Autor Tópico: Primeiras impressões da RF24-105 STM f4-7.1  (Lida 564 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 08 de Dezembro de 2021, 16:14:19
Estes dias fuçando no ML acabei achando um anúncio de lente Canon que estranhamente ainda não tinha sido vendido depois de um bom tempo (quase um mês)... estava com frete grátis e o preço era de R$1500. Por ser uma lente RF certamente seria um produto novo já que não faz muito mais do que 3 anos que foi lançado no BR. Resolvi arriscar. Acho que o anúncio estava na categoria errada pois não aparecia já que produtos da marca costumam sair muito rápido, ainda mais com o preço que estava custando abaixo de uma nova na Gringa (custa $400 USD ~ R$2250). Lentes Canon assim, estão em overprice, sendo que tem gente anunciando a EF 24-105 por preço de F4L,  muito acima de 2 mil, não acho que compense. Eu mesmo peguei minha 24-105 f4L na época por 2100 super bem cuidada (deve ter sido em dezembro de 2020).

Quanto a lente, por ser nova achei bem construída, lembrava muito uma 18-135 Micro USM que tive. É muito mais leve que a f4L. Encaixe, borrachas e anéis são muito bons, não tem nenhum jogo ou folga tipo a 28-135 USM que é toda frouxa.
Achei ruim que não tem seletor de foco AF/MF.
Tem ótima nitidez, mas é bem medíocre quanto à distorção e vinheta. Em 24mm ela chega a ter vinheta circular nas bordas (tipo uma lente APSC usada em FF).
Ela tem um modo chamado pelo marketing de "Center Focus". Basicamente quando se está em 24mm, se ativar o modo manual seja por MF ou no override do AF com o botão de disparo parcialmente pressionado, ela permite continuar aproximando a distância de focalização, chegando. em 13cm do sensor que dá 1/2X de ampliação. Como o nome diz, só o centro fica em foco enquanto a região periférica fica extremamente desfocada, portanto, não serve para quem precisa de uma lente Macro com nitidez de ponta à ponta. Outro detalhe é que quando usado neste modo, tem que "rebobinar" tudo para ela voltar a focar automaticamente... eu mesmo fiquei uma meia hora procurando como reativar o AF na lente.
Por ela ser bem escura, achei um pouco lenta para encontrar o foco em lugares escuros.

Bom agora tenho uma decisão a tomar... se fico com a praticidade e mobilidade da RF 24-105 e vendo a F4L ou passo a RF para frente.  Tendo a imaginar que irei vender a L, já que tenho a 100mm macro L para as fotos de produto que faço, e a 17-40 para a ponta grande angular. O peso da L fica bem desproporcional na minha opinião na RP, enquanto que na RP com RF fica perfeito.

Outra coisa meio chata, mas é da câmera série R é que o modo de funcionamento do anel de foco pode deixar perdido quem não acertou as configurações da câmera. Ele funciona por acoplamento eletrônico (O STM), ou seja, não é como estávamos acostumados com acoplamento direto das lentes antigas. Na câmera tem um menu que permite você configurar se quer o controle com aceleração  (quanto mais rápido gira, mais sensível fica) ou precisão do ângulo (simulando uma lente mecânica). Mudando isso fica, fica bem legal.
Fotógrafo oficial Foco Radical