Autor Tópico: Qual o melhor AF em corpo Sony: Nikon ou Canon?  (Lida 2416 vezes)

Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 11 de Setembro de 2021, 19:32:58
Olá pessoal, queria saber qual AF funciona melhor com adaptador em um corpo Sony, da Canon ou da Nikon?

Minha dúvida é porque estou pensando em comprar uma lente 300mm f2.8 da Nikon ou da Canon para usar em uma câmera Sony FF, mas não sei qual delas funcionaria melhor.

Aproveitando o tópico, alguém já utilizou lentes Minolta com o adaptador Sony LA-EA4 em um corpo Sony M-Mount? E se sim, o resultado principalmente em relação ao AF foi bom?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2021, 20:35:43
Cara o grande problema na minha opinião é que vai depender muito do corpo da câmera FF da Sony e também do adaptador. Existem vários adaptadores, tanto de Canon e Nikon, para o Emount da Sony. O autofoco contínuo, no geral, não funciona na maioria deles. Já o foco single (AF-S) costuma funcionar bem, mas nenhum deles terá um desempenho excepcional em velocidade de autofoco quanto uma lente feita para o próprio Emount da Sony.

Uma dúvida, porque não pega alguma lente genérica para o próprio sistema da Sony? Salvo engano a Tamron lançou uma 100-500 pra Sony. O autofoco de uma lente produzida especificamente para o sistema sempre será melhor , mais rápido, preciso e confiável. Adaptador mesmo em bom estado de funcionalidade, sempre será uma gambiarra e nunca pode se esperar o mesmo resultado. Sobre a Tamron 100-500: https://www.bhphotovideo.com/c/product/1636755-REG/tamron_afa057s_700_150_500mm_f_5_6_7_di_iii.html/reviews
« Última modificação: 11 de Setembro de 2021, 20:38:21 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2021, 20:48:02
A7 III + adaptador Sigma + Lente EF= Eye Af.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2021, 21:19:56
Não posso dizer com relação a Canon, pois testei pouco. Mas com relação a usar lentes Nikon adaptadas em câmeras Sony eu posso afirmar por experiência pessoal: esquece. Não vale a pena.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
« Última modificação: 11 de Setembro de 2021, 21:25:09 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2021, 09:01:29
Adaptadores Nikon F para Sony E


Commlite Nikon F to Sony E Autofocus Electronic Lens Adapter v06
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1504276-REG/commlite_cm_enf_e1_pro_electronic_af_lens_adapter.html

FotodioX FUSION Smart Mark II Adapter v06
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1386923-REG/fotodiox_nikg_snye_fusion_mrkii_nikon_fusion_sony_nex_auto.html

Vello Nikon F to Sony E Autofocus Lens Adapter v06
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1349066-REG/vello_lae_se_nfv5_nikon_f_to_sony.html

Acho que esse é o adaptador mais recente:
Monster Adapter Nikon F to Sony E Adapter
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1627136-REG/monster_adapter_la_fe1_nikon_f_to_sony.html

O adaptador da Vello ( fw 06) é simplesmente o da Commlite renomeado.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2021, 09:21:58
Parece que a Commlite atualizou o firmware do adaptador ENF-E1PRo p/ a versão 08
https://www.commlite.com/downlaos.html

Vou atualizar o meu, que é versão 06, e ver se melhorou alguma coisa.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2021, 09:51:26
Atualizei meu adaptador Commlite ENF-E1PRO p/ a versão 08.

Não vi nenhuma diferença de desempenho de autofoco em relação a versão 06.

Na minha Sony A6300 Firmware 2.01 (atual):

- Câmera continua travando no uso com a Tamron 70-200 F2.8 G2.
- Autofoco com a Nikon AF-S 300mm F2.8 VR I continua sofrível.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2021, 09:57:32 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2021, 00:56:16
Atualizei meu adaptador Commlite ENF-E1PRO p/ a versão 08.

Não vi nenhuma diferença de desempenho de autofoco em relação a versão 06.

Na minha Sony A6300 Firmware 2.01 (atual):

- Câmera continua travando no uso com a Tamron 70-200 F2.8 G2.
- Autofoco com a Nikon AF-S 300mm F2.8 VR I continua sofrível.

Não posso dizer de Nikon-Sony, mas as lentes da Canon pra Sony, nenhum adaptador tem um desempenho decente de foco. Só compensaria pra foco manual usando o focus peaking e pelo controle de abertura. Autofoco até funciona, mas geralmente só pra foto e no modo "single"; a maioria dos adaptadores que vi até hoje não funciona o modo de foco contínuo. E há toda uma combinação de lentes de outro sistema, com corpos de câmera variados. Então, não podemos esperar milagres; compensa mais comprar uma lente nativa do sistema da Sony, nem que seja uma lente genérica como Sigma, Tamron, etc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2021, 08:34:03
Não posso dizer de Nikon-Sony, mas as lentes da Canon pra Sony, nenhum adaptador tem um desempenho decente de foco. Só compensaria pra foco manual usando o focus peaking e pelo controle de abertura. Autofoco até funciona, mas geralmente só pra foto e no modo "single"; a maioria dos adaptadores que vi até hoje não funciona o modo de foco contínuo. E há toda uma combinação de lentes de outro sistema, com corpos de câmera variados. Então, não podemos esperar milagres; compensa mais comprar uma lente nativa do sistema da Sony, nem que seja uma lente genérica como Sigma, Tamron, etc.

O Sigma funciona Eye AF logo funciona foco continuo.
Funciona muito bem em qualquer FF Sony depois da A7 III.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2021, 09:48:58
 :ponder:Nikon e Canon não possuem interesse algum que funcione nas sonys pois aínda são empresas de câmeras.  Se funcionar bem fique feliz. Desculpe mas acho uma roubada.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2021, 09:53:16 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2021, 12:34:34
:ponder:Nikon e Canon não possuem interesse algum que funcione nas sonys pois aínda são empresas de câmeras.  Se funcionar bem fique feliz. Desculpe mas acho uma roubada.
Se funcionar bem é loteria.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2021, 12:42:57
 Ja fui louco para ter algumas lentes. Entao eles mudaram as cameras. Hoje em dia nao acredito em nenhum sistema que tenha 100% de vantagem. Depende muito da necessidade e situacao. Muito. 



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2021, 19:10:09
Bem, todos os adaptadores Commlite que usei deram algum tipo de problema, ou o foco era lento, ou alguma funcionalidade de AF parava de funcionar, ou transmitia o exif errado... Detestei.

Depois de muito apanhar, resolvi comprar o Sigma MC-11, e funcionou perfeitamente com todas as lentes da Canon que tenho, com foco rápido, preciso e todas as funções de AF funcionando como deveriam.

As lentes Canon que testei: EF24-70L, EF-50 STM, EF-40 STM, EF 24-105 STM, EF-17-40L, EF 70-200L F4, EF 24-85 USM, EF-85 1.8

Quanto aos adapdadores da Sony, tive o  LA2 (o com o motor de foco) e funcionou perfeitamente tanto com lentes da Minolta Maxxum quanto com Sony. Todas as lentes que testei com esse adaptador não tinham motor interno.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2021, 01:36:57
Bem, todos os adaptadores Commlite que usei deram algum tipo de problema, ou o foco era lento, ou alguma funcionalidade de AF parava de funcionar, ou transmitia o exif errado... Detestei.

Depois de muito apanhar, resolvi comprar o Sigma MC-11, e funcionou perfeitamente com todas as lentes da Canon que tenho, com foco rápido, preciso e todas as funções de AF funcionando como deveriam.

As lentes Canon que testei: EF24-70L, EF-50 STM, EF-40 STM, EF 24-105 STM, EF-17-40L, EF 70-200L F4, EF 24-85 USM, EF-85 1.8

Quanto aos adapdadores da Sony, tive o  LA2 (o com o motor de foco) e funcionou perfeitamente tanto com lentes da Minolta Maxxum quanto com Sony. Todas as lentes que testei com esse adaptador não tinham motor interno.

Até quando será compatível...