situação.

Acho que a G2 é o mesmo esquema.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2021, 10:31:04 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.