Autor Tópico: Adaptador Andoer EF-RF causando Flare, alguma solução?  (Lida 558 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 05 de Janeiro de 2022, 14:07:58
Tenho este adaptador que apesar de ter as “escadinhas” internas e também ser relativamente fosco, percebo que está causando flare ao usar a lente EF 100mm macro, justamente quando me aproximo bastante do item.
Não lembro onde mas ouvi alguma coisa sobre colocar papel camurça, será que alguém teria mais detalhes?
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2022, 14:56:19
Exatamente essa uma solução, o site que eu tinha um tutorial salvo saiu do ar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2022, 16:08:57
Não lembro onde mas ouvi alguma coisa sobre colocar papel camurça, será que alguém teria mais detalhes?

Eu uso isso direto nos meus telescópios, a melhora é visível. Procure o papel que já vem com adesivo.

Eu meço o diâmetro, multiplico por Pi e subtraio 2%, pois o diâmetro do papel vai ser ligeiramente menor que o tamanho do tubo. Meço a altura, subtraio 1-2 mm. Corto o papel camurça com estilete e régua. Começo a tirar a proteção do adesivo por um dos lados pequenos. Começo a colar no lado interno da superfície, e vou tirando a proteção do adesivo à medida que vou colando.